Repositório Institucional da UNISO
 

A reforma do ensino médio e a formação para o mundo do trabalho

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A temática apresentada por esta dissertação, vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar e visa identificar e discutir a concepção de mundo do trabalho presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que reúne uma série de documentos oficiais editados a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/1996), que prevêem para a formação do Ensino Médio a chamada preparação básica para o trabalho. Num primeiro momento é apresentado o contexto mundial e nacional em que ocorreram as reformas na educação brasileira. Em seguida problematiza-se a noção de mundo do trabalho e a visão de formação escolar presente nestes documentos oficiais. Na última parte desta análise encontram-se as aproximações entre a concepção de mundo do trabalho, visão de formação escolar e currículo proposto a partir da noção de competência - estruturada e sistematizada no lema aprender a aprender - e do eixo articulador da contextualização. O referencial teórico adotado é o da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolvida por Demerval Saviani, na qual o trabalho educativo deve produzir em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens. Pelas aproximações que foram possíveis realizar nesta pesquisa, o mundo do trabalho concebido pelos documentos reformadores é uma abstração e a proposta formativa pretendida busca adaptar os indivíduos às condições subjetivas e cognitivas demandadas nos limites da sociedade capitalista contemporânea, em que o conhecimento cognitivo do indivíduo passa a ser fundamental para os processos produtivos. Pretende-se com este tema, contribuir para que a ideologia contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio sobre mundo do trabalho e suas várias correlações com a prática educativa, seja desvelada a partir de uma concepção humanizadora de educação.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item