Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Porto, Ana Carolina Rusca Correa"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCAvaliação das taxas de concepção em vacas pluríparas aneloradas com a utilização de dois análogos de GnRH no momento da inseminação artificial em tempo fixo(2023) Lisboa, Thiago Neder; Custódio, Fábio André Ferreira; Renosto, Igor Djalma; Carmargo, Jéssica Amaral Almeida; Gonçalves, Fernanda de Oliveira; Ferreira, Thiago BeloA Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma das principais biotecnologias responsáveis pelos elevados índices de eficiência reprodutiva dentro das propriedades. A busca pela alta produtividade fomentou uma série de estudos ao longo dos últimos quarenta anos, como é o caso do uso do Hormônio Liberador de Gonadotrofina (GnRH) como segundo indutor de ovulação no momento da Inseminação Artificial (IA). Com isso, o objetivo do trabalho foi avaliar as taxas de concepção utilizando dois diferentes análogos do GnRH (Acetato de buserelina e Lecirelina) no momento da inseminação, em um protocolo para IATF. Os dados obtidos foram correlacionados com as taxas de expressão de estro no momento da IA e com as taxas de concepção avaliadas por diagnóstico de gestação ultrassonográfico aos 30 dias. Ao final, os análogos não apresentaram diferenças numericamente significantes quanto à taxa de concepção e a taxa de expressão de estro, porém quando comparamos a taxa de concepção de acordo com o escore de expressão de estro os resultados tiveram diferenças consideráveis, com expressivo aumento na concepção das fêmeas com manifestação parcial de estro (escore 2) que foram submetidas a aplicação da Lecirelina.
- Artigo / TCCCélulas tronco no tratamento de tendinite em equinos(2023) Schmidt, Manoel Aparecido; Wajnsztejn, HenryA tendinite por esforço excessivo é uma enfermidade comum em equinos de trabalho que praticam esportes ou estão inseridos na agropecuária. As medidas terapêuticas convencionais são demoradas e em grande parte sem sucesso. O tendão cicatrizado possui alto risco de reinjúria, já que a cicatriz é funcionalmente deficiente e caracterizada por menor resistência, elasticidade reduzida e rigidez aumentada. Este trabalho tem como objetivo reunir evidências relevantes da literatura sobre a atuação das células tronco mesenquimais no tratamento da doença. A partir de referências obtidas em base de dados científicas, este trabalho descreve o panorama geral dos resultados obtidos com tratamento convencional e avanços em terapia celular para o problema da tendinite em equinos. Seis artigos publicados ao longo da última década são apresentados destacando-se as características do estudo, detalhes do tratamento com células tronco e os resultados obtidos. De um modo geral, os casos estudados mostram um potencial promissor com o uso das células-tronco mesenquimais adiposas para tratamento de tendinites em equinos, apresentando resultados de cura superiores ao tratamento convencional isolado.
- Artigo / TCCDiarreia neonatal por rotavírus em bezerros da raça holandesa: Sítio Santanna(2023) Santi, Marcelo Basile Sales; Calegare, Lorenzzo AlbieroDiarreias neonatais são enfermidades comuns e um dos agentes mais frequentes na criação de bovinos é o rotavírus. A sua prevalência está aumentada quando condições de manejo não são adequadas. Diante disso, o objetivo desse trabalho é relatar um surto de rotavirose em uma fazenda produtora de leite, bem como as medidas de correção instituídas. O diagnóstico do surto foi realizado e as principais mudanças instituídas foram relacionadas ao manejo pré e pós-parto com as vacas, colostragem dos neonatos e limpeza e desinfecção de instalações e equipamentos. Conclui-se que com as alterações realizadas na propriedade foi possível controlar o surto e diminuir os casos de rotavirose em bezerros.
- Artigo / TCCDiferentes métodos na detecção de estro em fêmeas bovinas: revisão de literatura(2023) Amaral, Vivian Albuquerque Branco doO uso de tecnologias que possibilitem uma rápida multiplicação de animais geneticamente superiores pode contribuir para o desenvolvimento da economia, tendo o propósito de criar melhores oportunidades para a reprodução animal, proporcionando uma revolução na multiplicação de animais de elevado potencial genético e econômico, particularmente na espécie bovina. Nesse sentido, os métodos de detecção do estro proporcionam aumento da produtividade, tornando possível o desenvolvimento do setor e a melhoria da produção. Essa condição deve ser buscada, pois as atividades relacionadas à reprodução são muito mais intensas e falhas, e levariam a graves problemas no manejo, com grandes repercussões econômicas. O presente estudo tem como objetivo mostrar que a eficiência na detecção do estro é fundamental para proporcionar a viabilidade na produção animal, com efeito sobre o intervalo de partos (IEP), taxa de concepção e de fertilidade em rebanhos submetidos à inseminação artificial (IA).
