Navegando por Orientador "Sanfelice, José Luís"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA avaliação de monitoramento e a materialização das reformas educacionais de caráter neoliberal: Brasil dos anos 90(2004) Spinelli, Daniela Renna MagistriniEste trabalho tomou como objeto os três instrumentos de avaliação de desempenho elaborados pelo Ministério da Educação o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Cursos (o extinto Provão). Exemplos paradigmáticos do monitoramento realizado pela esfera do poder central a partir das mudanças na cultura gestionária do Estado - em resposta às demandas de ordem econômica, produtiva, cultural e tecnológica -, esses instrumentos são referidos pelos gestores do sistema educacional como vetor estrategico na condução das políticas públicas para a educação. Verificamos um enorme investimento financeiro e humano em sua aplicação e constante aperfeiçoamento, bem como grandes esforços realizados para garantir sua validação social. Este trabalho, que reconhece a avaliação de monitoramento como ferramenta essencial na nova forma de gestão das políticas públicas, questiona a lógica que a ilumina propondo-se assim a fazer uma avaliação da própria avaliação. Admitimos a influência dos agentes externos (as instituições multilaterais) nas reformas da década de 90 - reformas que tentaram organizar a economia e a sociedade dos países subdesenvolvidos segundo as novas orientações do momento histórico da universalização do capitalismo. Por outro lado, não desconsideramos a opção das autoridades nacionais - cuja participação garantiu uma forma especifica assumida pela condução das reformas neoliberais na educação nacional - por um modelo de desenvolvimento a ser elaborado a partir de fora. Sob uma perspectiva analítica inscrita no materialismo histórico e dialético, esta análise procura elucidar de que maneira as características da avaliação de monitoramento contribuíram para a solidificação dos pressupostos economicistas e mercadológicos na educação, bem como para a construção de novos padrões para a exclusão educacional. Ao mesmo tempo, procura nas contradições que emergem a partir do fenômeno estudado contribuir para um debate que busque alternativas para sua superação.
- DissertaçãoA educação pública de Itapeva - SP: da gênese ao Grupo Escolar Coronel Acácio Piedade (séculos XIX e XX)(2008) Sousa, Léia de Cassia Langnor eEsta pesquisa tem por objetivo levantar a história do Grupo Escolar Coronel Acácio Piedade, anteriormente denominado Grupo Escolar de Faxina, seu papel na formação cultural - educacional da cidade e suas ligações com as questões políticas e socioeconômicas envolvidas em âmbito regional, de 1900 a 1918. Na época de sua fundação, início do período republicano, a instituição estudada foi erguida sob o auspício de um novo tempo para a educação brasileira, em que se achava que a República, como no início do período Imperial, deveria ter um “sistema nacional de educação”. Pensava-se que, por meio da educação, se alcançaria a modernização que impulsionaria o país ao progresso socioeconômico. A instituição escolar apresenta-nos, quando de sua fundação, um importante marco histórico – patrimonial e cultural para a população de Itapeva, localizada no sudoeste do Estado de São Paulo, principal via de ligação comercial de São Paulo com o Sul, pois, observa-se nos registros da época, a preocupação dos munícipes com a instalação de uma instituição educacional. Este anseio se explica pelo fato de que a cidade surgiu das atividades primárias, do desbravamento pelos portugueses, da captura de índios no interior do país e tinha graves problemas de ordem social e econômica. Isso acaba por caracterizar a cidade e região, diferente das regiões cafeeiras do Estado de São Paulo, mais ricas e melhor atendidas pelo governo da província. Os procedimentos metodológicos da pesquisa se definem num primeiro momento na revisão bibliográfica regional, nas atas de reuniões da Câmara Municipal e na imprensa local. Buscar-se-á tecer seus nexos por meio de fontes documentais - acervo da escola, orais, iconográficos, arquitetônica, articulando o diálogo com os dados obtidos e elaborando conceitos com base na narrativa histórica. Nota-se que a preocupação na construção da escola, além de obedecer à perspectiva republicana, na tentativa de modernizar a sociedade, deveu-se à força do poder político local.
