Repositório Institucional da UNISO
 

Um cotidiano escolar democrático: uma experiência de 1983 a 1997, da escola municipal Getúlio Vargas

Imagem de Miniatura

Data

2015

Tipo de documento

Tese

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A educação é pautada por experiências e singularidades que revelam a complexidade do cotidiano escolar. A escola democrática pressupõe trocas de experiências e participação da comunidade. Para entender como essa experiência pode afetar as pessoas que vivenciam o cotidiano escolar, foi realizada uma pesquisa que teve como hipótese o fato de que a escola democrática pode manter relações mais afetivas com seus alunos e próximas deles, mas também com a comunidade externa aos muros escolares. Foi realizada uma pesquisa cujo objetivo foi compreender uma experiência de gestão democrática no período de 1983 a 1997, em uma escola municipal de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Foram entrevistados alunos egressos, pais desses alunos, e professores que ministraram aulas naquele período, para saber a opinião deles sobre a escola. Outro levantamento de dados sobre essa experiência foi por meio do relato do diretor. Os resultados apontam a gestão próxima da comunidade e a importância das relações pessoais, de amizade, entre os alunos e com professores, na escola. Também foram reveladas situações que mostram uma escola integrada à comunidade. O relato do diretor apontou que, mesmo em situações de diversidade econômica e política, foi possível um trabalho educativo, com ideais políticos de democracia.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item