Pós-Graduação Stricto Sensu
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Navegando Pós-Graduação Stricto Sensu por Orientador "Aranha, Norberto"
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- DissertaçãoA indústria 4.0 e as mudanças na formação de tecnólogos: implantação do curso superior de tecnologia em manufatura avançada na FATEC José Crespo Gonzales – FATEC Sorocaba-SP(2021) Rampim Filho, NelsonA Quarta Revolução Industrial foi um termo cunhado por Schwab (2016) para sinalizar como a nossa sociedade tende a convergir as tecnologias dos mundos digital, físico e biológico, de modo que não existam mais limites entre os setores e agentes do mundo que hoje conhecemos. Diante dessa que tem sido chamada de Quarta Revolução Industrial, atualmente em desenvolvimento, as instituições de ensino possuem o desafio de preparar os seus alunos para o mercado de trabalho e para o contexto da Indústria 4.0. Isso posto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a implantação do Curso de Tecnologia em Manufatura Avançada da Fatec José Crespo Gonzales em Sorocaba-SP, a partir da perspectiva dos alunos e dos professores desse curso. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa tiveram caráter exploratório, com estudo de caso que envolveu questionários aplicados aos alunos e professores, aliados a levantamento bibliográfico. Os principais resultados apontam para conhecimentos que podem contribuir para identificar possibilidades de aproximação entre as instituições de ensino, em seus planejamentos para atender às novas demandas do mercado de trabalho, e os processos produtivos relativos a inovações tecnológicas, apontando, assim, possíveis aplicações didáticas para a área do ensino.
- DissertaçãoDesenvolvimento de dispositivo portátil para irradiação extravascular a laser do sangue: elib device(2019) Vieira, Luiz FernandoO laser é uma fonte de luz coerente, colimada, monocromática e de polarização uniforme. Na medicina há a interação da radiação laser com os tecidos biológicos com fins diagnósticos ou terapêuticos. As variáveis fundamentais dessa interação são comprimento de onda, densidade de potência e tempo de exposição. A terapia ILIB estimula as células sanguíneas com a irradiação do laser, proporcionando benefícios ao sistema imunológico, a microcirculação sanguínea e alívio de dores e inflamações. O objetivo do trabalho é desenvolver um equipamento eletrônico portátil capaz de realizar o ILIB de forma tópica. Este projeto não inclui testes em pessoas ou animais. Este trabalho faz a revisão bibliográfica mostrando a natureza da luz e do laser. Em seguida, trata das interações do laser com os tecidos biológicos e apresenta a laserterapia ILIB e suas ações ao organismo. A partir dessas informações, demonstram-se todas as fases de elaboração do protótipo. Faz-se a verificação do funcionamento do protótipo construído e suas características, demonstrando que essas atendem às exigências preestabelecidas para a laserterapia em questão.
- DissertaçãoEducação tradicional para a digital: um recorte do ensino público estadual no município de Sorocaba-SP(2022) Rodrigues, Paulo HenriqueA vida em sociedade é permeada pela tecnologia desde o princípio dos tempos. No que diz respeito à transformação da sociedade e das suas tecnologias, é imprescindível citar a atual, que se desenvolveu em torno de tecnologias atuando não apenas na vida profissional dos cidadãos, como também na vida pessoal, digitalizando processos e automatizando tarefas. Essa transformação leva à necessidade de mão de obra altamente qualificada, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho. E para suprir essa necessidade, é importante que a Educação esteja preparada para acompanhar os novos paradigmas que são apresentados, pois é ela que formará o cidadão atuante nesse novo mundo que se descortina. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo mapear as condições estruturais e ferramentais, assim como as formações técnicas e pedagógicas de professores do componente curricular “Tecnologia e Inovação” de escolas públicas estaduais do município de Sorocaba-SP. O estudo foi realizado a partir da coleta de dados feita por questionários para o público citado após palestra de formação desenvolvida para ele. Essa palestra teve como tema o desenvolvimento da sociedade que se transforma a cada geração, trazendo evoluções e fazendo a progressão da própria história humana. Assim, foi apresentada a evolução da sociedade, lançando as bases da transição para a Sociedade 5.0. Os dados coletados foram baseados em questões acerca dos conhecimentos e uso de dispositivos ligados à tecnologia e aos temas desenvolvidos nas aulas das escolas, infraestrutura tecnológica dentro das unidades escolares e da residência dos entrevistados, como eles se atualizam em relação à tecnologia, a visão que possuem em relação ao futuro para a área tecnológica e para a sociedade em geral. Como resultado da pesquisa constatou-se que está havendo uma preocupação por parte desses professores no que diz respeito à tecnologia e o seu futuro na sociedade. Eles demonstraram interesse em conhecer cada vez mais novas plataformas, aliando isso à sua vida profissional, sabendo da necessidade do uso da tecnologia por parte de seus alunos e têm estudado cada vez mais para inseri-la em suas aulas.
