As visões sobre prática pedagógica de professores e formandos do curso de fisioterapia da Uniso
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Resumo / Abstract
As profundas mudanças provocadas pela tecnologia trouxeram novos processos de criação e de transmissão de conhecimentos, que acontecem em uma rapidez vertiginosa, desafiando a movimentação permanente das instituições de educação superior. Nessas novas circunstâncias, as formas organizacionais, os objetivos e as práticas pedagógicas necessitam ser reavaliadas. Esta tese baseia-se em uma pesquisa de campo no Curso de Fisioterapia na Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária. Tem como objetivo principal propor diretrizes (recomendações) para o desenvolvimento do profissional docente da área de fisioterapia. Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários, um respondido pelos professores e outro pelos estudantes concluintes. A análise das respostas dos questionários foi realizada por categorização. Os professores reconhecem e elucidam as metodologias utilizadas em sala de aula, as necessidades no processo de formação docente, os motivos de satisfação e insatisfação no dia a dia. Os formandos elencaram as metodologias utilizadas pelos professores e a visão sobre o cumprimento das expectativas pessoais e profissionais do curso. Entende-se que há mudanças que precisam ser efetivadas a longo prazo e trazer melhorias no processo de formação, estruturação e reconstrução permanente do curso. Dessa forma, nas considerações finais, sugerem-se algumas diretrizes: para os professores, rever a atitude em relação à prática pedagógica; para a coordenação do curso, sensibilizar o professor para a importância de uma formação continuada, da necessidade de mudanças, adequações e inovações na prática pedagógica e para a gestão institucional, estruturar cursos de formação que ajudem o professor a reconhecer a fragilidade da sua formação pedagógica e criar programas de desenvolvimento profissional docente que tragam a reflexão no dia a dia, bem como uma formação continuada embasada.