Navegando por Assunto "Comunicação de massa"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA indústria cultural e os meios de comunicação de massa amplificando a persona(2008) Monteiro, Susi BerbelEste estudo se propõe a aprofundar as análises sobre os impactos da Indústria Cultural e dos Meios de Comunicação de Massa na psique humana e reunir argumentos relativos à questão da influência dos bens simbólicos, veiculados pelos meios de comunicação de massa, na constituição do indivíduo. O comportamento humano frente ao crescente desenvolvimento tecnológico vem se transformando ao longo do tempo. A vida em sociedade mediada pela Indústria Cultural e os meios de comunicação de massa propõe novos modelos e padrões de relações humanas. A construção subjetiva do indivíduo, por conseguinte, também se dá de forma diferenciada diante dos novos estímulos propostos. O indivíduo na sociedade que tem a Indústria Cultural como paradigma de todas as coisas se comporta e se constrói de acordo com padrões previamente estabelecidos. Psiquicamente responde aos estímulos externos de forma a adaptar-se na sociedade. A Persona, um dos arquétipos básicos que compõe a psique, recebeu especial atenção neste estudo. Buscou-se avaliar se as características da sociedade contemporânea facilitam e estimulam de forma mais contundente o desenvolvimento deste arquétipo específico em detrimento dos demais. Analisou-se a amplificação deste arquétipo e as conseqüências na psique como um todo.
- DissertaçãoBig Brother Brasil: isso pertence à sala de aula?(2005) Massari, Maria CeciliaEste trabalho é o resultado de uma reflexão sobre a Televisão e a Educação, levando em conta os processos de mediação que ela realiza entre o indivíduo e a sociedade. Mais especificamente analisa programas do tipo reality shows, focalizando em especial o programa Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão. Foi constatada maciça audiência do referido programa. Observando as dissoluções das fronteiras entre o que é público e o que é privado, provocadas especialmente pela televisão, que tem uma força muito grande nesse sentido, a autora pensou ser importante investigar se professores do ensino médio e fundamental discutem com seus alunos o tema televisão e em especial o Programa Big Brother Brasil, tendo em vista auxiliar na formação de uma consciência crítica de quem vê TV. Além disso foi considerado ser relevante observar se professores estão preparados para essa tarefa. Usou-se como trajetória do trabalho, a análise de alguns aspectos do nosso mundo, tendo por referência autores como Guy Debord que nos fala da sociedade do espetáculo, Theodor Adorno que considerou que a televisão pudesse ter muita força e influência social. Usou também autores da Psicanálise como Freud, Melanie Klein, Bion e Rosenfeld que falam das forças agressivas, dos nossos impulsos e da dificuldade em construir pensamentos, que nos ajudem a reprimir nossas violências em nome de um aprendizado da solidariedade e do bem comum. Outros autores como Regis Debray foram acionados nesse dialogar, por destacar a força da imagem e mais especificamente a força do poder econômico mediando essa força da imagem. O trabalho traz uma retrospectiva da televisão, suas linguagens e modos de uso, observando como podemos ter interpretações distorcidas do que vemos. Em seguida foi apresentado algo das origens de programas do tipo reality shows e em específico das origens do Big Brother Brasil, tendo em vista procurar observar com o olhar psicanalítico não só o programa, como também o que faz com que pessoas se interessem em auto-confinar-se, colocando em exposição suas vidas e suas “intimidades”. Para isso, autores como Maria Rita Kehl e Eugênio Bucci foram selecionados. O passo seguinte foi apresentar o resultado de uma pesquisa do tipo qualitativa, na qual foram entrevistados professores do ensino fundamental e médio de três escolas da rede pública de ensino. A pesquisa foi realizada através de uma observação participante e de um tipo de roteiro semi estruturado, colocando em destaque três aspectos considerados relevantes na observação que foram: a opinião dos professores enquanto educadores sobre o programa Big Brother Brasil; se discutiam em sala de aula sobre TV e sobre o programa e se participariam do programa, se convidados. Ainda nesse sentido foram analisados e observados os dados colhidos, passando-se finalmente às discussões e considerações finais, que procuraram nos convidar sobre o papel do educador. Foram feitas ainda reflexões sobre o programa Big Brother Brasil, tendo em vista que ele pode ter algo além de uma brincadeira prazerosa para espectadores. Pode ter conseqüências muito maiores para nossos comportamentos ou procedimentos. Também é importante salientar que nessas discussões não chegamos a conclusões fechadas sobre o tema, dada à condição de transitoriedade do conhecimento, da pesquisa e do saber.