- DissertaçãoEnsino de programação com uso de realidade aumentada(2021) Daniel, Adriano EliasAprender a programar é essencial para o estudante da área de tecnologia da informação, pois os principais cargos oferecidos por empresas da área, impõem esta habilidade como pré-requisito. Posto isso, levando em consideração a importância de tal habilidade, esse estudo apresenta o seguinte problema: muitos alunos possuem dificuldade para aprender os conceitos de programação de computadores. Nesse sentido, apresenta-se a seguinte questão norteadora desse estudo: “Como despertar o interesse e facilitar o aprendizado de programação dos alunos envolvidos nessa disciplina?”. Dessa forma, tem-se a hipótese em que “a tecnologia Realidade Aumentada pode ser utilizada no processo de ensino e aprendizado para facilitar a compreensão de conceitos de programação”. Assim, apresenta-se a seguinte justificativa: a utilização de abordagens de ensino de programação utilizando ferramentas tais como: Pseudocódigo, VisuAlg e linguagens clássicas de programação, como C e C++, podem deixar o processo de aprendizado moroso. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral identificar uma proposta de ensino de programação baseada na tecnologia de realidade aumentada, dividido nos seguintes objetivos específicos: analisar as abordagens de ensino de programação e as ferramentas de programação que implementam a realidade aumentada (Scratch e CoSpaces Edu), propor uma nova forma de introduzir a disciplina “Programação de Computadores”, apresentar e escolher uma metodologia ativa para ser aplicada no método de ensino, avaliar a motivação do aluno frente ao método aplicado com tecnologia de RA; avaliar o desempenho do aluno nas atividades propostas na aplicação do método com a Tecnologia RA. Assim, utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória. Esse estudo foi conduzido na Universidade de Sorocaba junto à turma da disciplina “Programação para Internet” do terceiro semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O método de ensino foi aplicado em 3 etapas e em cada etapa foi apresentada uma atividade avaliativa de acordo com o nível do conteúdo trabalhado, além disso, foram aplicados 2 questionários, sendo o primeiro na etapa 1 e o segundo na etapa final. Para isso, utilizou-se os seguintes recursos: foi escolhida como plataforma base, o CoSpaces Edu, além disso, as ferramentas Google Meet para as reuniões virtuais, 1 computador com internet banda larga para cada aluno, 1 dispositivo móvel (Tablet ou Smartphone) com o App CoSpaces Edu instalado para gerar o ambiente RA e o software Microsoft Forms para elaboração dos questionários. Analisou-se os resultados dos questionários e das atividades desenvolvidas, e observou-se que de forma geral, os participantes obtiveram um bom desempenho nas atividades propostas; além disso, a proposta de ensino foi avaliada de 0 a 5 e recebeu dos alunos a nota 4,6. Ainda, pode-se afirmar que o método aplicado utilizou apenas a ferramenta CoSpaces Edu para trabalhar o conteúdo de programação e aplicação de atividades, sendo assim, não houve comparação com outras abordagens. Dessa forma, verificou-se que o método de ensino apresentou resultados satisfatórios e deixa como contribuição mais um instrumento para auxiliar o processo de ensino e aprendizado de programação.
- DissertaçãoEnsino híbrido em aulas de física: um estudo de caso no Instituto Federal de São Paulo da cidade de Itapetininga(2020) Brito, Denise MinozzoTendo em vista a verificação de práticas pedagógicas e de novos métodos de ensino especialmente os métodos que estimulam o estudante a ser mais ativo, a presente dissertação descreve um estudo de caso com o modelo híbrido, uma combinação em que as aulas presenciais complementaram a parte à distância, on-line, com os conteúdos antecipados às aulas presenciais. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto do ensino híbrido em aulas no componente curricular Física Aplicada do curso técnico em mecânica do IFSP da cidade de Itapetininga no segundo semestre de 2018. Estão descritas as ações realizadas nesta proposta metodológica, as tecnologias utilizadas, dispositivos eletrônicos, a plataforma educacional, questões de aceitação dos estudantes relativas às explicações de conteúdo curricular por meio de videoaulas que incluíram a tradução para língua dos sinais. O estudo analisou as respostas obtidas por questionário e confrontou com a literatura existente. Os estudantes demonstraram a falta do hábito de estudar os conteúdos antecipadamente, mas aprovaram o novo método, apesar de habituados com um professor fisicamente presente. Houve descontinuidade do método neste curso por alguns fatores limitantes.
