Repositório Institucional da UNISO
 

Narrativas de idosos sobre a escola: uma leitura freireana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A pesquisa foi realizada com um grupo de oitos alunos com mais de 60 anos, sendo cinco mulheres e três homens, que freqüentam o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Universidade de Sorocaba – UNISO, buscando identificar e analisar o cotidiano deles. Dessa forma nos perguntamos, o que aconteceu as pessoas que não tiveram escolaridade no período da vida considerado “regular”? Porque foram excluídos do direito de estudar? Quais são as causas que levaram esses idosos a procurarem a escola? As análises foram realizadas a partir do diálogo com diferentes autores: Paulo Freire (especificamente no que se refere aos conceitos de: leitura de mundo, sujeitos da história e educação escolar); Ecléa Bosi (1994), Simone de Beauvoir (1970), Anita Liberalesso Neri e Sueli Aparecida Freire (2000); para a análise de temas como: velhice, escola e dignidade. A metodologia empregada foi a das conversas do cotidiano (Menegon, 1999), identificando além das questões relacionadas com a escola, as questões de gênero, da opressão, migração e autoritarismo. Nosso objetivo foi procurar identificar como que através do processo educativo, o valor da existência, em que o idoso e a idosa buscam as soluções de seus problemas, para superar as barreiras que o envelhecimento acarreta. Como que eles e elas aprendendo a conhecer seus limites e potencialidades de leitura e de “leitura de mundo”, seus problemas e os da sua comunidade, apropriam-se de sua história e assim tomam decisões e fazem suas escolhas, tendo um envelhecimento com dignidade.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item