Educação e valores: um compromisso ético
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Resumo / Abstract
Educar supõe opções valorativas e compromisso ético. Uma proposta educativa que vise à liberdade e à integralidade da pessoa pode resgatar a dignidade e o valor dos seres humanos nela envolvidos, além de contextualizar a educação no seu cotidiano e nas diferentes realidades em que essa acontece. A ação educativa abarca não só a informação e a formação, mas, através dessas, deve favorecer a promoção da pessoa, no que tange as perguntas de sua existência e constituição humana. Utilizando dois itinerários, a abordagem teórica e a pesquisa qualitativa, a autora do presente trabalho, procurou analisar a relação educativa pautada na eleição de valores e vivência do sentido de vida, presentes nas atitudes de educadores e educandos. Para tanto, baseou-se na definição do conceito de homem, como o ser capaz de desenvolver valores e transcender seus limites em direção à realização plena de sua vida, através dos estudos de Viktor Frankl. Como método propiciador dessa busca ontológica, foi utilizado o trabalho de Paulo Freire. O objetivo final deste processo fundamenta-se nos estudos de Victor Garcia Hoz, que afirma ser a educação um instrumento para que o homem atinja a alegria, devendo ser essa a base de toda e qualquer atitude educativa. A pesquisa de campo teve por objeto de estudo alunos do Magistério do ensino público de Sorocaba. Através do emprego da entrevista semi-estruturada, desenvolveu-se o levantamento das categorias e análise dos temas, ampliando a visão do presente trabalho para outros tópicos relacionados com a educação, tais como família, relação teoria e prática e repercussão da escolha profissional. A importância do encontro entre educador e educando e a sua valorização como possibilidade de desenvolvimento integral da pessoa, inclusive a característica comunitária que a constitui, foi identificada nas conclusões do presente estudo, confirmando a indagação inicial sobre a relação entre processo educativo, valores e vivência do sentido de vida.