- DissertaçãoInfluência dos distúrbios harmônicos no fator de potência(2020) Ribeiro, Ernesto LuizO aumento da utilização de equipamentos eletrônicos pelas indústrias, traz, ao sistema elétrico, condições indesejadas, conhecidas como distúrbios elétricos. Esses distúrbios alteram as condições da qualidade da energia elétrica. Como a incidência harmônica é um distúrbio presente nas instalações, deve-se considerá-lo nas análises efetuadas nas instalações. Este estudo visa a demonstrar que o fator de potência de uma instalação industrial, pode ser afetado pela incidência de harmônicas ímpares, pois a reatância de carga varia diretamente com a frequência. A compreensão desses distúrbios, sua constatação através de análises no sistema, podem propor, a reavaliação do método utilizado para correção do fator de potência. A melhoria do fator de potência aumenta a capacidade de eficiência energética nas instalações, reduzindo o seu consumo. Foram realizadas medições de potências, tensões e correntes, dentro do ambiente harmônico. Com a análise dos resultados, pode-se constatar a influência do distúrbio harmônico no fator de potência. Os resultados obtidos neste estudo servem como uma sugestão analítica a um dos fatores, que levam a “falhas” não implícitas, nos sistemas elétricos.
- DissertaçãoMetodologias ativas de ensino e taxonomia de Bloom revisada aplicadas no ensino de física moderna(2019) Santos, Graziele BezerraSegundo os documentos oficiais da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e das Diretrizes Curriculares de Engenharia do Ministério da Educação (MEC), é esperado do egresso de engenharia um profissional com perfil dinâmico e sintonizado com a evolução tecnológica. Neste sentido, duas questões têm sido discutidas nesses documentos oficiais: a mudança no processo de ensino e aprendizagem; e a importância da física moderna nos currículos de engenharia. Isto tem levado pesquisadores e professores a discutirem sobre novas metodologias de ensino e buscarem recursos tecnológicos que auxiliem nas aulas. Refletindo sobre esses pontos, uma questão a ser colocada é: “como auxiliar o professor a planejar suas aulas de modo a torná-las mais dinâmicas utilizando a tecnologia? ” Para responder a esta pergunta, este trabalho tem como objetivo apresentar as metodologias ativas de ensino e Taxonomia de Bloom revisada, junto a outras ferramentas e recursos tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor durante suas aulas, criando um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e autônomo para os estudantes. As metodologias ativas abordadas são Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Peer Instruction, Just time Teacher, Sala de Aula Invertida, Problematização e Aprendizagem Baseada em Projetos. Para a organização dos conceitos é apresentado o Mapa Conceitual, utilizado na preparação de aula pelo docente, e nos estudos prévios e subsequentes pelos discentes. Todo o trabalho tem como pano de fundo a física moderna, sendo que as questões aqui tratadas sobre esta área da física são classificadas segundo a Taxonomia de Bloom revisada, facilitando deste modo a aplicação dos exercícios de acordo com o nível cognitivo em que os alunos se encontram. Com isso foi possível desenvolver neste trabalho um material de apoio ao professor (um plano de aula e um banco de questões sobre física moderna), abordando todos esses temas referentes ao processo de ensino e aprendizagem.
