Jogos e brincadeiras na educação infantil: opinião de professoras
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta dissertação tem como tema os jogos e brincadeiras como atividades lúdicas voltadas para o movimento corporal das crianças na educação infantil. Tomando-se como referência a realidade da Educação Infantil municipal de uma cidade do interior de São Paulo, esta pesquisa pretendeu reunir dados obtidos num curso de formação, para analisar como as professoras utilizam os espaços físicos da escola para o movimento corporal por meio das atividades lúdicas, como são esses espaços e quais as principais atividades oferecidas, lembrando que esses estabelecimentos de ensino não contam com profissionais habilitados em educação física. Dessa forma, a questão principal foi verificar como elas avaliam seus espaços para a escolha das atividades para o movimento, frente às adversidades do espaço. Compreender o espaço da escola pela percepção das professoras e identificar algumas atividades realizadas na educação infantil podem mostrar a distância ou a aproximação entre a legislação que orienta o desenvolvimento do movimento corporal e a prática do cotidiano num espaço físico concreto destinado ao desenvolvimento motor das crianças. Os dados apontam que, na opinião das professoras, os espaços são limitados, têm mais de uma função, as atividades são planejadas sem apoio técnico, os materiais disponíveis na escola não são suficientes para o número de alunos, e de maneira geral, elas avaliam criticamente as potencialidades e limites envolvidos no trabalho com atividades para o movimento corporal.