Navegando por Assunto "Comunicação - Aspectos sociais"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAnálise dos instrumentos de informação e diálogo na Câmara Municipal de São Paulo na perspectiva da comunicação pública(2017) Marquêz, Paulo Antônio de SousaEste trabalho tem como objetivo identificar, via internet, os instrumentos de comunicação da Câmara Municipal de São Paulo que têm por finalidade informar e outros que buscam estabelecer diálogo com o cidadão, numa ótica da comunicação pública. A Comunicação Pública é o conceito norteador da pesquisa, cujos pressupostos estão comprometidos com o interesse público e a centralidade do processo no cidadão. Trata-se, nas palavras do autor Jorge Duarte, "um esforço de melhorar a vida das pessoas através da comunicação". A discussão se dá por meio de instrumentos que têm por finalidade informar e outros que buscam estabelecer diálogo. A pesquisa configura-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Tem por metodologia uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa que identificou 39 atividades de comunicação entre produtos, mídias e eventos, categorizados de acordo com a sua natureza, levando em conta a função e os tipos de comunicação que podem incluir no âmbito da comunicação pública, bem como a análise de conteúdo das informações veiculadas, em formato de notícias. Foi analisado um universo de 1.249 (hum mil, duzentas e quarenta e nove) notícias publicadas no período de janeiro a dezembro de 2016. Como base teórica, conceitos de comunicação pública de Pierre Zémor, Jorge Duarte, Elizabeth Brandão e Heloiza Matos. As discussões constataram que os instrumentos de informação e diálogo da Câmara Municipal de São Paulo estão vinculados às premissas da comunicação pública e pautados pelo compromisso com a transparência e o diálogo.
- DissertaçãoAudiências públicas na Câmara Municipal de Sorocaba: uma análise comunicacional(2019) Soares, Fernanda BrugnerottoEste projeto está inserido na Linha de Pesquisa Mídia e Processos Socioculturais e tem como objetivo geral identificar e analisar os instrumentos de comunicação institucional utilizados pela Câmara Municipal de Sorocaba para a promoção das audiências públicas no ano de 2018. Tem como objetivos específicos: definir audiências públicas e suas características; entender a comunicação do poder Legislativo à luz da Comunicação Pública; e identificar na estrutura de comunicação da Câmara, quais são e como são utilizados os instrumentos de comunicação institucional utilizadas pela organização para promoção das audiências públicas em 2018. Ao considerarmos audiência pública como um instrumento de participação popular e de comunicação entre a população e a administração pública, apresentamos seu conceito e características baseados em estudos jurídicos, cuja principal base é do jurista argentino Agustin Gordillo. Como base teórica de comunicação pública, temos a contribuição de Pierre Zémor, Jorge Duarte, Elisabeth Brandão e Heloiza Matos. Tem por metodologia o levantamento de informações e análise documental por meio de pesquisa na internet no portal e redes sociais da Câmara, unida à pesquisa bibliográfica sobre os temas acima citados. Como resultados, identificamos a utilização de nove instrumentos de comunicação desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação Institucional da Câmara de Sorocaba para a promoção das audiências públicas realizadas no ano de 2018 e a necessidade da revisão de padrões de procedimentos para o uso dos instrumentos identificados, para possibilitar maior acesso da população às informações relacionadas aos eventos em questão
- DissertaçãoComunicação e consumo no varejo eletrônico contemporâneo(2013) Siqueira, Osmar Renato de BarrosEsta pesquisa trata das relações entre a cultura emergente nos espaços digitais e o varejo eletrônico, a fim de propor uma reflexão crítico-conceitual. O presente estudo visa a estimular um pensar sobre processos de transformação na forma de consumo de bens e serviços que a sociedade contemporânea atravessa. O eixo da pesquisa pretende identificar alguns pontos que caracterizam e diferenciam o consumo em lojas virtuais do consumo em lojas físicas. Atualmente, a comunicação entre usuários-interatores e o varejo eletrônico ocorre a partir das mais variadas páginas na internet, como exemplo, pode-se citar os websites de compra coletiva, de leilão, serviços de comparação de preço e das redes sociais on-line. Os presentes apontamentos consideram aspectos socioeconômicos causados pelo consumo on-line, sobretudo no país. O percurso metodológico, aqui, caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa (exploratório-experimental) acerca de objetos e respectivos contextos de consumo – abordados no âmbito da comunicação. E o embasamento teórico se faz com estudos contemporâneos de Bauman (2013), Canclini (2008), Dupas (2000), Eagleton (2012), Garcia (2005), Gumbrecht (2010) Hall (2003), Lévy (1996), Llosa (2013), Keen (2012), Rifkin (2001)e Spyer (2009), os quais contextualizam noções de atualização e inovação que aproximam os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Observa-se uma tendência de crescimento do número de lojas virtuais e de usuário-interatores ávidos por melhores preços, comodidade, acesso à descrição detalhada de mercadorias e serviços de entrega em aprimoramento.
