Dissertações e Teses
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Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Lima, Renata de"
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- DissertaçãoAvaliação da microbiota do solo em áreas com diferentes tipos de uso e ocupação(2018) Maria, Ivan deA diversidade de atividades nos solos vem demonstrando alterações e impactos cada vez mais frequentes, o manejo adequado e um processo eficaz de restauração ou recuperação se faz necessário para que haja o uso racional, equilibrado e sustentável sem comprometer as futuras funções. O presente estudo aborda a avalição da microbiota do solo em áreas com diferentes tipos de uso e ocupação e descreve a relação da paisagem, dos elementos químicos e microbiológicos que são responsáveis pelo ciclo de nitrogênio, as áreas em estudo estão localizadas no Centro de Estudos e Práticas Agrícolas, propriedade Fundação Dom Aguirre. Foram coletadas em campo amostras dos solos referentes a duas áreas de fragmentos florestais contendo espécies nativas, uma área com produção agrícola ativa, com o cultivar Milheto (Pennisetum glaucum) e outra com um pasto desativado e isolado. Através da comparação e avaliação das amostras do solo pode-se obter dados da relação entre as atividades e os elementos presentes de cada área. Os resultados das amostras da mata/espécies nativas apresentaram semelhanças e níveis equilibrados e aceitáveis em seus elementos para atributos florestais. Em relação a microbiota, ambas as amostras mantiveram resultados semelhantes para uma grande quantidade de microrganismos de alta fixação. Para a amostra da área de agricultura o resultado apresentou um desiquilíbrio dos elementos químicos, com base nos atributos anuais e apresentando baixa quantidade de microrganismos, sendo a maioria de nitrificantes. O destaque foi à amostra do pasto isolado e desativado, pois por se tratar de uma área com indícios da paisagem afetada, os elementos químicos apresentaram em seus resultados níveis aceitáveis para atributos pastagens e foi possível observar uma maior proporção de bactérias com genes Arch-Amoa responsável pela nitrificação, assim como uma maior proporção de genes de síntese de enzimas responsáveis pela fase 1 da denitrificação, o que não é comum em áreas com características de pressão. Para a definição dos níveis dos elementos químicos presentes nas amostras, foram utilizados como base o Boletim n° 2 (IAC), Níveis de fertilidade para interpretação de análise de solos para o estado de São Paulo. Quanto à avalição da microbiota via extração do DNA, a técnica demonstrou a possibilidade de utilizar uma ferramenta a mais de analise e que pode somar na interpretação sobre usos e pressões no solo e que pode auxiliar no processo da regeneração do mesmo. Após as interpretações das análises pode se alinhar os tipos das atividades que resultaram as amostras e compreender os elementos químicos e microbiológicos das áreas e assim descrever a relação do uso/ocupação com a qualidade ambiental do solo.
- DissertaçãoAvaliação de experimentos práticos para o ensino de ciências no ensino fundamental e montagem de caixa de proposta de atividades(2017) Alves, Aurea do NascimentoNas séries iniciais do Ensino Fundamental, conceitos científicos são apresentados durante o processo de ensino-aprendizagem. Quando ampliadas as oportunidades de conversação e argumentação durante as aulas de Ciências, também se incrementam os procedimentos de raciocínio e habilidade dos estudantes na compreensão dos temas propostos. Este trabalho teve como objetivo principal a busca, avaliação e montagem de experimentos práticos para serem utilizados nas aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a seleção e aplicação dos experimentos, realizou-se uma revisão bibliográfica voltada à utilização de experimentos e atividades lúdicas nas aulas de Ciências, análise do material didático e dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), seleção e teste dos experimentos, elaboração do manual de orientações e montagem da caixa de experimentos. No decorrer dos resultados, observou-se que o material didático segue as propostas e orientações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e diversas metodologias podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com os conteúdos apresentados para o ensino de Ciências, este trabalho idealizou três caixas de experimentos, que foram divididas por nível de ensino (2º ano, 3º ano, 4º e 5º ano) e um manual de orientações para cada uma das caixas, com o intuito de auxiliar o professor na execução dos experimentos propostos. A caixa modelo, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, contêm experimentos de fácil aplicação que podem ser realizados na própria sala de aula, sem a utilização de um laboratório. A partir da problemática apontada e avaliada por este trabalho, conclui-se que os subsídios necessários para aplicação de práticas durante as aulas de Ciências estão à disposição para consultas e o material didático apresenta orientações que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, diversificando as estratégias pedagógicas. A existência de orientações metodológicas e de diversos recursos não exclui a necessidade de um material facilitador, que auxilie o trabalho do professor na aplicação de atividades práticas nas aulas de Ciências. A montagem das caixas de experimentos pode contribuir como metodologia alternativa para as aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