- Artigo / TCCEncefalopatia espongiforme bovina: uma revisão prática: revisão bibliográfica(2023) Godoi, Matheus Charabe deA Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) é uma doença degenerativa fatal e transmissível do sistema nervoso central (SNC) de bovinos com longo período de incubação provocada pela proteína denominada de príon, a doença se apresenta de duas formas, clássica e atípica, devido às diferentes características epidemiológicas entre elas, além de possuir três tipificações, conforme seu peso molecular. Na EEB atípica o animal apresenta o príon de forma espontânea devido a alguma mutação genética, sem estar relacionado à ingestão de alimentos contaminados pelo príon com período de incubação maior e ocorrendo em bovinos mais velhos. Na EEB clássica tem como via de transmissão a oral, ou seja, por meio de alimentos contendo príons contaminantes. A doença é de grande importância mundial, tanto por ser uma zoonose fatal quanto por causar alterações na economia mundial. Este trabalho teve como objetivo realizar uma breve revisão bibliográfica acerca da doença com enfoque nas medidas de prevenção, etiologia, epidemiologia, sinais clínicos, diagnóstico e medidas de controle, utilizando o Google Acadêmico e os seguintes descritores, EEB, príons, Encefalite Espongiforme Bovina, podendo assim concluir que a EEB é uma poderosa doença com grande influência no mercado externo e interno além de uma grande importância na saúde da população mundial.
- Artigo / TCCHérnia inguino-escrotal em equino: relato de caso(2023) Isabelle C. FranzoniA ocorrência de hérnia inguino-escrotal não é considerada de baixa casuísca na rotina hospitalar, independente de qual tipo de hérnia, podendo ser a adquirida ou a congênita, sendo considerada uma enfermidade de grande importância na criação de equinos, principalmente por se tratar do envolvimento dos sistemas digestório e reprodutivo. Um diagnóstico precoce, permite melhor êxito no tratamento, e um melhor prognóstico do quadro. O objetivo desse estudo é relatar o caso de um equino, que possuía hérnia inguino-escrotal, com presença de encarceramento, de forma unilateral. O diagnóstico foi baseado na palpação direta, e confirmada na ultrassonografia. A terapia instituída, foi de realização de enterectomia, seguida de realização de enteroanastomose. Conclui-se que uma intervenção rápida e assertiva no diagnóstico são imprescíndiveis no caso, e quanto maior o tempo de encarceramento, menor a chance de recuperação.
- Artigo / TCCInformações básicas para atuação do médico veterinário de acordo com a Lei n°17.640/23(2023) Camargo, Heloísa Thomazette Bianchini deO convívio e a familiaridade entre humanos e animais datam de muito antes do início do processo civilizatório, e tal interação acarretou amplamente em diversos benefícios, para os quais foram também atribuídas interações negativas, expressamente entre humanos e animais, manifestadas por meio de abusos e maus-tratos. Como justificativa a estes comportamentos, é tido como indicativo uma possível relação de violência doméstica contra a mulher, um idoso ou uma criança. O objetivo deste estudo é, portanto, reunir informações e propor a temática de um treinamento que prepare o médico veterinário para atuar na Lei n°17.640/23. É necessário reforçar o papel do médico veterinário dentro deste contexto, uma vez que é pouco difundida a sua real importância e atuação nesses casos. É também responsabilidade do médico veterinário a contribuição para a preservação da harmonia na relação tutor-animal, utilizando da perícia como oportunidade de conseguir acesso às condições dos cuidados fornecidos aos animais e ao ambiente sociofamiliar, visando detectar situações de vulnerabilidade social.
- Artigo / TCCLinfoma multicêntrico em cão: relato de caso(2023) Garcia, Alanis da Costa; Albano, Luana CamargoO linfoma é uma neoplasia originária de tecidos linfoides, pela proliferação de células linfoides malignas, podendo se desenvolver em qualquer órgão. De acordo com sua localização clínico-anatômica é classificado como mediastinal, gastrointestinal, extranodal, cutânea e multicêntrica, sendo que a multicêntrica representa cerca de 80% dos casos em cães. O linfoma multicêntrico é caracterizado pelo aumento generalizado dos linfonodos, inicialmente submandibulares, pré-escapulares e axilares, progredindo para linfadenomegalia generalizada. Os sinais clínicos que o animal pode apresentar são: desconforto, apatia, febre, hiporexia e anorexia. O diagnóstico dos linfomas pode ser feito através de exames citológicos e histopatológicos. A quimioterapia é a forma terapêutica mais utilizada no tratamento dessa patologia e diferentes protocolos podem ser usados. O objetivo desse trabalho é relatar um caso de linfoma multicêntrico, em que mesmo com a abordagem terapêutica indicada, o animal veio a óbito. Conclui-se que mesmo utilizando o protocolo mais eficiente, o sucesso do tratamento pode não acontecer e o animal vir a óbito.
