Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Arouca, Lucila Schwantes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA evasão escolar na rota de suas possíveis causas e na busca de soluções(1999) Digiampietri, Edson AntonioEste trabalho pretende (re)estudar a evasão escolar, problema antigo persistent em nosso sistema educacional. Embora a maioria dos estudos sobre o abandono escolar tenha sido feita em nivel da primeira série da antiga escola primária e depois da escola de primeiro grau, aqui a questão é analisada como um todo, destacando-se a sua ocorrência da quinta oitava série do atual ensino fundamental Considera-se como evadido aluno que abandona os estudos no decorrer do período letivo também aquele que, mesmo tendo concluido uma série. não mais retorna ou fica afastado por um mais Na primeira parte apresentam-se números sobre promoção, retenção evasão para que se possa ter uma visão geral do tema em análise. Na segunda parte citam-se artigos da Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases e do Estatuto da Criança do Adolescente que se relacionam com assunto. Na terceira parte mostram-se causas que normalmente têm sido apontadas como as que levam os alunos abandonarem seus estudos. Na quarta parte revelam-se os resultados obtidos da pesquisa que o autor realizou com pessoas que abandonaram os estudos. Na quinta parte, analisam-se ações que tem sido desencadeadas na tentativa de solucionar o problema. Ao término de cada divisão oferece-se uma conclusão parcial referente às averiguações ali realizadas. Na conclusão final, resgatam-se conclusões parciais e procura-se destacar os aspectos mais relevantes.
- DissertaçãoEducação e valores: um compromisso ético(2005) Colombo, Eloisa Gonçalves dos SantosEducar supõe opções valorativas e compromisso ético. Uma proposta educativa que vise à liberdade e à integralidade da pessoa pode resgatar a dignidade e o valor dos seres humanos nela envolvidos, além de contextualizar a educação no seu cotidiano e nas diferentes realidades em que essa acontece. A ação educativa abarca não só a informação e a formação, mas, através dessas, deve favorecer a promoção da pessoa, no que tange as perguntas de sua existência e constituição humana. Utilizando dois itinerários, a abordagem teórica e a pesquisa qualitativa, a autora do presente trabalho, procurou analisar a relação educativa pautada na eleição de valores e vivência do sentido de vida, presentes nas atitudes de educadores e educandos. Para tanto, baseou-se na definição do conceito de homem, como o ser capaz de desenvolver valores e transcender seus limites em direção à realização plena de sua vida, através dos estudos de Viktor Frankl. Como método propiciador dessa busca ontológica, foi utilizado o trabalho de Paulo Freire. O objetivo final deste processo fundamenta-se nos estudos de Victor Garcia Hoz, que afirma ser a educação um instrumento para que o homem atinja a alegria, devendo ser essa a base de toda e qualquer atitude educativa. A pesquisa de campo teve por objeto de estudo alunos do Magistério do ensino público de Sorocaba. Através do emprego da entrevista semi-estruturada, desenvolveu-se o levantamento das categorias e análise dos temas, ampliando a visão do presente trabalho para outros tópicos relacionados com a educação, tais como família, relação teoria e prática e repercussão da escolha profissional. A importância do encontro entre educador e educando e a sua valorização como possibilidade de desenvolvimento integral da pessoa, inclusive a característica comunitária que a constitui, foi identificada nas conclusões do presente estudo, confirmando a indagação inicial sobre a relação entre processo educativo, valores e vivência do sentido de vida.