Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Carvalho, Marta Maria Chagas de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA escola profissional mixta de Sorocaba: uma contribuição para o estudo de seus alunos e grade curricular (1929-1942)(2007) Garcia, José RobertoEsta pesquisa tem como objetivo fornecer subsídios para entender a origem, a instalação, a evolução e as mudanças ocorridas no ensino de uma das oito escolas profissionais mais antigas do estado de São Paulo - a Escola Profissional Mixta de Sorocaba - durante o período de 1929-1942. O trabalho não pretendeu estudar exaustivamente a instituição, limitando-se a priorizar dois aspectos: (a) identificar a origem do alunado da instituição, e, o perfil ocupacional dos responsáveis pelos alunos; e, (b) caracterizar os cursos realizados no período escolhido. A periodização estipulada - 1929-1942 - abrange desde o início de funcionamento da instituição e se estende até o surgimento, e a equiparação da instituição, de uma nova organização para o ensino profissional no pais, organização essa promovida pelo Decreto-Lei Federal número 4.073, de 30/01/1942, que promulgou a "Lei Orgânica do Ensino Industrial", buscando-se entender que trabalhador estava sendo formado pela instituição. Para o desenvolvimento deste trabalho foram efetuadas consultas periódicas aos arquivos históricos existentes no acervo disponibilizado pelo Centro de Memória da instituição. Dentre os documentos pesquisados destacam-se os diários oficiais; os livros de registros de matrículas; os boletins; os livros dos diplomados. A análise das 8.476 matrículas efetuadas durante o período analisado revela que 90% dos alunos não concluíam os cursos, motivados pela necessidade do trabalho e oferta de empregos existentes, principalmente disponibilizados pela ferrovia. Mesmo após o ano de 1934, com a introdução do curso "Vocacional", o número de concluintes não aumentou. Do total de matrículas, 65% eram do sexo masculino e 57,5% estudavam no período diurno; do total de diplomados, 61% eram deste mesmo sexo. Com relação à origem dos alunos, 86% moravam em Sorocaba e mais de 6,5% vinham de outras cidades demonstrando a penetração regional conseguida pela instituição; o Centro da cidade era o maior fomecedor de alunos com45,2%, Além Linha forneceu 23,8% e Além Ponte 13% dos matriculados. Com relação à nacionalidade dos responsáveis pelos alunos e alunas, os brasileiros representaram, respectivamente, 62% e 57,3%, seguidos pelos italianos, com 15,7% e 17,6%, espanhóis, com 6,4% e 9%, portugueses, com 4,3% e 6,2%, sírios, com 1,6% e 3,3%, e, para a seção masculina, 1,2% eram alemães. Sobre o perfil ocupacional dos responsáveis pelas alunas da instituição, foram declaradas 106 profissões diferentes. As primeiras 20 profissões concentram acima de 85% das matrículas efetuadas, ou seja, 2.322 matrículas. Com relação aos alunos, os responsáveis declararam 123 profissões diferentes. As primeiras 16 profissões concentram 85% das matrículas efetuadas, ou seja, 4.657 matrículas. Com relação à caracterização dos cursos, um aspecto revelador diz respeito à pouca importância dada às disciplinas de cunho geral ou teórica. Percebeu-se, para os cursos noturnos masculinos e femininos, que as disciplinas teóricas não tinham avaliação alguma, sugerindo que as aulas eram estritamente práticas, enfatizando à área de trabalho escolhida. Observou-se, também, que no processo de ensino-aprendizagem a instituição fez uso das séries metódicas, fornecendo aos alunos folhas de instrução que continham etapas, modelos e medidas de como desenvolver as tarefas solicitadas.
- DissertaçãoEE Cel. Fernando Prestes: arquivo permanente, memória e história(2007) Silva, Maria Cristina daPela própria dinâmica da escola, a Secretaria produz diariamente uma infinidade de registros sobre a vida acadêmica e profissional dos professores, na forma de históricos escolares, fichas de acompanhamento individual, livros de atas diversos, folhas de pagamentos, diários de classe, etc. esses documentos precisam ser organizados e catalogados. Este trabalho se propõe a organizar o acervo documental da EE Cel. Fernando Prestes e produzir um inventário informatizado destes documentos.
- DissertaçãoGrupo escolar e espaço arquitetônico: um estudo sobre os dispositivos materiais de produção da escola graduada (1893-1917)(2007) Araújo Júnior, Mozart deEsse trabalho tem o intuito de estudar a construção dos Grupos Escolares na cidade de São Paulo entre 1893 e 1917, período esse identificado pela construção de quatro edifícios escolhidos para essa analise e que encontra-se inserido ao período da Primeira República do Brasil. Tendo esse período como limite devemos observar dentro do panorama da cidade e investigar a concepção arquitetônica e propostas pedagógicas, com isso entender como era conceber um edifício escolar obedecendo as prescrições dos Códigos Sanitários, Regimentos Internos das escolas Publicas, Código de Posturas da Cidade de São Paulo e as algumas questões pedagógicas. Entender a implantação e localização do edifício dentro da malha urbana através da sua localização nos mapas da cidade. Conhecer os bairros onde os edifícios estavam implantados e a que população ele atendia. Analisar o projeto do edifício escolar dentro de cada espaço determinado no projeto contrapondo com a legislação do período e teorias pedagógicas.
- DissertaçãoMemórias e histórias de ex-professoras do Grupo Escolar "Antonio Padilha" (1952-1990)(2005) Meira, Regina de FátimaEste trabalho é o relato das memórias e histórias de ex-professoras primárias do Grupo Escolar Antonio Padilha da cidade de Sorocaba, no período de 1952 a 1990. Usou-se o método da história oral, da análise de documentos, imagens e o que foi publicado na mídia, acerca do período relatado para que a trajetória dessas vidas fosse montada. A transcriação foi a metodologia usada para trabalhar os relatos da vida escolar e pessoal das interlocutoras dessa história. Buscou-se a prática de sala de aula, a formação escolar dessas ex-professoras, bem como o relacionamento entre elas, o diretor, a escola e a comunidade. No decorrer dos relatos, surgem as mudanças na legislação educacional e os medos e anseios que esse novo acarretou. Foi relevante o discurso de cada interlocutora para análise das práticas escolares nesse recorte temporal, bem como das fotografias que mostraram o tempo que nunca foi esquecido.