- Artigo / TCCOzonioterapia na linfangite ulcerativa em equino: relato de caso(2023) Nunes, Giulia de Freitas Costa; Vitória Ferreira de AlmeidaA ozonioterapia vem sendo muito utilizada em feridas infectadas por suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, através de sua bioestimulação, produzindo enzimas antioxidantes para neutralizar os radicais livres que são aumentados. O caso relatado, tem o objetivo de mostrar a importância de um tratamento integrativo utilizando o gás ozônio de maneira tópica, em um caso de linfangite ulcerativa que após uma compactação intestinal apresentou claudicação grau 1 em membros torácicos e aumento de temperatura nos quatro membros, sendo diagnosticada como laminite subaguda por conta dos efeitos da endotoxemia. Após tentativa apenas com tratamento convencional optou-se por integrar com a ozonioterapia e obteve-se resultado satisfatório. Pode-se concluir que todo o processo incluindo tempo, forma de aplicação e manejo da ferida associado ao tratamento com o gás ozônio, foi eficaz para o caso.
- Artigo / TCCPrevalência de piometra em campanhas de esterilização de cães e gatos (mutirão de castração)(2023) Cardoso, Larissa Gabrielle LimaOs principais motivos para que o tutor leve o animal a passar por uma esterilização são: prevenção de gestações indesejadas e prevenção de afecções reprodutivas. As campanhas de castração têm o objetivo principal de controle de natalidade sendo ofertadas a população de baixa renda, sendo assim são realizadas em animais hígidos e sem alterações a avaliação clínica geral previamente ao procedimento cirúrgico. Os exames laboratoriais são de suma importância, entretanto não são realizados em sua totalidade a fim de diminuir os custos e propagar a campanha. Esse estudo avaliou o número de casos de piometra em cadelas e gatas encontradas em trans operatório durante campanha, realizada no município de Apiaí –Sp no período de 17/12/2022 a 29/01/2023 e os dados coletados mostraram uma porcentagem de prevalência maior de piometra nas fêmeas felinas que passaram pela campanha.
- Artigo / TCCPúrpura hemorrágica em equinos: revisão de literatura(2023) Silva, Gabriella Beatriz de Araujo eAs doenças autoimunes em equinos são condições em que o sistema imunológico do animal ataca erroneamente suas próprias células e tecidos saudáveis, levando a uma série de manifestações clínicas. Essas condições podem afetar diferentes partes do corpo, como pele, articulações, músculos, órgãos internos e sistema nervoso. A púrpura hemorrágica é um exemplo desta condição e é causada por uma reação de hipersensibilidade à proteína do sangue. Esta doença afeta o sistema vascular do animal, resultando em hemorragias sob a pele e nas membranas mucosas. A doença é causada pela ruptura dos pequenos capilares devido à fragilidade dos mesmos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre o tema. Para tanto foram utilizados os seguintes descritores: púrpura hemorrágica, doenças vasculares, doenças circulatórias e respostas autoimunes nas seguintes bases de dados: livros, artigos, sites, revistas e casos clínicos. Após esta análise conseguiu concluir-se que, apesar de se ter informações suficientes para realização de um trabalho, a grande parte das publicações, e relatos de casos não estão atualizadas, incentivando assim os médicos veterinários a escreverem e publicarem seus casos e protocolos para futuras comparações acadêmicas.
- Monografia / TCCRetículo pericardite traumática em bovino de leite: relato de caso(2023) Leme, Andressa Gabrielle Silva; Louback, Dalton Macedo; Foltran, Gilberto De Bona; Pissinatti, LorenzoA retículo pericardite traumática ocorre geralmente através de lesão e perfuração do reticulo devido a ingestão de corpo estranho. Este pode estar presente na alimentação preparada dos animais, que possivelmente se soltam dos pneus dos tratores ou dos borrachões que são usados para cobrir as silagens. Esta patologia causa danos de grandes proporções ao animal, podendo gerar ou desencadear outras várias infecções e patologias, além de gerar uma perda econômica aos proprietários. O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de caso de reticulo pericardite traumática, diante da evolução do quadro o tratamento instituído não surtiu efeito sendo realizada a eutanásia e, posteriormente, a necropsia sendo dado o diagnóstico definitivo através dela, onde foi possível observar alterações macroscópicas, além do objeto pontiagudo no coração, caracterizando o quadro de reticulo pericardite traumática. Por ser uma patologia de difícil diagnóstico, geralmente a mesma só é identificada quando o animal se encontra em estágio avançado de sinais e sintomas, sendo utilizado com maior frequência a necropsia como diagnóstico confirmatório. É necessário que os profissionais compartilhem suas experiências sobre a temática, para que haja avanços nas produções de evidências sobre esta temática, e que mecanismos preventivos sejam socializados a fim de proporcionar melhores condições de manejo e evitar a ocorrência da doença.
