Navegando por Orientador "Rivero, Cléia Maria da Luz"
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- DissertaçãoA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental: um olhar na sala de aula(2003) Rey, BrunetaA inclusão no ensino regular de crianças com necessidades educativas especiais, despertou algumas indagações que através desse trabalho de pesquisa, procuramos analisar em relação a alguns aspectos da ação do professor frente a esse aluno incluído, buscando conhecer as estratégias utilizadas em sala de aula, no sentido de procurar melhor entender como processo de inclusão está ocorrendo. No município de Sorocaba, logo do início da implementação do processo de integração/inclusão, as classes especiais foram desativadas e seus alunos encaminhados para classes regulares do ensino fundamental. O critério utilizado para estabelecer a inclusão no ensino regular foi a idade cronológica dos alunos. Entendendo a inclusão como um processo, já que ela não se efetiva sem mudanças de atitudes de todos os envolvidos no processo escolar, realizamos esta investigação, a partir de observações e análise, em três escolas regulares de ensino, sendo uma particular e duas públicas da rede municipal e estadual. Sendo o cenário dessa pesquisa a sala de aula, portanto, um cenário que SO constitui dinâmico dentro de suas especificidades e de uma complexidade dificilmente de ser apreendida no seu todo e, tendo como sujeitos aluno e professor, optamos pela abordagem qualitativa, tomando como referência a etnometodologia a qual permite conhecer e interpretar os discursos as ações ocorridas no contexto social. Foram utilizados instruments como observações diretas da dinâmica escolar entrevistas semi-estruturas para a coleta de dados. As escolas apresentam como similaridade alunos com necessidades educativas especiais incluídos no ensino fundamental, vindos ou não de classes especiais. Na análise buscamos a compreensão das escolas sobre a proposta da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no e ensino regular e quanto as mesmas flexibilizam e modificam e programas e ações pedagógicas, na tentativa de buscar soluções que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desses alunos. As conclusões apontam que a inclusão só se tornará efetiva quando houver, de fato, uma reestruturação da instituição escolar favorecida por políticas públicas que garantam recursos humanos e materiais, levando todos os envolvidos a assumir a responsabilidade pelo processo, aceitando e colaborando para minimizar as diferenças e assumam uma atitude de que os saberes são possíveis de seem construidos partir das competências, habilidades e limitações dos seres humanos.
- DissertaçãoA trajetória da aprendizagem da matemática e a influência da revolução da informática: um diálogo com alunos do ensino médio da escola pública(2003) Duarte, José Luiz CorreiaNa busca de uma trajetória da aprendizagem da matemática, parto de épocas distantes. Percorro caminhos diversos que, ao final, me levam a observar o computador, uma das conquistas recentes da humanidade e sua influência no ensinar e no aprender, dos dias de agora. Pelos caminhos que percorri, das épocas distantes ou recentes, procuro descobrir o homem pensante. Não contemplo apenas as conquistas e os conhecimentos adquiridos em tempos remotos, mas também os atuais e mesmo os inseridos no próprio ser humano, mas distantes, pela falta de aproximação e contato pessoal, que só o conhecimento pode dar. No percurso imaginário que realizei, corri em busca de capacitação que me permitisse avançar na construção de novos saberes ligados e relacionados com a minha própria prática. A viagem começa admirando o pensamento matemático dos povos antigos, suas construções e elaboradas técnicas de cálculo. Penetra no labirinto da mente, observando os procedimentos necessários para que se realize a aprendizagem, detendo-se na observação da aprendizagem significativa e construtiva. Contempla a sociedade atual, repleta de esperanças e desencantos e que exige novos questionamentos. É nesta sociedade que estão inseridos nossos alunos e nela se preparam para o exercício da cidadania Por fim, entra dentro de uma escola e convive com alunos ávidos de esperança, repletos de ilusões, todos esperando um dia ocupar o melhor lugar na sociedade de onde vêm. Aqui eles trocam suas experiências, realizam seus encontros e também manifestam as suas diferenças, pessoais e sociais, de uma sociedade injusta e cheia de contrastes. Encontra uma escola ainda em busca de um novo caminho. Os alunos consideram importante o estudo, mas não sentem uma verdadeira sintonia entre o ensinar e o aprender da escola, com os conhecimentos e a maneira de viver de uma sociedade, que se comporta e apresenta valores muito distintos dos que nela são praticados. Os alunos ficam divididos entre acreditar e não acreditar que a utilização do computador ajudaria na sua aprendizagem, até porque são poucas as suas experiências nesse sentido. A escola pública com sua crônica falta de recursos e seus poucos computadores, pouco tem a oferecer. Apesar de a maioria dos alunos dizer que sabe utilizar um computador, são poucos os alunos que têm computador em sua casa e a experiência de cada um, na maioria dos casos, se resume a utilizar o computador como passatempo, curiosidade e diversão. São poucos os que utilizam o computador como fonte de pesquisa que auxilie sua aprendizagem e enriqueça o seu conhecimento. Verifica-se, facilmente, que os alunos gostam da realidade virtual pelo imediatismo, pela sua atualização e pela grande variedade de informações e curiosidades que apresenta, mas sendo a realidade virtual uma realidade solitária e fria, a escola atual requer dos educadores uma transformação da linha da humanização. A mudança da busca do ensino aprendizagem, pelo aprender a aprender, é imperativo, e os educadores precisarão mudar nesse sentido.
