Ritmos de pensamento: rastros de cotidianos-educação
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
De que maneira podemos experimentar outros modos de fazer educação? Quais são os possíveis espaços para habitar e potencializar pensamentos e modos de expressão, desenvolvendo interações entre arte educação e cultura? De que modo essas ações provocam, afetam e inspiram educadores em seus processos e práticas? Como trabalhar com o cotidiano escolar saindo da monotonia para gerar experiências significativas que nosfaçam ressignificar e produzir novos sentidos e possibilidades para seu uso e novas maneiras de habitá-lo? Que tipo de cotidianos-educação estamos defendendo e como aproximar esse cotidiano dos educadores? A presente pesquisa envereda por possíveis caminhos e trajetos que levem à reflexão desses questionamentos por meio das ações do Coletivo Ritmos de Pensamento, especificamente pelo curso de formação para educadores desenvolvido no Sesc-Sorocaba nos anos de 2017 e 2018, e as tantas idas e vindas trilhadas por mim por entre cidades, universidades e exposições. A presente dissertação transcorre por experiências que ora são de narrativas, orientando os percursos quanto a pontos de partidas e chegadas, e ora são cartográficas, tomando a experiência como objetivo. Com embasamento nas perspectivas ecologistas de educação, busco a partir das narrativas e cartografias ir ao encontro do cotidiano escolar como fonte de possibilidades, potencializando e inspirando os processos educativos.