Repositório Institucional da UNISO
 

Produção de corpos dóceis: uma análise das práticas de disciplinamento e vigilância na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Essa dissertação de mestrado tem como objetivos analisar os mecanismos disciplinares em seus diferentes componentes (vigilância, distribuição dos espaços; estrutura da sala de aula; controle do tempo; interdição dos espaços e o controle do ir e vir; normas e valores relacionados à conduta dos alunos; atuação dos inspetores de alunos e bedéis), identificar sua inserção na escola, sobretudo, no que diz respeito ao limite de sua atuação e arbitrariedade. Tudo isso ao longo de uma trajetória histórica, confirmada ainda nos tempos atuais. O trabalho tem por hipóteses a ideia de que, em nome da formação e da segurança, se exerce um controle e uma sujeição permanente à população escolar frente aos mecanismos disciplinares e de vigilância. E que, a escola em sua trajetória histórica, utiliza de procedimentos disciplinadores afinados aos conceitos de cada época e aos modelos ideais de disciplina e de comportamento. A partir dessas hipóteses o texto procura refletir sobre a necessidade da escola fazer uso de todo um aparato disciplinador em seu cotidiano, e quais são as manifestações mais freqüentes desse aparato. Tem como referencial teórico os escritos de Foucault, enquanto teoria de “corpos dóceis” e sociedade disciplinar; Bauman, e seus estudos sobre as mudanças de paradigmas sociais da experiência individual humana e sua história; Deleuze, com os conceitos de sociedades de controle; Taborda, e as experiências sobre a educação corporal na escola, e outros, que contribuem significativamente com a pesquisa. Desenvolve como metodologia de pesquisa empírica, as técnicas de entrevista oral e individual realizada com diretores, professores, inspetores, pais e alunos de uma escola particular de Sorocaba; e a técnica de grupo focal, junto a professores de uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa de campo dão suporte à análise das questões levantadas. Pela trajetória da dissertação constata-se que os recursos disciplinares estão evoluindo em técnicas cada vez mais sutis, tomando o corpo social em sua quase totalidade e generalidade. Conclui-se também que diversos mecanismos disciplinares usados pela escola não estão sendo suficientemente eficazes na questão do cumprimento às regras, pois não impedem as ações que burlam o disciplinamento.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item