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Universidade e inconformismo: a crítica ao pensamento instrumental

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Data

2015

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Este estudo, de cunho teórico exploratório, situa-se no campo da filosofia da educação. Tem por objetivo pensar a Bildung em meio ao atual sistema mercantilista. O problema que se coloca é como se pode pensar a formação com vistas à autonomia do sujeito, dentro de um contexto em-si-mesmo antinômico de emancipação e de plena sujeição às demandas da qualificação rápida e eficaz para o mercado? A dissertação apresenta sua estruturação argumentativa em três capítulos. O primeiro capítulo contextualiza o cenário atual onde a universidade está inserida. Para tal, fim dividímo-lo em três momentos distintos: o enfraquecimento da instituição universidade devido o afastamento do estado, a ideia de uma mercadorização do conhecimento e, por último, em decorrência destes, a crise da universidade. No segundo capítulo, se analisa diagnósticos da época atual com relação à formação. Nosso principal referencial teórico é Theodor Adorno e a teoria crítica. A proposta é pensar, com Adorno, neste contexto do tecnicismo, do consumo e da instrumentalidade da razão, uma possibilidade de crítica a esta suposta hegemonia da racionalidade da eficácia. No terceiro capítulo discuti-se o problema da formação e dos possíveis caminhos a serem trilhados pela instituição Universidade, na tentativa de romper com o império da Halbbildung, da semiformação. Em tese o que propomos é um modelo de universidade capaz de ser crítica e inconformista.


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