- DissertaçãoA Escola de Farmácia e de Odontologia de Itapetininga - SP: 1921 a 1937(2003) Ferreira, Cesário de Moraes LeonelEste trabalho trata do período compreendido entre o final do séc. XIX e início do séc. XX, quando a cidade de Itapetininga vivia um momento de grande euforia. Tendo forte representação política nas esferas estadual e federal, conseguia benefícios como a construção da primeira Escola Normal do interior de São Paulo e a extensão dos trilhos da estrada de ferro. Nesse clima, em 1921, é criada uma Escola de Farmácia e de Odontologia que, tendo o apoio político das lideranças locais, consegue o reconhecimento estadual justamente numa época em que o governo federal reclamava para si a legislação sobre o ensino superior. Não obstante o embate político que se estabelecia na Câmara dos Deputados em São Paulo, sobre a competência legislativa do Poder Estadual ou Federal na regulamentação do ensino superior, havia o enfrentamento da Escola de Farmácia e Odontologia de São Paulo, até então hegemônica na emissão de diplomas oficiais dessas áreas. Sua defesa seria feita pelo ataque às escolas do interior que, mantidas pela iniciativa privada, foram paulatinamente acusadas de baixar a qualidade do ensino, facilitar o ingresso aos cursos por candidatos despreparados e de promover um comércio de diplomas. Após o golpe de 30, as escolas reconhecidas por leis estaduais perdem suas regalias sendo-lhes obrigatória a equiparação às congêneres federais. Em Itapetininga, reunidos os acionistas da Escola de Farmácia, resolvem extinguir a sociedade e fundar outra que pudesse atender à legislação federal. Tendo encerrado suas atividades acadêmicas em 1937, a Escola de Farmácia e de Odontologia de Itapetininga causou a impressão, aos olhos da comunidade local, de que tal fato teria sido retaliação de Getúlio Vargas à terra de Júlio Prestes.
- DissertaçãoA Faculdade de Tecnologia de Sorocaba: antecedentes e primeiros anos (1971-1981)(2008) Silva, Flora Cardoso daO objetivo desta pesquisa é estudar a história da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC), desde as origens (1971) até 1981. Metodologicamente trabalhou-se do geral para oparticular: da trajetória do ensino técnico no Brasil ao sistema Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza , no qual a FATEC-Sorocaba se inclui. Analisou-se o contexto social e político do país e da cidade de Sorocaba no período abordado. Como fontes foram utilizados documentos oficiais da escola, legislação, jornais da época, entrevistas e bibliografia específica sobre o ensino técnico-tecnológico. Pôde-se constatar que parte da sociedade sorocabana pleiteava uma faculdade pública de engenharia, mas a política educacional da ditadura civil-militar do Movimento de 1964 respondeu com o oferecimento de cursos de tecnologia, fora das universidades, com custos reduzidos e para um público diferenciado. Este fato marcou a identidade da FATECSorocaba e gerou contradições no seu cotidiano.
- DissertaçãoA fundação MOBRAL e alguns registros sobre sua presença em Sorocaba-SP(2007) Escobar, Floriano José PradoA presente pesquisa propõe-se a analisar a Fundação MOBRAL, destacando alguns registros sobre sua presença em Sorocaba/SP, nos anos de 1970. A investigação dedica-se ao levantamento bibliográfico, ao arrolamento de fontes primárias e secundárias. Fez-se a apresentação do contexto histórico privilegiando fatos econômicos, políticos e sociais do período da ditadura civil-militar resultante do golpe de 1964. Do ponto de vista educacional, partiu-se da constatação do analfabetismo histórico da realidade da população brasileira. A análise volta-se para medidas de combate ao analfabetismo propostas em nível internacional (UNESCO) e local. Destaca-se a Fundação MOBRAL como uma das políticas implementada pela ditadura civilmilitar e evidenciam-se os fundamentos teóricos da sua proposta pedagógica. Conclui-se que o combate à erradicação do analfabetismo no Brasil está condicionado ao modelo econômico que é implementado por governos comprometidos com os interesses das elites.