- DissertaçãoComunicação interpessoal através da língua brasileira de sinais: a relação entre a comunidade surda e a família(2012) Santos, Alexandre Henrique Elias dosFoi através do ato comunicativo que o homem produziu e produz conhecimento, assim sendo todo indivíduo enquanto ser social deve estabelecer formas de comunicação concernentes às suas necessidades, de modo que o ato de comunicar é inerente à condição humana. Quanto à comunicação de sujeitos surdos propriamente ditos existem vários pontos de vista conflitantes que podemos explicitar em algumas correntes: a sociedade de modo geral desconhece a Língua de Sinais, entre especialistas por outro lado o debate é secular, dividido entre aqueles que defendem o oralismo e aqueles que defendem a sinalização. É neste cenário que elaboramos a questão que norteou nosso trabalho: quem são os principais responsáveis quanto a aquisição da LIBRAS pelos utentes surdos profundos e severos. Utilizando principalmente a pesquisa bibliográfica bem como as observações colhidas pelo autor na experiência cotidiana como professor e intérprete de LIBRAS, ao longo deste trabalho, apresentamos algumas das principais teorias comunicativas utilizando autores como Martino que conceitua a comunicação, Defleur e Ball-Hokeach que traçam historicamente a evolução do processo comunicativo e Macluhan que define os meios e tipos de comunicação, entre outros situando historicamente, a fala, a escrita, as línguas de sinais Americana e Brasileira (ASL e LIBRAS), demonstramos a possibilidade comunicativa dos sujeitos surdos severos e profundos através da utilização da Língua Brasileira de Sinais–LIBRAS- como língua natural destes, capaz de expressar e comunicar ideias, impressões, sentimentos, acontecimentos. Partindo desta concepção visamos ainda demonstrar que, para tais sujeitos surdos, oriundos de famílias ouvintes (cuja ocorrência é de 90% dos casos), é imprescindível não somente o diagnóstico da surdez, bem como, a utilização da LIBRAS como modelo comunicativo para todos desse núcleo social. Apontamos através de vários teóricos, como Quadros, Karnopp e Gesser entre outros que o surdo, assim como o ouvinte, estabelece modelos comunicativos que, embora diferentes da língua oral auditiva sejam concernentes com os conhecimentos por ele construídos ao longo de sua vida. De forma que pudemos concluir que a LIBRAS assim como a Língua Portuguesa são modalidades comunicativas do utente brasileiro, cujas diferenças se 7 baseiam nas características dos falantes, diferenças estas não somente quanto ao canal comunicativo (gestual-perceptivo ou oral auditivo), bem como quanto ao aspecto linguísticos, e ainda que a família como instituição social primária para todos os indivíduos é o principal esteio para que o surdo severo ou profundo possa desenvolver plenamente suas capacidades comunicativas desde a mais tenra infância. Ressaltamos ainda que para a família ouvinte com filhos surdos é imprescindível o apoio especializado tanto em relação á compreensão desta modalidade comunicativa, LIBRAS, quanto em relação à própria surdez, bem como a compreensão da evolução histórica do sujeito surdo na sociedade, ou seja, o papel do surdo como sujeito de direito. Ao fio finalizar este trabalho conclui ainda que embora um longo caminho tenha sido trilhado pelos sujeitos surdos, cabe a sociedade de modo geral tomar conhecimento das especificidades dos cidadãos não ouvintes garantindo espaço para eles e apoio para que suas famílias possam desenvolver formas comunicativas adequadas as necessidades.
- DissertaçãoTeoria comunicacional auditiva e a ocularidade da cultura do impresso: de como o livro se amplifica em audiolivro(2011) Dionísio, César AugustoEste trabalho científico de investigação tem como propósito analisar o audiolivro em sua gênese enquanto um novo suporte comunicacional para o livro, para a palavra oral, escrita, para o autor e para o leitor. A pesquisa busca, assim, explicitar os fundamentos comunicacionais e culturais do audiolivro enquanto medium ainda não investigado. O audiolivro aparece no cenário mediático como uma nova plataforma à leitura, à literatura, à pedagogia, à comunicação e à cultura. Discutir o audiolivro é pensar uma abordagem futurista para o livro impresso, ao mesmo tempo em que é argumentar sobre as origens desse suporte recente como um resgate à oralidade primeva e medieva da comunicação humana, num embate explicitador entre a palavra grafada e a palavra falada, fazendo ressurgir a oralidade como epicentro da discussão comunicacional. De um lado, o som e a indústria fonográfica e, de outro lado, o livro e sua insistente permanência aurática entre os meios de comunicação, fazendo acalorar o debate sobre o surgimento de uma nova veia pulsante no organismo multicomunicacional contemporâneo. Propõe-se, ainda, discutir o futuro do livro bem como o futuro do audiolivro que parecem estar intimamente correlacionados, num momento histórico em que o livro, finalmente, encontra um irmão gêmeo como um adversário que o desafia frontalmente, nos moldes em que o cinema enfrentou o teatro, e a televisão, por sua vez, envolveu-se em embate com o cinema ou até mesmo com a internet. Por vezes, pode-se também pensar no casamento perfeito entre livro e audiolivro, para que possa, finalmente, o homem aprender a ler como o autor imaginara. Assim, o objetivo nuclear do presente estudo é identificar os fundamentos do audiolivro sob o prisma comunicacional e seus impactos culturais, verificando, com este propósito metodológico através do levantamento bibliográfico, fílmico, imagético e sonoro, a mudança na matriz sensorial, do lado do leitor, do olho para o ouvido, e a formação de um novo autor, que embarque oportunamente o cuidado com a oralidade em sua obra.