Repositório Institucional da UNISO
 

Imagem cinematográfica e pensamento: o figurino na constituição da imagem-pulsão no filme Volver de Almodóvar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Ano da obra resenhada

Curso

Título da obra resenhada

Autor(es) da Resenha

Responsável(eis)

Co-orientador(es)

Organizador(es)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Editora

Resumo / Abstract

Esta pesquisa tem como tema a relação entre imagem cinematográfica e pensamento, na perspectiva do pensamento de Gilles Deleuze construído na confluência com ideias peirceanas, que constam na obra ―A Imagem-movimento Cinema 1". Como o figurino da personagem Raimunda, no filme Volver, de Almodóvar, contribui para que as imagens-pulsão preponderem? é a pergunta norteadora. O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão de aspectos da relação entre imagem cinematográfica e pensamento, quando da atualização de imagens-pulsão e os objetivos específicos são os seguintes: identificar a relação comunicação/cinema; explicitar o conceito de imagemmovimento e suas divisões, com ênfase em imagem-pulsão e identificar aspectos dos figurinos que contribuem para a composição de imagens-pulsão no filme selecionado. Para tanto, empreende-se a descrição e a análise de sequências do filme que apresentam a personagem Raimunda, valendo-se de estratégias advindas da semiótica peirceana e da taxonomia deleuzeana para imagens cinematográficas. As análises mostram que os figurinos apresentam ou sugerem objetos pulsionais, em meio a aspectos qualitativos como jogos com cores, texturas e formas, o que pode contribuir para a preponderância de imagens-pulsão. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de sugerir estratégias metodológicas de análise fílmica com foco nas imagens.


Descrição URL

Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item