- DissertaçãoParceria universidade-empresa: estudo de caso Uniso-Walter do Brasil no ensino e aprendizado de engenharia(2019) Belchior, AlexandreEste trabalho apresenta uma descrição da parceria firmada entre a Universidade de Sorocaba - Uniso e a empresa Walter do Brasil, no compartilhamento do espaço industrial para realização de atividades práticas relacionadas aos componentes curriculares dos cursos de engenharia com foco na indústria metal mecânica. Segundo o que se observa na literatura boa parte das parcerias entre as universidades e empresas apresentam características voltadas para as áreas de pesquisa científica, desenvolvimento de produtos e soluções de problemas. No caso da parceria UnisoWalter do Brasil, o foco é a melhoria do ensino de engenharia da universidade. O objetivo deste trabalho foi, portanto, analisar essa parceria através da opinião dos estudantes, professores da Uniso e funcionários da Walter em relação as atividades realizadas dentro da empresa. A metodologia utilizada foi através de pesquisa baseada na escala de Likert, onde utilizou-se questionários pontuando vários aspectos envolvidos no processo. Com o resultado dessa análise foi possível identificar aspectos positivos e negativos sobre esta parceria, como também apontar possíveis dificuldades encontradas no uso do espaço cedido pela empresa. Por fim, essa parceria viabilizou a doação de equipamentos para desenvolvimento de um novo laboratório dentro da universidade.
- DissertaçãoPerícias em telecomunicações(2017) Barros Junior, Onei deO julgamento é o exercício de filosofia na ânsia de buscar a verdade do saber. As telecomunicações como atividade de engenharia têm como princípio, abstração e modelagem complexa. Nos litígios que envolvem questões relacionadas às telecomunicações há certa confusão quando a tentativa é caracterizar o que é Serviço de Telecomunicações e o que é Serviço de Informação. Via revisão bibliográfica e análise legal, este texto lança um pouco de luz sobre o tema, ao apresentar como acontece a atividade de perícia em telecomunicações e esclarece equívocos no seu exercício. Para discutir o tema, o trabalho foi dividido em oito capítulos, onde serão abordadas a história da perícia e a atividade do perito; os aspectos históricos das telecomunicações no Brasil até o comportamento regulatório atual; a base técnica mínima para o estudo ou perícias via ondas radioelétricas das telecomunicações; o contexto nas perícias em telecomunicações; o mercado de trabalho. E, finalizando, estudos de casos para fins de elucidar equívocos comuns que ocorrem no entendimento das telecomunicações: as questões que envolvem as diversas competências profissionais para o exercício legal da engenharia e os conflitos entre as carreiras de telecomunicações com das tecnologias da informação.
- DissertaçãoProdução e caracterização de tinta condutora a base de polianilina e nanopartículas metálicas(2021) Baldo, Denicezar AngeloINTRODUÇÃO: A Polianilina (PANI) tem atraído a atenção da comunidade cientifica devido às suas características condutoras. Em sua fase condutora este material encontra-se insolúvel, no entanto, o uso de tecnologias recentes faz com que seja promissora a possibilidade de torná-la solúvel, sendo assim utilizável para novas aplicações. OBJETIVOS: O presente projeto visa a síntese da PANI dispersa em uma solução aquosa em conjunto com nanopartículas bimetálicas (prata e ouro), em comparação com as misturas de PANI com nanopartículas de ouro ou prata para utilização como tinta condutora. MÉTODOS: A síntese da PANI foi realizada em conjunto com as nanopartículas metálicas em baixa temperatura (10 ºC), permitindo uma maior integração da PANI com as nanopartículas. Foi realizada a caracterização física e química das amostras obtidas neste estudo. RESULTADOS: O método utilizado resultou em um aumento na quantidade de PANI gerada quando sintetizada com as nanopartículas metálicas. As nanopartículas metálicas apresentaram tamanhos entre 16,61 nm e 22,48 nm, o que permitiu uma maior integração com a PANI; seus níveis de polidispersidade foram 0,306 e 0,311, permitindo uma boa homogeneidade das amostras. Os valores de potencial zeta das nanopartículas metálicas foram elevados, indicando um certo nível de instabilidade das ligações de hidrogênio, porém isso se torna útil visto que o meio que a PANI se encontra oxidada é com ligações de hidrogênio. As análises de microscopia ótica mostraram que todas as PANIs apresentaram boa percolação visual, sendo a amostra de PANI-BIM (PANI com nanopartículas bimetálicas) a que teve melhor resultado. Os resultados de UVVis podem indicar que a interação das nanopartículas metálicas melhorou a síntese da PANI, o que resultou em uma maior produção de PANI ao final do processo. A voltametria cíclica mostrou que a interação da PANI com as nanopartículas metálicas melhora a densidade de cargas, sendo que a PANI-BIM apresentou o melhor resultado. Todas as medidas de voltametria apresentaram bons índices de oxidação e densidade de corrente, sendo o melhor resultado para a PANI-BIM. As análises de MEV e EDS confirmaram a boa percolação das amostras, bem como a presença das nanopartículas metálicas dispersas nas amostras. CONCLUSÃO: Os métodos de síntese utilizados garantiram a produção de soluções estáveis de PANI com nanopartículas metálicas, o que resultou em amostras com boa condutividade elétrica após sua secagem. As soluções foram de fácil aplicação sobre superfícies como acrílico e placa de circuito impresso comercial. A mistura adequada de nanopartículas de prata e ouro, dispersas na PANI, foram fundamentais para gerar uma tinta condutora com potencial para aplicações tecnológicas.
