Repositório Institucional da UNISO
 

Experienciar o diálogo: uma ação pedagógica na educação de jovens e adultos

Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A present dissertação tem como objetivo indicar alguns pontos que revelam a importáncia de se experienciar o diálogo com oS alunos na Educação de Jovens Adultos-EJA, para a construção do conhecimento. Enquanto professora pesquisadora da própria prática, analisei como a ação pedagógica do diálogo pode levar os alunos da EJA a uma transformação pessoal. Os alicerces do diálogo referido encontram o corne na proposta social politica do filósofo Martin Buber. que entende 0 homem como um ser essencialmente relacional. Os resultados alcançados através da pesquisa em questão permitem dizer que as relações inter-humanas criam intercambio social na sala de aula, favorecendo uma comunicação perfeita entre os participantes de um diálogo autêntico. A franqueza de pensamentos desperta assim a chave que abre o auto conhecimento, através das expoctativas gorais dos alunos com rolação ao ostudo; da interação das relações intor-humanas om sala de aula; da reflexão sobre os valores sociais no grupo e do despertar do olhar crítico. Todo o proposto vai ao encontro de Buber quando afirma que o homem necessita viver no mundo do tu e não no mundo do isso. Ao viver no mundo do isso o homem deixa de ser Homem. E através da educação escolar, via EJA, que jovens e adultos podem chegar a compreensão do homem como um ser-com-o- outro. chegar à idéia de comunidade como a estrutura sócio-politica que melhor permite ao homem realizar a sua natureza relacional.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item