Comunicação do medo: os ataques do PCC
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Resumo / Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir a disseminação do medo por meio da comunicação, ao propor uma discutição sobre os ataques do Primeiro Comando da Capital – PCC, no mês de maio de 2006, como fenômeno midiático. Para tanto, buscou-se analisar nos dias de hoje, que o crime organizado está associado de maneira ordenada a um contexto em que sobreviver confunde-se com consumir e, juntos constroem certa subjetividade enfatizadas em modelos propostos pela indústria cultural e pelos meios de comunicação massiva. Objetiva-se ainda avaliar e aprofundar o levantamento da literatura especializada, visando destacar as principais correntes do pensamento sobre o tema, além de expor as teorias vigentes, pesquisar e analisar os resultados encontrados no advento da violência praticada pelo crime organizado, ora confundida com ataques terroristas, encontrando assim espaço ideal na mídia para uma divulgação intensa. Inevitavelmente, realizou-se uma pesquisa de profundidade com cinco representantes da sociedade que vivenciaram o período dos ataques, possibilitando verificar em suas práticas e falas, novos padrões de necessidades e desejos vinculados por meio da violência, ou seja, novos padrões de relações humanas.