- TeseComunidades digitais e amor evolutivo: permanência e aumento da razoabilidade concreta na comunidade Otaku do Brasil(2023) Santos, Andre Luis Scutieri dosA pesquisa tem como objeto de estudo as comunidades digitais. O que garante relações efetivas entre os integrantes ou entre os integrantes e as ideias que circulam na comunidade, ou entre tais ideias a ponto de garantir a permanência da comunidade, bem como para o delineamento de tendências para o crescimento dessas ideias na comunidade?, é a pergunta norteadora. A partir dos conceitos de Charles S. Peirce de comunidade, lançamos a hipótese de que a comunidade permanece, pois pode construir uma ambiência movida pelo amor evolutivo ou agapismo, e tende a contribuir para o aumento da razoabilidade concreta. Sendo assim, a pesquisa objetiva contribuir para a compreensão de como o amor evolutivo (ágape) se atualiza em uma comunidade e como a razoabilidade concreta nela se move. Nesse caso, consideramos que os Otaku se constituem como uma réplica para o conceito de comunidade, no sentido peirceano. Da mesma forma, nossos objetivos específicos são: argumentar sobre os vínculos entre amor evolutivo, comunidade e pragmaticismo no interior da arquitetura filosófica peirceana, além da noção de réplica em Peirce; identificar os produtos postos em circulação pela comunidade Otaku; inventariar o potencial de significados de um produto selecionado, ou atentar para o interpretante imediato do produto enquanto signo; identificar interpretantes dinâmicos vinculados ao produto selecionado; desenhar uma tendência para os interpretantes dinâmicos e argumentar sobre pistas que permitam aproximar o grupo dos Otaku com a ideia de comunidade em Peirce. Para tanto, tomamos como corpus seis capítulos publicados do manga One Piece pelo grupo de fãs OPEX, e as mensagens deixadas pelos leitores no mesmo site. As análises seguem um percurso metodológico orientado pelo conceito de interpretante e suas modalidades, proposto por Johanssen e Santaella, a partir da teoria peirceana. Assim, analisamos primeiro o potencial de significados latente no manga; depois os comentários, como efeitos atualizados do manga; e então uma nuvem de pontos formada pelos comentários classificados, para detectar tendências, a presença da ação de uma lei. A partir das análises, concluiuse que os efeitos do manga nos fãs (que dominam o manga) se apresentam nos comentários que sinalizam para interpretantes emocionais, energéticos e lógicos. Além disso, a nuvem de pontos sugere o estabelecimento de um hábito na comunidade, indicando o crescimento da razoabilidade concreta. Isso permite que aproximemos a o grupo de fãs da comunidade de Peirce, como uma réplica do primeiro nível da comunidade, a do amor, confirmando nossa hipótese. A exploração do conceito de comunidade, na perspectiva peirceana, e a proposta e aplicação do método de análise do movimento de ideias na comunidade digital, a partir da teoria dos interpretantes, constituem a relevância da pesquisa para a área.
- DissertaçãoCordel, fantasia e poesia: uma viagem mestiço-mediática no desfile do Salgueiro(2013) Rodrigues, Anderson FáveroO trabalho consiste na investigação e na análise da relação entre cultura e literatura de cordel, bem como de sua evolução artístico-literária e da interferência sofrida da e exercida na comunicação de massa e em novos produtos e tecnologias mediáticas, centrando-se fundamentalmente no como se deu a “passagem” carnavalizada da poética e da estética dos folhetos de literatura de cordel para o samba e para a Marquês de Sapucaí, no desfile da escola de samba Salgueiro; em como foi, para a agremiação, o desafio de associar a modernidade de seu tempo e as inovações atuais dos desfiles aos temas – em trovas e versos – da literatura cordelina; e, principalmente, no resultado artístico entre esses gêneros, que fora levado para a avenida do Carnaval carioca visual e musicalmente. Sob a base teórica de autores/críticos como Amálio Pinheiro, Oswald de Andrade, Ciro Marcondes Filho, Jerusa Pires Ferreira, além de Zumthor, Bakhtin, Benjamin, Morin, Flusser, Baitello Jr. e Lotman, esta pesquisa pretende trazer uma contribuição aos estudantes-pesquisadores da comunicação, da literatura e das manifestações culturais de cunho popular – especialmente de linguagem – geradas a partir da mestiçagem entre arte-cultura-comunicação.