- DissertaçãoA luta das mulheres assentadas no Pontal do Paranapanema e a Escola do Pé de Galinha(2005) Freitas, Lígia dos SantosO presente estudo situa-se entre os que investigam a participação política da mulher no campesinato brasileiro e a luta pela educação, objetivando verificar quais são as estratégias de luta da mulher dentro dos assentamentos do Estado de São Paulo. A pesquisa propõe-se a contribuir com aportes que possibilitem uma melhor compreensão dos valores que permeiam os princípios políticos das mulheres e suas ações estratégicas na luta pela educação e pela permanência de seus filhos (as) no campo. A pesquisa abordará a compreensão desta questão por parte de um grupo de mulheres que participaram desse processo de conquista da terra e da luta pela construção e melhoria da Escola Fazenda São Bento, em Mirante do Paranapanema Os dados empíricos foram obtidos através de documentos, fotos da Escola e do IV Encontro Estadual de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo, resumos dos Encontros Estaduais, relatos das assentadas e de alguns funcionários do Instituto de Terras do Estado de São Paulo em visitas, análise de documentos e relatos. Pudemos concluir que a preocupação com as crianças, jovens e adultos permeia o Movimento de Mulheres sendo a Educação a forma de viabilizar as áreas de assentamentos conquistadas com a permanência de seus filhos no campo. Estes relatos e documentos retratam a luta da mulher para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, igualitária, a conquista da dignidade e da auto-estima dos trabalhadores rurais.
- DissertaçãoA Universidade de Sorocaba e uma história do seu curso de História: 1955-1994(2005) Dutra Júnior, JoemirEsta dissertação, ao pesquisar alguns aspectos do ensino universitário brasileiro, observa a desproporção existente entre o número de universidades públicas e o de universidades privadas, que somam uma quantidade bem maior. A UNISO, como uma universidade privada, reflete, em seu contexto micro-histórico, parte do desenvolvimento que estas universidades tiveram dentro das últimas décadas da evolução histórica brasileira. O curso de História da UNISO, por sua vez, não esteve imune à evolução das características que marcaram as mudanças no ensino superior brasileiro no mesmo período. No desenvolvimento da pesquisa revelam-se mecanismos que apontam para a expansão da rede privada com recursos públicos, subsídios e isenções fiscais. O Ensino Superior Brasileiro, historicamente elitizado, acaba também sendo uma forma de concentração de capital.
- DissertaçãoAproximações sobre as origens do ensino público do município de Mairinque - SP(1999) Bellini, Magda Cristina FulanNeste trabalho, o autor procura resgatar a história da educação do município de Mairinque, desde sua primeira escola, enfatizando também a fundação da cidade, bem como, suas necessidades de âmbito social. Ele descreve todos os dados que encontrou disponíveis até o presente momento. Por conta disso, faz uso de fontes escritas, orais e iconográficas. Na tentativa de praticar a história oral, faz entrevistas com antigos moradores e alunos da primeira escola. Com relação a esses alunos e moradores, do início do século, o autor faz breves colocações sobre os ideais nacionais do período. Na perspectiva de que pesquisas futuras sejam desenvolvidas a partir deste estudo, o pesquisador deixa aqui sua contribuição. Ainda há muito por fazer.
- DissertaçãoAs escolas multisseriadas do município de Iguape: 1980-2008(2009) Strieder, Cristiane CorrêaEste trabalho tem como objetivo abordar o funcionamento das escolas multisseriadas que se mantêm em atividade no município de Iguape, cidade localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, e, visa compreender as diferenças desta forma escolar da que ocorre nas escolas situadas na zona urbana, assim como a importância destas instituições para a comunidade rural. Apesar de focalizar um local específico, é possível compreender através do estudo dessas escolas, a diferença que há entre a Educação rural e urbana, diante de um contexto histórico que abrange os setores político, econômico, social e cultural. As classes multisseriadas existem desde o final do século XIX e início do século XX. Funcionavam em salas cedidas por moradores de comunidades ou na casa de algum professor. Nesse ambiente, os alunos de diferentes séries podiam permanecer, de forma concomitante, com o mesmo docente. Por isso, posteriormente, essa organização escolar também ficou conhecida como ‘escola multisseriada’ e continua em funcionamento na atualidade, apresentando em sua estrutura semelhanças significativas com a forma em que funcionava nos séculos anteriores. O procedimento metodológico da pesquisa norteou-se pelo levantamento e estudo da bibliografia sobre a história de Iguape, assim como de trabalhos científicos sobre instituições rurais e unidocentes no Brasil. Por meio da legislação e da colaboração dos órgãos oficiais responsáveis pela educação foi possível compreender a organização e o funcionamento das escolas multisseriadas. O contato empírico com a realidade deu-se por meio de visitas às escolas, entrevistas com moradores envolvidos com as instituições e docentes de classes multisseriadas. Como resultado da análise dos dados teóricos e empíricos, foi possível esclarecer a importância daquelas instituições para as famílias que ainda se vinculam efetivamente ao meio rural. Perceberam-se, também, algumas diferenças entre as escolas da cidade e as do campo. Por último, registraram-se tensões entre as populações do campo e da cidade.