- Artigo / TCCSalmonelose como potencial zoonose entre répteis mantidos como pets não convencionais e seres humanos(2023) Donida, LetíciaDiante da intensificação de proximidade entre pessoas e pets não convencionais nas últimas décadas, objetivou-se por meio desta revisão destacar o risco envolvendo a relação mais íntima entre esses animais e seus tutores, cada vez mais comum de se observar na rotina do médico veterinário. Contato direto que é capaz de resultar na transmissão de doenças potencialmente zoonóticas que podem ser desconhecidas pelos tutores, como é o caso do gênero da enterobactéria bacilo gram negativa Salmonella spp., comensal na microbiota do trato gastrointestinal da classe dos répteis (reptilia) em específico, classe animal considerada o principal reservatório da bactéria, que pode ser veiculada aos seres humanos pela água, alimentos de origem animal ou vegetal, contato direto com o réptil de companhia portador da bactéria, restos de alimentos no qual o animal teve acesso ou suas fezes presentes no ambiente. Quando transmitida aos seres humanos, a Salmonella spp. pode causar sinais clínicos mais leves e concentrados em parte enteral, como êmese e diarréia por exemplo, mas também evoluir para manifestações sistêmicas com febres persistentes, em casos mais graves meningites e de forma mais rara, febre tifóide, doença transmitida pela subespécie Salmonella typhimurium, sorovar que deriva da espécie Salmonella enterica. Apesar da salmonelose ser de notificação obrigatória, informa-se que ainda há grande subnotificação da doença ao Ministério da Saúde brasileiro, que afirma que entre os anos de 2016 e 2019 houve média de 9,5 óbitos causados por salmonelose por ano no Brasil. Para a realização dessa pesquisa foram usadas as bases de dados retiradas da revista Veterinária & Zootecnia além de dissertações de médicos veterinários residentes e mestrandos disponíveis ao acesso via google acadêmico. Conclui-se que a salmonelose possui potencial zoonótico mesmo que a transmissão não seja usual, sendo necessário uma sucessão de fatores como o animal portador estar eliminando quantidades significantes da bactéria e que o proprietário que tenha contato direto com o animal ou algum fômite carreador da Salmonella spp. esteja com sistema imune deficitário, só então é efetivada a infecção.
- Artigo / TCCValidação do manejo cat friendly: é possível?(2023) Scardovelli, Beatriz Valentim Tercette; Siqueira, Adrielle Roberta deO manejo Cat Friendly foi criado com a intenção de compreender a necessidade de um atendimento de excelência aos felinos para que se sintam mais à vontade ao expressar seu comportamento natural, reduzindo os níveis de estresse do animal, amenizando os riscos de possíveis acidentes durante o atendimento, visando um laço de confiança entre veterinário e tutor, porém são raros os trabalhos que demonstram esse benefício através de mensurações clínicas dos animais. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi comparar o manejo Cat Friendly com a abordagem tradicional para avaliar a eficácia do manejo diferenciado em diminuir sinais de estresse. Para tanto, foram avaliados os seguintes parâmetros: frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, pressão arterial e atitude durante a consulta. 14 prontuários de felinos foram avaliados, sendo 7 de uma clínica veterinária com manejo especializado e 7 de uma clínica com atendimento convencional. Foi avaliado e considerado a percepção dos profissionais acerca do assunto, foi realizada uma pesquisa com veterinários e estudantes durante um congresso focado em felinos domésticos. Não foram observadas diferenças nos parâmetros avaliados nos prontuários que valide a necessidade de utilização do manejo, já, segundo a pesquisa no congresso, os relatos apontam a redução do estresse e o medo nos felinos, aumentando a qualidade de atendimento e bem-estar do paciente e do proprietário. Conclui-se que os dados aqui avaliados não foram suficientes para validar o manejo Cat Friendly como alternativa a ser utilizada no atendimento de felinos, porém a prática é muito bem vista pelos profissionais que a adotam.