- DissertaçãoAvaliação molecular de microrganismos isolados de grãos de kefir(2021) Martins, Carlos AlbertoA alimentação saudável é uma área que apresentou grande crescimento nos últimos anos, principalmente em relação à alimentação funcional, onde é possível destacar o consumo de kefir, um leite fermentado de sabor ligeiramente ácido, efervescente e de baixo teor alcoólico. Este fermentado é resultante da atividade metabólica dos microrganismos presentes nos seus grãos, uma mistura complexa e específica de bactérias e leveduras envolvidas por uma matriz de polissacarídeo. Tradicionalmente, as amostras de kefir são obtidas por doação ou vendas em pequenas porções, dentro de potes de vidro e/ou plástico e até mesmo enviadas pelo correio, os quais podem passar por alterações de temperatura durante o tempo de transporte. Após recebimento, os grãos são lavados e colocados para crescer em leite ou água dependendo do tipo de kefir, sendo o líquido resultante da fermentação consumido puro, batido com frutas ou sendo empregado como ingrediente de alguma receita. Em alguns períodos, por motivos de viagem, falta de tempo para cuidar do kefir ou desinteresse momentâneo no consumo, é possível levar porções de kefir ao congelamento, e posteriormente reiniciar a cultura. Nenhum controle de qualidade do produto é observado em nenhuma das etapas, o que resulta em uma produção irregular. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar amostras de kefir de leite e de água, provenientes das cidades de Sorocaba/SP e Ponta Grossa/PR, submetidas a alterações de aumento e diminuição de temperatura e simulação das condições de estocagem para transporte. No estudo foram realizadas análises moleculares quali/quantitativas, através da execução de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) simples e qPCR (PCR Real Time) utilizando primers específicos para as bactérias L. kefir, L. parakefir, L. kefiranofaciens, Firmicutes e Bacteroidetes, assim como a avaliação da capacidade antimicrobiana do fermentado, através de teste de disco difusão. Foi observado por PCR simples, a presença das bactérias estudadas em todas as amostras de kefir. Em relação a quantificação das bactérias L. kefir, Firmicutes e Bacteroidetes pode-se ressaltar que ocorreram variações conforme a condição a que as amostras foram submetidas. Porém, demonstraram uma retomada de equilíbrio ao longo do tempo quando comparada às amostras controle. Observou-se que amostras de Kefir de leite foram as que apresentaram maior variação em relação ao controle, mostrando que estas bactérias sofreram mais em relação a alteração do ambiente em relação às amostras de kefir de água que se mostraram mais estáveis. Logo, alterações bruscas podem levar a um desequilíbrio da comunidade, alterando a simbiose do grupo e por consequência interferindo na qualidade do produto. Os resultados mostraram que nenhuma amostra apresentou atividade antimicrobiana.
- DissertaçãoNanopartículas biogênicas de titânio baseadas em Bacillus velezensis AGVL-005: síntese, caracterização, toxicidade e potencial agrícola(2021) Ribeiro, Iron Amoreli de FigueiredoA utilização de bactérias na síntese biogênica de nanopartículas de titânio tem mostrado ser uma alternativa promissora para solução de gargalos da agricultura, isto se dá devido à gama de biomoléculas produzidas por estes agentes mediadores, junto ao potencial do apresentado pelo titânio. As nanopartículas biogênicas apresentam um recobrimento formado por estas biomoléculas, as quais proporcionam estabilização, mediação de tamanho e conferem ou amplificam sua atividade. Uma potencial aplicação de nanopartículas sintetizadas por agentes de controle biológico é o controle de fitopatógenos que atingem culturas agrícolas. O presente estudo teve por objetivo sintetizar nanopartículas de titânio e o sobrenadante de cultivo de Bacillus velezensis AGVL-005 e investigar sua atividade biológica para supressão de fungos fitopatogênicos in vitro e suas implicações toxicológicas. A síntese foi bem-sucedida utilizando titânio isopropóxido como percursor e o sobrenadante do cultivo bacteriano como agente redutor e estabilizante. As nanopartículas de titânio biossintetizadas (TiNP-BvS) foram investigadas quanto à suas características físico-químicas pelas técnicas de espalhamento dinâmico da luz (DLS) e rastreamento de nanopartículas (DLS), apresentando baixa polidispersão (PDI). As TiNP-BvS apresentaram atividade biológica, promovendo a inibição concentração-dependente do desenvolvimento micelial de Sclerotinia sclerotiorum, Rhizoctonia solani e Colletotrichum lindemuthianum, inibição da germinação e formação de novos escleródios de Sclerotinia sclerotiorum e controle da infecção de sementes de feijoeiro por Colletotrichum lindemuthianum. As nanopartículas não apresentaram efeito genotóxico e fitotóxico significativo e impacto negativo significativo nas enzimas do solo, entretanto, efeitos citotóxicos em linhagens celulares V79 foram reportados. Em suma, as nanopartículas de titânio sintetizadas utilizando B. velezensis AGVL-005 foram capazes de inibir o desenvolvimento de fitopatógenos de alta relevância econômica. O recobrimento das nanopartículas exerce um papel importante nos aspectos físico-químicos e na atividade biológica das TiNP-BvS, entretanto, este precisa ser investigado com maior profundidade. Os resultados são promissores, principalmente, no que tange ao vislumbre de novas vias de síntese biogênica de nanopartículas, e aplicação das mesmas para o desenvolvimento de uma agricultura mais eficaz e sustentável.