- DissertaçãoA concepção neoliberal de formação profissional para jovens de baixa-renda: estudo do PET/Programa Profissão - SENAC/SEESP : Sorocaba/Votorantim-SP (2001-2003)(2004) Milan, Zeneide GimenezEsta pesquisa, concebida na esfera do materialismo histórico e dialético, se inscreve no campo de estudo das relações entre escola, trabalho e políticas sociais. Examina a implantação e desenvolvimento do Programa Profissão, destinado a jovens de baixa renda, egressos do ensino médio público, no período compreendido entre 2001 e 2003, na cidade de Votorantim, região de Sorocaba-SP. Tornou-se necessário compreender o capitalismo no Brasil, na sua transição parcial do paradigma fordista para o paradigma da acumulação flexível, no qual a formação profissional estudada está inserida e que busca adequar a educação de acordo com os imperativos do mercado, substituindo discursos e introduzindo novas noções, como empregabilidade, competências etc. A dissertação está constituída de quatro capítulos. No primeiro, apresenta um breve histórico da formação profissional brasileira a partir dos anos 30 do Século XX, situando-a no âmbito das políticas desenvolvidas na década de 1990, com o campo da educação tornando-se objeto de atenção cada vez maior, por parte dos representantes do capital. O segundo capítulo aborda a criação do SENAC nos anos 40 e seu desenvolvimento, a implantação do Programa Profissão e como o Estado transfere para o setor empresarial a responsabilidade pela formação juvenil, com a conseqüente transferência dos recursos públicos para o setor privado. O terceiro capítulo consiste no estudo empírico, realizado entre 2002 e 2003, com o acompanhamento e registro das práticas diárias do Programa de Educação para o Trabalho - PET (um dos cursos do Programa Profissão). Como desdobramento resulta a análise efetivada no quarto capítulo, da concepção de educação presente no PET, bem como, dos interesses dos sujeitos envolvidos e os componentes comportamentais que os jovens deveriam internalizar para serem certificados. Por fim, explicita as contradições presentes nessa prática educativa e conclui-se que a educação não pode ser apenas formadora para o imediatismo do mercado de trabalho. Propõe-se que a educação sirva como meio de compreensão da realidade, e podendo nela intervir, transformá-la.
- DissertaçãoDa pedagogia Waldorf à Salutogênese(2004) Marasca, Elaine; 1953-O objetivo deste trabalho é apresentar dois conceitos que são, de certa forma, inusitados. Trata-se do método pedagógico criado por Rudolf Steiner – a PEDAGOGIA WALDORF e o novo paradigma relativo à saúde, inaugurado por Aaron Antonovsky – a SALUTOGÊNESE. Outro aspecto é analisar esses conceitos, com o intuito de propor uma complementaridade entre ambos, onde um pode, potencialmente, ser o sustentáculo e impulsionador do outro. A Salutogênese sugere que, através do aprendizado das experiências de vida, se pavimenta o desenvolvimento do senso de coerência, principal orientador e guia anti-stress da vida moderna contemporânea. Propõe que a promoção e manutenção da saúde de maneira abrangente, dependem de como foi formada a visão de mundo, do sentido que tem a vida e do engajamento e envolvimento que se fez com esta. É de conhecimento geral que aprende-se dentro e fora da escola, porém, o ensino institucionalizado responde por uma grande fatia dessa função, tornando-se um aliado, se contiver as metas para uma formação com essa visão integral. Steiner desenvolveu um método pedagógico pioneiro, cuja primeira escola foi fundada em 1919 em Stuttgart, Alemanha. O que o torna inusitado, é o seu caráter livre, independente, no sentido de não estar atrelado a nenhuma imposição político-social; ser autogerenciável, admitir qualquer credo e qualquer raça; produzir um curriculo adaptável