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Uma vida em troca de likes: uma análise do canal do Youtube de Taciéle Alcoléa

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Resumo / Abstract

Esta pesquisa, inserida na linha de mídias e práticas socioculturais, tem como tema as influenciadoras digitais atuantes nas redes sociais, que se tornam publicamente conhecidas a partir do momento em que expõem as suas rotinas no Youtube. Como recorte, escolhe-se trabalhar com os 10 vídeos com mais visualizações publicados no canal de Taciéle Alcoléa. O estudo é direcionado pelo seguinte questionamento: De que maneira a exposição da vida privada colabora para Taciéle Alcoléa se tornar uma influenciadora digital? Assim, o objetivo geral é o de investigar o fenômeno midiático das youtubers brasileiras que atingem a fama por conta da exposição de seus cotidianos na rede social. Os objetivos específicos consistem em compreender o contexto da comunicação mediada pela internet; discutir a questão da modernidade e da privacidade na sociedade contemporânea; analisar qual é a representação de mulher sustentada por Taciéle; e refletir sobre a sociedade de consumo e a transformação da própria vida em um produto rentável. Para atingir tais objetivos, utiliza-se como método a análise da materialidade audiovisual para a observação e a interpretação dos vídeos escolhidos. Como referencial teórico, recorre-se à Raquel Recuero e Manuel Castells para tratar da prática comunicacional mediada por uma tela. Para buscar compreender as questões da modernidade e da privacidade na contemporaneidade, faz-se uso dos trabalhos de Anthony Giddens, Richard Sennet e John B. Thompson. Quanto à discussão sobre a mulher brasileira contemporânea, o suporte teórico é Carla C. Garcia, Gilles Lipovetsky e Lúcia Santaella. Finalmente, os autores Zygmunt Bauman, Christopher Lasch e Paula Sibilia contribuem na compreensão acerca da sociedade de consumo e da transformação da vida em um produto. Como resultado, pode-se observar a transformação do eu em mercadoria por meio do reforço de um padrão de representação de mulher de classe média alta. A relevância desse trabalho está em propiciar discussões sobre o que faz uma pessoa ser considerada influenciadora digital na contemporaneidade.


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