Navegando por Assunto "Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAvaliação de experimentos práticos para o ensino de ciências no ensino fundamental e montagem de caixa de proposta de atividades(2017) Alves, Aurea do NascimentoNas séries iniciais do Ensino Fundamental, conceitos científicos são apresentados durante o processo de ensino-aprendizagem. Quando ampliadas as oportunidades de conversação e argumentação durante as aulas de Ciências, também se incrementam os procedimentos de raciocínio e habilidade dos estudantes na compreensão dos temas propostos. Este trabalho teve como objetivo principal a busca, avaliação e montagem de experimentos práticos para serem utilizados nas aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a seleção e aplicação dos experimentos, realizou-se uma revisão bibliográfica voltada à utilização de experimentos e atividades lúdicas nas aulas de Ciências, análise do material didático e dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), seleção e teste dos experimentos, elaboração do manual de orientações e montagem da caixa de experimentos. No decorrer dos resultados, observou-se que o material didático segue as propostas e orientações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e diversas metodologias podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com os conteúdos apresentados para o ensino de Ciências, este trabalho idealizou três caixas de experimentos, que foram divididas por nível de ensino (2º ano, 3º ano, 4º e 5º ano) e um manual de orientações para cada uma das caixas, com o intuito de auxiliar o professor na execução dos experimentos propostos. A caixa modelo, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, contêm experimentos de fácil aplicação que podem ser realizados na própria sala de aula, sem a utilização de um laboratório. A partir da problemática apontada e avaliada por este trabalho, conclui-se que os subsídios necessários para aplicação de práticas durante as aulas de Ciências estão à disposição para consultas e o material didático apresenta orientações que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, diversificando as estratégias pedagógicas. A existência de orientações metodológicas e de diversos recursos não exclui a necessidade de um material facilitador, que auxilie o trabalho do professor na aplicação de atividades práticas nas aulas de Ciências. A montagem das caixas de experimentos pode contribuir como metodologia alternativa para as aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
- DissertaçãoLugares de aprender: o zoológico/SP recebe o "Carlos Augusto", que saiu da escola para fotografar(2012) Nicolau, Juliana Abreu“LUGARES DE APRENDER: a escola sai da escola”, projeto da Secretaria de Estado da Educação, move nos professores e aprendizes um modo revigorado de olhar o mundo, pretendendo que levem para os espaços extraclasses suas indagações e retornem com novas suposições. Esta pretensão foi exercitada com os alunos do Ensino Fundamental da EE. “Prof. Carlos Augusto de Camargo”, em Piedade, que, acompanhados de aparelhos fotográficos e celulares, partiram da escola para a expedição “Visita ao Zoológico de São Paulo”, visando observar a diversidade da vida animal. Suas produções fotográficas foram analisadas com base numa educação do olhar, e têm como objetivo a leitura de mundo e as inserções no universo simbólico, discutindo a possibilidade de ver através dos olhos que viram o Zoológico. Este trabalho pretende também tornar-se inquietude e olhar de outro modo o já visto. Afinal, um leão seria realmente um leão? Uma onça, uma onça? Um macaco, um macaco? Magritte afirmou categoricamente “Isto não é um cachimbo” (1926), em sua famosa obra. É necessário ultrapassar a ideia de guardar o que foi feito, tornando-a inquietude, para olhar de outro modo o já visto num desafio de serem superadas as visões reducionistas e préconcebidas sobre a educação. As referências teóricas têm apoio em Siegfried Kracauer, Vilém Flusser, Susan Sontag, Michael Foucault, Boris Kossoy. O apoio para a realização da visita/expedição embasada no Programa Cultura é Currículo em Mirian Celeste Martins. Com o resultado a que se chegou pode-se dizer que a fotografia representa coisas, mas essas coisas têm existência e uma realidade para além do que é representado na fotografia. Chegou-se também a uma conclusão final entendendo que ensinar pela negação também é possível, apesar de a lógica do ensinar exigir que não seja usado esse procedimento. Assim pode-se supor que o aluno possa ter iniciado a consciência de que, por mais “real” que seja uma fotografia, ela ainda significa representação.
- DissertaçãoO ensino de ciências: um estudo de implantação do currículo e de práticas no cotidano escolar(2014) Fonseca, Marcelo Lopes daA forma como as escolas articulam seus saberes para aplicar seus currículos tem sofrido alterações, conforme o contexto de implantação da proposta pedagógica e do currículo escolar. Consequentemente o ensino das disciplinas pela leitura curricular produz uma ação didático-pedagógica que é dependente de seu contexto de implantação e interpretação. Neste sentido, realiza-se uma pesquisa onde procura-se compreender o contexto desta implantação e a repercussão das políticas públicas estaduais que utilizam-se de currículos pré-moldados para direcionar o ensino da disciplina de ciências, em uma escola pública estadual, com um recorte que compreende sua implantação em 2008 até o contexto de 2013. A pesquisa pretende explicitar ações que permeiam o contexto escolar que se apresentam como possibilidades de ampliação de sentidos das situações de aprendizagens originais, articulando reflexões dos professores com materiais apostilados e documentos oficiais. Para a investigação, esta dissertação utiliza-se de um estudo de caso sobre o cotidiano de uma escola pública, com ênfase na pesquisa qualitativa, e divide-se em duas etapas. A primeira etapa, com entrevistas de professores e da direção da escola, sugerindo um olhar sobre a implantação da proposta curricular de 2008, no contexto específico do ensino de ciências, refletindo sobre sua percepção aos documentos oficiais. Na segunda etapa, descrevem-se práticas de ensino de ciências que não estão previstas no planejamento curricular, situando-se como flexibilizações pedagógicas de base vigotskiana aos cadernos de aluno e ou professor. De modo geral, os resultados apontam para problemas de logística na implantação do currículo, com relação a datas de entrega de materiais, e capacitação de professores. Por outro lado, com relação aos relatos de experiência, a pesquisa aponta para a possibilidade de ações que valorizam a criatividade, a flexibilidade e a interpretação de situações de aprendizagens como formas de articular roteiros de experimentação pré-moldados com um contexto local de produção de conhecimento, tendo em vista um ensino baseado em competências e habilidades. Os relatos apontam também para a necessidade de pesquisas sobre a relação entre o ensino de ciências e o uso de materiais pedagógicos de apoio.