às exigências educacionais locais; mas trabalhar à sua maneira, na condução dos ritmos, das matérias, sempre respeitando o desenvolvimento dos constituintes do homem atual (físico, vital, anímico e espiritual) com base na filosofia sistematizada por Rudolf Steiner, fortemente influenciada pelo seu trabalho na compilação das obras de Göethe – a Antroposofia – uma ciência espiritual. Os resultados, como a diminuição de processos alérgicos em alunos Waldorf e a grande disseminação das Escolas Waldorf (mais de 800 espalhadas por todos os continentes) dão a dimensão da adequação do método. Reza a Salutogênese que, o indivíduo sadio é aquele que conseguiu formar durante sua vida, um forte senso de coerência e este, não depende apenas da cognição, da razão intelectual; carece de aprendizado e harmonia nos âmbitos emocional e volitivo, passíveis de trabalho institucional, por uma pedagogia que se interesse de maneira equalitária por todos esses níveis. Para se alcançar o bem-estar, a saúde em todos os seus âmbitos, propomos um caminho pedagógico que se ocupa concretamente, da formação integral do ser humano; vemos essa premissa inteiramente contemplada na pedagogia Waldorf, assim como em outros estudiosos da Alemanha e da Suíça. Esperamos com nossa pesquisa, aquecer a discussão para o fortalecimento do binômio saúde-educação, enfocando a formação de seres humanos solidários, engajados, criativos, coerentes e saudáveis, com autonomia para gerenciar, em liberdade, suas vidas e suas comunidades. Com educação e auto-educação, nessa direção, sugerimos que se desenvolvam a coerência e a consciência, e paralelamente, a sensação de re-conexão, re-ligação, potenciais portadoras de um sentimento de pertença, de integração e proteção, especialmente salutares. Por fim, o leitor desse trabalho precisará, em princípio, despir-se de preconceitos e/ou rigidez cientificista, abrindo-se para outros conceitos e outras formas de pensamento para melhor compreendê-lo.
- DissertaçãoHistória da educação de Votorantim: do apito da fábrica à sineta da escola(2007) Dessotti, Isabel Cristina CaetanoEste estudo buscou construir uma parte da história do Município de VotorantimSP desde a sua origem em fins do século XIX, ainda integrado ao Município de Sorocaba, até a sua emancipação em 1965. Deu-se destaque ao Banco União que com seus empreendimentos alterou de forma significativa as características regionais vigentes até então. O apito da fábrica, as chaminés fumegantes, a movimentação dos operários passam a vigorar e a estabelecer as relações sociais. Estudou-se a trajetória escolar na vila operária de Votorantim surgida a partir da fábrica de tecidos. As escolas seguiam o modelo educacional imposto pela escola republicana que organizou o ensino em escolas isoladas (carregaram as mazelas do tempo do Império) e grupos escolares (incumbência de formar o cidadão republicano moderno). A trajetória educacional da vila operária de Votorantim, iniciada na última década do século XIX, caracterizou-se pelas escolas isoladas e foi contemplada com a criação do Grupo Escolar em 1925. Utilizou-se na pesquisa fontes primárias e secundárias, tais como: a imprensa, especialmente os jornais da época, que contribuíram para o entendimento do contexto da industrialização e do desenvolvimento da educação nos tempos da República. As principais referências teóricas de apoio foram baseadas nas reflexões formuladas por Souza (1998), Carvalho (1989), Fausto (1976) e Basbaum (1976). A análise da documentação e da bibliografia disponíveis permite considerar que as relações trabalho e capital se fizeram num misto de dominação e resistência; inserida nesse contexto, a escola republicana foi incapaz de promover eficazmente a educação popular, mas competente para formar o operário subserviente.