- DissertaçãoAs orientações das práticas pedagógicas: anamnese na escola de medicina de Sorocaba(2004) Massari, Marco TulioEste trabalho foi uma reflexão sobre a medicina praticada nos dias de hoje, a qual vem se caracterizando pela crescente dissociação em especialidades e superespecialidades, a fim de ser aperfeiçoada em todas as suas faces. Essa fragmentação crescente do saber médico, particularizando cada vez mais o corpo humano, cria uma tensão entre o conhecimento do corpo como unidade anatômico-funcional e psicológica e as suas partes, trazendo consequências indesejáveis, comprometendo a necessária harmonia na relação médico-paciente. Essa pesquisa teve seu objetivo voltado para um estudo sobre o ensino da anamnese, oferecido (ou não), aos alunos da Escola de Medicina, na atualidade, em face ao crescimento da tecnologia utilizada no diagnóstico dos doentes, seja qual for a queixa apresentada por eles. A investigação foi realizada dentro do contexto de um ambulatório médico de especialidades, tomando como sujeitos os alunos estagiários, o professor de medicina e o paciente, procurando delimitar, à medida do necessário, para aprofundar estes aspectos que irão encontrar algumas luzes para melhor elucidar os objetivos propostos. Esta investigação qualitativa tomou como referência a etnometodologia, por ela permitir compreender o modo como as pessoas percebem, explicam e descrevem a ordem no mundo que habitam. A etnometodologia permitiu a observação e descrição sobre os métodos utilizados nas ações educativas que compõem a organização do trabalho docente do professor, dos alunos estagiários e do paciente. Conforme os objetivos propostos foram utilizados instrumentos como a entrevista, a fotografia e a observação direta no diálogo e no acompanhamento dos sujeitos pesquisados. Na análise buscamos a compreensão dos pressupostos epistemológicos que nortearam o processo de ensino-aprendizagem. As conclusões apontam que a epistemologia subjacente ao trabalho docente foi a empirista e a de que só em condições especiais o docente afasta-se dela, voltando a ela assim que a condição especial tiver sido superada. O paradigma empirista professa que o ensino tem poder ilimitado para produzir aprendizagem; se esta não ocorre, a culpa é inequivocadamente do aluno. Reproduz-se o que já existe; o que não existe não pode ser reproduzido; o que não pode ser reproduzido não tem valor pedagógico. Por isso, que a simples mudança de paradigma epistemológico não garante, necessariamente, uma mudança de concepção pedagógica ou de prática escolar, mas sem esta mudança de paradigma, superando o empirismo e o apriorismo, certamente não haverá mudança na leoria e na prática docentes. A superação do apriorismo e, sobretudo, do empirismo é condição necessária, embora não suficiente, de avanços apreciáveis e duradouros na prática docente.
