Pós-Graduação Stricto Sensu
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Navegando Pós-Graduação Stricto Sensu por Orientador "Aragão, Rosália Maria Ribeiro de"
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- DissertaçãoA informática na educação: realidades, amplitudes, necessidades e resistências(1999) Lima, Santo Rei de AlmeidaA informática, hoje, já está inserida nas atividades cotidianas de vários países. A sua utilização não se restringe apenas a fins bélicos, comerciais ou industriais como no início, mas, atinge a todas as áreas do conhecimento como um instrumento eficaz e agilizador de procedimentos, rotinas, operações, diagnósticos, etc... A forma como ela está sendo divulgada, ao nosso modo de ver, desperta o interesse quase que de imediato nas pessoas, independente de sexo ou idade, em conhecê-la, entendê-la, e sobretudo, praticá-la, objetivando com isso conseguir o seu domínio e tratando-a como um elemento fundamental para a sobrevivência tecnológica da sociedade. Como ela pode ser aplicada em todas as áreas, despertou então, uma preocupação e necessidade dos responsáveis pela educação em dotar seus estabelecimentos de ensino, com esta moderna tecnologia, de forma que seus educandos possam usufruir dos benefícios desta poderosa ferramenta tecnológica'. Desta forma, procuraremos, neste trabalho, demonstrar os resultados, em termos investigativos, de um estudo de caso realizado numa escola privada, em classes do primeiro grau, onde a informática já está sendo utilizada como elemento auxiliar nos processos educativos.
- DissertaçãoAs questões da informática são resolvidas com pura técnica ... ou não ?: dificuldades de ensino e de aprendizagem(1999) Munhoz, Levi RodriguesNos cursos de Análise de Sistemas e Tecnologia em Processamento de Dados são formados profissionais, preferencialmente, para atuar desenvolvimento de sistemas para as áreas burocráticas das empresas, como Contabilidade, Vendas, Custos, Controle de Produção, etc. Nesta dissertação procuro estudar os problemas que podem ser empecilhos tanto a prática de ensino do docente quanto ao aprendizado dos estudantes em sala de aula, quando o assunto é linguagem e técnicas de programação e indicar alguns caminhos que tornem esse processo mais eficiente e menos traumático. O foco está nos estudantes dos cursos de Análise de Sistemas e Tecnologia em Processamento de Dados, apesar de entender que muitos dos conceitos, a respeito de educação de informática aqui tratados, sejam de interesse de professores e alunos de outros cursos. Tomo como referencial quadros teóricos relativos aos processos de ensino-aprendizagem-conhecimento, bem como resultados de experiências no ensino desse assunto em mais de 12 anos de atividade docente em entidades de 3ª grau, procurando apontar erros e acertos (mais erros que acertos). Quando ao método de pesquisa posso dizer que foram feitas entrevistas com professores das faculdades: Fatec, Prudente de Moraes, Objetivo e Uniso e alunos das faculdades Prudente de Moraes e Uniso das cidades de Itu e Sorocaba, sendo dada principal atenção à minha própria prática docente através de pesquisa qualitativa. A escolha dos 4 professores recaiu: sobre os que, em curso de Mestrado ou lato sensu, tiveram disciplinas relacionadas com didática e que os fez refletir suas práticas; ministram a disciplina de Linguagem e Técnicas de Programação há mais de 4 anos e atuam em mais de uma faculdade. O perfil dos 5 alunos entrevistados é o seguinte: Item Cursou a disciplina 2 sim 3 em curso Foi aprovado na primeira vez 2 sim 2 não Aproveitamento 3 sem dificuldade 2 com dificuldade É feito diálogo com autores que tem voltado suas pesquisas para a tríade ensino/aprendizagem/conhecimento, mais especificamente no ensino de linguagens de programação, procurando enfocar formas pelas quais o conhecimento pode ser ensinado Os referenciais teóricos foram dentre outros: Pesquisa Ação, Conceitos e Conteúdos, Auto conceito e Auto estima, ajuda pedagógica e tipos de abordagem, profunda e superficial. Para escrever esta dissertação, usei uma metodologia narrativa (Larrosa, Arnaus, Ferrer, de Lara, Connelly, Clandinin e Greene, 1995). Esses elementos foram usados para analisar os conflitos no ensino e aprendizagem dessa matéria. Ao final, que método devemos adotar para ensinar e o aluno realmente aprender? Qual será a fórmula? Numa primeira parte procuro situar o problema no tempo e no espaço, fazendo uma breve explanação sobre a história da informática, passado, presente e arriscando algumas previsões para o futuro e apontando em que situações se aplica o uso de programação de computadores. Neste ponto também procuro fazer uma explanação sobre os conteúdos tratados e a forma como são tratados. Na segunda parte analiso os dados coletados de alunos e de outros professores desta área e referenciais teórico-etodológicos que auxiliem docentes e estudantes no trabalho de ensino e aprendizagem das questões relativas informática.
- DissertaçãoBuscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP(1998) Mebius, Sonia Maria Castricini BiscacioCompreendendo a complexidade do ato pedagógico, a autora procurou argumentar em favor de um processo de educação/formação continuada/permanente para professores. Como o educador de jovens e adultos não é preparado para essa atividade nem no Magistério (Ensino Médio) e nem na Graduação, é que esse processo torna-se enfaticamente indispensável. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a ação de professores/educadores de jovens e adultos que atuam e/ou atuaram num Curso Supletivo da Rede Municipal de Sorocaba/SP, para buscar compreender o processo de educação/formação continuada/permanente de que participam e/ou participaram e a forma pela qual tal processo contribui e/ou contribuiu para a construção da trajetória desses profissionais. Das observações e conclusões que emergiram ao longo desta pesquisa a autora buscou também explicitar características desse processo de formação para que efetivamente, possa contribuir para profissionalização de educadores de jovens e adultos. A análise dos dados revelou que os professores pesquisados valorizam os espaços de construção coletiva da profissão docente desde que esse processo tenha como tônica principal, a troca de experiência e seja conduzido de forma a propiciar-lhes uma ação pedagógica diferenciada.