- DissertaçãoHistória e historiografia de Votorantim(2008) Oliveira, Márcia Maria Fogaça deEsta pesquisa teve como finalidade discutir uma determinada concepção da história do Município de Votorantim – SP, desde o final do século XIX até a década de 60 do século XX, período de sua emancipação. Votorantim começa a delinear-se a partir do século XIX: até então, era vila de Sorocaba; primeiramente, os lotes foram sendo adquiridos pelo Banco União, que ali montou um grande complexo industrial, posteriormente apropriado pelo Grupo Votorantim atendendo a interesses privados. Foram utilizadas como fontes primárias a produção historiográfica do Município, com os trabalhos de Kleber de Araújo Martins, intitulado Votorantim 2000 – Memórias de Uma Cidade, publicação de 2000 e João dos Santos Júnior – História e Iconografia de uma Cidade, de 2004, compêndio de fatos históricos coletados pelo autor. Estas produções historiográficas “oficiais” contaram com o apoio do Grupo Votorantim. A análise possibilitou constatar a leitura que os referidos autores fazem da história do município, seleção, organização espacial e temporal das fontes históricas e interpretação das iconografias e constatar, também, a valorização da imagem dos Bandeirantes, atribuindo uma grande relevância histórica à vinda destes Europeus. Vê-se, também a “mitificação” em relação às figuras dos dirigentes do Grupo Votorantim, enaltecidos em diversos momentos da história. O estudo buscou compreender a cidade sendo circundada pela Fábrica, atendendo aos interesses empresariais: as vilas operárias, a creche, a escola, os bondes, o hospital, enfim, as atividades culturais, disciplinarizando o operário dentro e fora do espaço fabril, portanto, são as relações de trabalho delineando as relações sociais. O mesmo propósito, é possível constatar em relação à emancipação, abordada pelos autores, enquanto benefício. Assim como a Educação, vinculada à Fábrica, teve um papel primordial na formação dos “habitantes -operários”, disciplinados aos valores fabris. Apoiei-me em Chauí (2006), para discutir os semióforos criados em Votorantim: os Recursos Hídricos, Brasão, Bandeira, Hino e principalmente, as Concepções Ideológicas que nortearam essas leituras sobre o distrito e posteriormente município. A análise textual e iconográfica disponíveis permite considerar esta história contemplando o grupo empresarial, silenciando a voz do operariado e, consequentemente, a omissão das lutas de classes.
- DissertaçãoO golpe civil-militar de 1964, nos jornais diários de Sorocaba: reflexões sobre a imprensa como aparelho ideológico(2005) Peçanha, João Luiz GonzagaEsta dissertação tem como objetivo fundamental o estudo da participação da imprensa diária de Sorocaba na formação da opinião pública contra o governo de João Goulart, desde janeiro até meados de abril de 1964. O que se procura destacar é a ênfase dada a uma suposta aliança do governo João Goulart com os comunistas, crescente durante o referido período, no sentido de formar a opinião pública para favorecer um apoio ao golpe civil-militar de 31 para 1º de abril de 1964. A imprensa atuou como uma instituição educativa. Procurou-se também inserir a situação local no contexto político nacional. O fundamento teórico da dissertação encontra-se basicamente em “Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado”, de Louis Althusser.
- DissertaçãoOrigem da fundação da primeira faculdade de engenharia de Sorocaba: Facens : uma história de contribuição para o desenvolvimento tecnológico da região(2006) Almeida, Christina Camilla Antunes deEste trabalho aborda a origem e a fundação da FACENS – a primeira Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Fundada em 1976 por Alexandre Beldi Netto, empresário sorocabano do setor de telecomunicações, a FACENS, mantida pela Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana, uma sociedade civil sem fins lucrativos, foi constituída segundo os efeitos da Reforma Universitária de 68 que mudou totalmente o perfil das instituições de ensino superior no Brasil. Idealizada justamente num período de impactantes transformações sociais, o Regime Militar, a FACENS foi estruturada física e pedagogicamente segundo as orientações da Lei nº 5.540 e dos parâmetros estabelecidos pela “A Nova Concepção do Ensino de Engenharia no Brasil”, 1977, a coletânea de documentos publicada pelo MEC, concebida por Comissões de Especialistas do Ensino de Engenharia, pelo DAU – Departamento de Assuntos Universitários e pelo Conselho Federal de Educação. Essa coletânea continha ampla e profunda revisão feita nos currículos dos cursos de Engenharia que vigoravam no país desde a publicação do Parecer nº 280/62, de 19/10/1962, que pela primeira vez estabeleceu os currículos das diversas áreas de especialização em Engenharia. Essa revisão deu origem à Resolução nº 48/76. Além disso, a FACENS também observou as recomendações e critérios específicos para os cursos de Engenharia divulgados em “Curso de Engenharia – Autorização, Reconhecimento e Funcionamento”, outra coletânea do MEC/DAU publicada em agosto de 1977, para servir de subsídio na reestruturação dos currículos plenos, e composição dos novos, e aprimoramento da qualidade do ensino. Esta pesquisa faz um levantamento histórico-educativo da trajetória da FACENS enfatizando sua origem e fundação, considerando, segundo Dario Ragazzini (1999): a) o estudo da educação numa conotação pluridisciplinar dos fenômenos, a reflexão multiforme em torno do objeto, dos fatos e processos formativos estudados por meio das diversas variáveis que intervieram na origem e fundação da FACENS b) o tempo – no âmbito da reflexão do fato (a fundação da FACENS) que se constituiu em relação às mudanças educativas, formativas e cognitivas ocorridas. Um tempo que não é abstrato, mas repleto de experiências e relações colocado num espaço concreto. Um tempo de vida operativo e relacional. A maior parte das fontes primárias consultadas pertencem aos arquivos da FACENS.