- DissertaçãoAs práticas educativas e a informatização na aprendizagem: resistências, desencontros, divergências(2003) Oliveira, Maria Cecília da RochaEste estudo tem como objetivo investigar as manifestações de resistência e acomodação de professores, diante das novas tenologias aplicadas à educação, especificando, na informática, o uso de computadores nas práticas educativas. A autora justifica a escolha deste tema por ser professora de informática educativa há nove anos, tempo 110 qual tem se deparado com atitudes contraditórias dos profissionais em educação, diante de recursos tecnológicos. Buscando desvelar os reais motivos de tais atitudes, esta pesquisa volta-se para a atuação de professores dos ensinos fundamental e médio das redes estadual e particular de Sorocaba, verificando experiências que justifiquem, ou não, resistência, desencontro de informações e divergências destes para com o uso de computadores nas práticas educativas. Foram escolhidas, como objeto de investigação, duas escolas nas redes de ensino particular « pública. Na particular, a possibilidade de ser investigado c tema proposto, foi possível nas séries iniciais (L" a 4° séries) do ensino fundamental. Na escola pública, a pesquisa foi realizada nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, com uma amostragem caracterizada pelo suposto envolvimento dos professores com a informática, não significando um estudo comparativo. Diante dos objetivos propostos, foram analisadas falas tanto de professores quanto de alunos observando-se "in loco" as práticas realizadas em sala de aula. Concluiu-se, pelas análises dos dados selecionados pelos eixos encontrados dentre as variáveis da pesquisa de campo, que realmente existem "resistências" por parte dos professores com relação a utilização do computador nas práticas educativas, pois eles não sabem como manuseá-lo e, quando sabem, recusam-se, por acomodação. Foi constatado, também, nos "desencontros" de informações que professores têm dificuldades em enxergar a importância do significado das tecnologias que, neste novo século, tornaram-se recursos indispensáveis às práticas educativas. As "divergências" foram surgindo a partir da verificação do perfil dos profissionais que não conseguem disponibilizar naturalmente aos alunos, a importância e a necessidade de se ter acesso a todos os tipos de conhecimentos utilizados em nossos dias e num futuro próximo. Finalizando esta investigação, constatou-se que os professors apresentaram um perfil tímido quanto à utilização dos computadores como ferramenta auxiliar junto às práticas educativas; quando SC mostravam um pouco mais arrojados essa utilização, era por necessidade de preservarem emprego, adequando-se as exigências da instituição. Verificou-se, também, que poucos foram aqueles que se valiam desses recursos com a consciência de que hoje se torna indispensável trilhar caminhos que estejam iluminados pelo desenvolvimento comunicacional presente neste novo milênio. Espera-se que no movimento das transformações teenológicas do momento atual, os profissionais da educação tenham incorporado que no século XXI não serão mais aceitas pela sociedade atitudes que não se encaixem à era cibernética. d Ousar e atrever fazem parte da renovação de práticas educativas. Essas farão, dos alunos, profissionais mais qualificados por compreenderem que no espelhar das ousadias de seus educadores, poderão buscar a utilização adequada dos computadores, agora presente, nas mais diversas áreas profissionais e pessoais.
- DissertaçãoNa busca de sentido e de significados para ensino baseado em competências: um estudo de caso no ensino profissionalizante(2005) Vendramini, Heloísa Gomes RibeiroEsta pesquisa tem como principal objetivo investigar a atual ascensão da noção de competência e a sua influência nas reformas curriculares da Educação Profissionalizante. Busca-se compreender como estão sendo estruturados e formulados os currículos organizados em função da noção de competência e como estes estão sendo assimilados no discurso docente e concretizados no cotidiano da escola. Para atingir estes objetivos, foi realizado um Estudo de Caso, na Unidade do Senac em Itapetininga, que havia formulado e implantado em suas unidades o Currículo por Competências. Em função da complexidade dos processos inerentes à implantação de qualquer proposta curricular, o currículo em questão é analisado em duas dimensões: na oficial, através da análise do texto da proposta; e na dimensão materializada da mesma “in locus”. A investigação do cotidiano da unidade tomou como referências a fala dos docentes e os significados construídos por eles frente à implantação deste currículo. Os dados levantados indicaram que o conceito de competência é tomado como principal fator de organização curricular, assumindo papel de destaque frente aos conteúdos a serem ensinados. No entanto, por ser uma noção plástica e polissêmica, não é compreendida pelos docentes, que acabam por relacioná-lo aos mais diversos conceitos. Nesse sentido, tanto o texto oficial da proposta, quanto o discurso dos docentes, hibridizam o discurso das competências com elementos de outras matrizes teóricas, explicitando uma dúvida conceitual. A análise do cotidiano da escola demonstra como pode ser dinâmico, complexo e permeado por ambigüidades o processo de mudança curricular. No caso da unidade investigada, observou-se que os docentes adotavam algumas ações prescritas pelo Currículo por Competências, rejeitavam outras e, principalmente, continuavam valorizando e priorizando iniciativas criadas e pensadas no próprio cotidiano escolar.