- DissertaçãoProjeto de sensor de pressão cerâmico a filme espesso(2016) Corrêa, OsvaldoINTRODUÇÃO: O mercado global de sensores piezo resistivos atingiu em 2014 o valor de US$ 1,82 bilhões. Essa demanda é atribuída ao aumento da produção veicular e médica global, mercados cativos deste tipo de tecnologia. Desse total US$ 1,69 bilhões correspondem ao mercado automotivo, o que equivale a 92,86% do mercado global atual. Particularmente no setor automotivo, o controle da pressão sobre o sistema de lubrificação do motor é um ponto importante a ser investido. Dentro desse contexto a tecnologia de filme espesso, que tem como base o processo de serigrafia convencional, exigindo um baixo investimento em máquinas e equipamentos para o setor produtivo, mostra-se como alternativa ideal para aplicação automotiva em que ocorrem alterações frequentes nos produtos. OBJETIVO: Desenvolver um transdutor de pressão sobre substrato de alumina, utilizando pasta condutora de prata-paládio (AgPd), proporcionando uma redução de custo no produto final. MATERIAIS E MÉTODOS: Neste trabalho foi desenvolvido um sensor de pressão sobre substrato de alumina, com vias condutoras de prata-paládio (AgPd) e piezoresistores de óxido de rutênio (RuO2) utilizando a tecnologia de filme espesso. Foram realizadas medidas dimensionais, verificada a linearidade da resposta de pressão-tensão, TCO e TCR. O transdutor foi submetido a um intenso teste de fadiga sob as seguintes condições: frequência de 1 Hz, sendo 0,65 s ligado e 0,35 s desligado, com 10 milhões de ciclos, além disso foi submetido a teste de linearidade na faixa de temperatura de 26,5°C a 150°C. RESULTADOS E CONCLUSÕES: A pasta de AgPd, após ser submetida ao teste de fadiga com ciclo de 1 Hz, pressão de 0 e 8bar, 10 milhões de ciclos não apresentou nenhum indicio de fadiga, demonstrando ser uma boa opção para a produção de sensores de pressão, com tecnologia de filme espesso, visto que a mesma é de fácil manipulação e pequenas variações na sua espessura, podem ser compensado pelo ganho do amplificador. O transdutor desenvolvido apresentou resposta linear em toda faixa de pressão de trabalho, mesmo submetido a diferentes temperaturas.
- DissertaçãoTemplate de manufatura avançada e suas influências na produtividade industrial: estudo de caso em uma empresa do setor alimentício(2020) Leite Filho, Jaime RanulfoOs modelos de gestão vêm se modernizando cada vez mais dentro do ambiente empresarial, com métodos de controle de desempenho nos diversos assuntos de interesse, como é o caso do Mapeamento de Fluxo de Valor, uma das ferramentas da metodologia Lean Manufacturing. O presente trabalho aborda o uso dessa ferramenta na identificação de processos geradores de resíduos em uma empresa do ramo industrial metalúrgico no município de Sorocaba-SP, onde também avaliouse os impactos positivos nos indicadores ambientais e de custos de produção, relacionados a redução de resíduos descartados. Através do Mapeamento de Fluxo de Valor, pode-se mapear os descartes relacionados aos processos de um setor de produção de componentes metálicos, identificando os materiais e insumos envolvidos, a geração de resíduos, e as possibilidades de redução no consumo de recursos e da redução e reaproveitamento de resíduos gerados pelos processos, que poderiam trazer ganhos relacionados a redução de custos e de impactos ambientais. Após o mapeamento, utilizou-se o método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), oriundo da metodologia Seis Sigma, para priorizar a área de atuação e nortear a aplicação de ajustes e experimentos visando maximizar os resultados positivos. Como produto adicional, foi desenvolvido um modelo técnico em planilha de dados automatizada para auxiliar os analistas a definirem ou corrigirem o processo de forma a minimizar o desperdício e a geração de resíduos.