- DissertaçãoOrigem, fundação e consolidação de uma instituição escolar: o Colégio Presbiteriano Mackenzie-Tamboré: anos 80 do século XX(2007) Gomes, Maria de Lourdes ScudelerEsta investigação tem como objetivo pesquisar a origem e fundação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, através da trajetória dos presbiterianos no Brasil, desde a origem e fundação do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo. A pesquisa ocorreu no interior da Instituição, onde se buscou fontes primárias e material complementar resultante de relatos proferidos por sujeitos a ela vinculados. Também se fez uso da bibliografia pré-existente. O período focado restringiu-se aos anos 80 do século XX. As questões centrais motivadoras foram: a unidade Tamboré, sendo inicialmente uma extensão do Mackenzie São Paulo, adquiriu uma identidade própria? Qual foi a proposta pedagógica da instituição na sua fundação? Para compreender a Instituição escolar confessional, tornou-se necessário um olhar sobre a trajetória do movimento religioso presbiteriano ocorrido fora e dentro do Brasil. Espera-se, com este estudo, prestar uma colaboração à historia de uma instituição escolar confessional, bem como dimensionar, mesmo que parcialmente, a importância das instituições escolares presbiterianas no quadro geral da educação brasileira.
- DissertaçãoPolítica de formação de professores: Brasil - dos anos 30 ao início do século XXI(2004) Corrêa, AnnaluciO presente trabalho propõe-se a analisar a formação de professores. da educação básica, com destaque no Ensino Fundamental, tendo como base os fatos históricos, econômicos e sociais ocorridos a partir dos anos de 1930. Registra as medidas adotadas, sobretudo na década de 1990, destacando eventos importantes como a realização da Conferência Mundial de Educação para Todos, a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a regulamentação do Plano Nacional de Educação. Avalia os desdobramentos que aconteceram a partir dos referidos eventos e a sua influência nos programas oficiais de formação. Menciona, finalmente, a condução que vem sendo feita pelo atual governo sobre o assunto, tendo em vista as decisões assumidas pelo governo anterior, destacando a necessidade de superar os modelos implantados.
- DissertaçãoPrograma de educação continuada: formação universitária da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo : estudo do pólo PUC-SP - Sorocaba : julho de 2001 a dezembro de 2002(2004) Furukawa, Marilda MarconiA presente dissertação de mestrado em educação busca mostrar a influência do PEC na vida profissional e pessoal das professoras da Rede Estadual do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Inicia trazendo considerações dos momentos históricos sobre formação docente e educação básica mais relevantes a partir de 1970. Após delinear o cenário nacional que dá ensejo à criação do PEC, que utiliza novas tecnologias, apoiado em mídias interativas, detalha a abrangência, objetivos e os ambientes de trabalho; apresenta, então, o PEC/PUC- SP de Sorocaba, contexto da pesquisa. Utilizando como metodologia a narrativa, mostra a trajetória dos dezoito meses de convivência da turma A, evidenciando os principais anseios, expectativas e outras colocações importantes das professoras- alunas, tendo como ponto de partida os módulos estudados e as atividades desenvolvidas. Da narrativa desenvolve ensaios de interpretação sobre as falas das professoras-alunas, das mudanças percebidas por elas próprias e a professora-tutora a partir dos conhecimentos adquiridos, das reflexões, das trocas no grupo. Encerra considerando que os cursos de formação docente devem conter a pesquisa, imprescindível para reflexões sobre a prática e formulação de teoria; serem colegiados, possibilitando que essas reflexões e formulações se dêem no grupo; permitam ao educador apropriar-se de toda forma de conhecimento e abrir- se para uma nova didática.