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Experienciar o diálogo: uma ação pedagógica na educação de jovens e adultos

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Data

2004

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Dissertação

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Resumo / Abstract

A presente dissertação tem como objetivo indicar alguns pontos que revelam a importância de se experienciar o diálogo com os alunos na Educação de Jovens Adultos-EJA, para a construção do conhecimento. Enquanto professora pesquisadora da própria prática, analisei como a ação pedagógica do diálogo pode levar os alunos da EJA a uma transformação pessoal. Os alicerces do diálogo referido encontram o cerne na proposta social politica do filósofo Martin Buber, que entende o homem como um ser essencialmente relacional. Os resultados alcançados através da pesquisa em questão permitem dizer que as relações inter-humanas criam intercambio social na sala de aula, favorecendo uma comunicação perfeita entre os participantes de um diálogo autêntico. A franqueza de pensamentos desperta assim a chave que abre o auto conhecimento, através das expectativas gerais dos alunos com relação ao estudo; da interação das relações inter-humanas em sala de aula; da reflexão sobre os valores sociais no grupo e do despertar do olhar crítico. Todo o proposto vai ao encontro de Buber quando afirma que o homem necessita viver no mundo do tu e não no mundo do isso. Ao viver no mundo do isso o homem deixa de ser Homem. E através da educação escolar, via EJA, que jovens e adultos podem chegar a compreensão do homem como um ser-com-o-outro, e chegar à ideia de comunidade como a estrutura sócio-politica que melhor permite ao homem realizar a sua natureza relacional.


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