- DissertaçãoDo baianinho ao CB: um estudo sobre a transformação da mascote das Casas Bahia(2023) Ludugério, Geyvison SoutoA pesquisa tem como tema a humanização das marcas e suas transformações enquanto valores simbólicos, especialmente por meio da presença de mascotes nas redes sociais. Com o crescimento da digitalização na comunicação e o destaque dado ao consumo, tem ocorrido influência na forma como as marcas se comunicam com seus consumidores. Neste estudo, analisei a evolução das mascotes de marca, que deixaram de ser coadjuvantes na publicidade tradicional para se tornarem figuras interativas e participativas na internet, ganhando vida por meio de movimentos e vozes. A pesquisa se orienta pela seguinte pergunta: “De que maneira a crescente digitalização das formas de comunicação e a predominância da lógica do consumo têm impactado a comunicação das marcas, especialmente no que se refere às suas representações antropomórficas?”. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre as transformações pelas quais a publicidade vem passando, com o advento das mídias digitais, a partir da figura dos assistentes virtuais de marcas. Além disso, defini os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o contexto sociocultural no qual ocorreram as principais transformações na publicidade e no consumo a partir da segunda metade do século XX, destacando sua relação com a comunicação; 2) Analisar a evolução dos personagens de marca, desde mascotes estáticos até mascotes humanizados; 3) Realizar uma análise crítica, utilizando uma abordagem teórico-empírica, do advento do CB, mascote das Casas Bahia, no meio digital. Para alcançar esses objetivos, realizei uma revisão teórico-empírica, abrangendo obras de autores como Manuel Castells, Henry Jenkins, Gilles Lipovetsky, Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Guy Debord, Pierre Lévy, Lucia Santaella e Clotilde Perez. Entre os resultados obtidos, destaco o paralelo entre o avanço da publicidade e da internet. Observo como as mídias sociais muitas vezes distorcem a realidade de uma sociedade dominada pela revolução informacional, refletindo uma forma de comunicação pós-massiva. Isso também está relacionado ao surgimento de um novo tipo de consumidor, que valoriza mais os aspectos simbólicos do que a finalidade do produto. É fundamental analisar criticamente o papel das mascotes digitais na publicidade. A aparente transformação da mascote das Casas Bahia reflete a identidade desse novo consumidor, que se identifica com um estilo visual neutro, não regional e altamente simbólico e visual. Isso é um reflexo de um novo público, que participa de uma economia diferente e está cada vez mais presente no mercado digital.
- DissertaçãoGospel e secular no jornalismo: a antropofagia da popstora Baby do Brasil(2017) Scaranello, Isabella Reis PichiguelliEste trabalho tem como tema a antropofagia promovida pela cantora Baby do Brasil ao mesclar características de duas culturas distintas – gospel e secular (não cristã) – e suas repercussões no jornalismo, em imprensas de ambos os segmentos. O objetivo geral é apreender de que maneira os veículos de comunicação jornalísticos percebem o trânsito entre cultura gospel e cultura secular, em particular em matérias sobre Baby do Brasil, a fim de, quanto a construções simbólicas predominantes na sociedade brasileira, investigar possíveis pistas nas narrativas jornalísticas, compreendidas como mediações dos fenômenos sociais. Metodologicamente, inicia-se pela análise das narrativas tecidas por Baby do Brasil nas mídias e em conjunto com as próprias mídias, desdobrando seus aspectos culturais e comunicacionais, e chega-se à análise de conteúdo das narrativas veiculadas sobre a artista nas imprensas gospel e secular. Para tanto, tem como principais referências teóricas Iuri Lotman, Mikhail Bakhtin, Oswald de Andrade, Míriam Cristina Carlos Silva, Magali Cunha, Jorge Miklos, Muniz Sodré e Laurence Bardin. Aponta-se, finalmente, para a predominância, nas representações jornalísticas, da oposição entre gospel e secular, como indício de um pensamento hegemônico no Brasil.
- DissertaçãoMerchandising social: a caixa de pandora da telenovela brasileira(2009) Clemente, Andréa Sant’AnnaA proposta desta pesquisa foi estudar o merchandising social existente nas telenovelas brasileiras, analisando-o como uma estratégia de comunicação social. Para tanto, foi necessário, primeiramente, conhecer um pouco da história da televisão brasileira. Depois disso tornou-se imprescindível estudar o „discurso‟ da telenovela, e os possíveis efeitos que ela tem no comportamento do telespectador. Desse modo, sinalizando-a como um dos produtos mais importantes de um meio poderoso de comunicação de massa: a televisão. E como retratamos a telenovela como um produto, faz-se necessário elucidar os termos publicitários como marketing, merchandising, merchandising social e explicar a criação do conceito merchandising antissocial (designação dada às cenas que são apresentadas de forma leviana, que promovem maus exemplos, que banalizam as ações politicamente corretas e incentivam as falhas de caráter); termos que se apresentam confusos e polêmicos mesmo para quem trabalha nesta área; talvez por falta de esclarecimento ou por se tratar de uma área relativamente nova. O próximo passo foi debater até que ponto essa inserção social publicitária é tratada como um „consumo do bem‟, já que são inseridas em cenas que se tornam, na maioria das vezes, educativas; ou „um bem de consumo‟, pois a empresa ganha, e muito, na questão de revitalização da imagem, branding; e na vantagem competitiva de maior valor hoje no mercado: a responsabilidade social corporativa. Assim, estudaram-se os conceitos, o conteúdo das cenas com merchandising social e antissocial, o modo como elas são inseridas em cada capítulo e como, a partir daí, elas podem ser interpretadas pelos telespectadores, produzindo, enfim, seus efeitos sociais.
- DissertaçãoO que é notícia?: WhatsApp na redação : uma análise da interação entre a equipe de jornalismo e o público do telejornal Manchetes Noticidade(2020) Gregório, RobertaAs ferramentas de mensagem instantânea estão cada vez mais presentes nas redações jornalísticas, sendo utilizadas pelos profissionais como forma de interagir com as fontes de informação e com o público. Observa-se que, entre os aplicativos e ferramentas mais utilizados no Brasil, o WhatsApp aparece como uma preferência. Busca-se, nesta pesquisa, compreender os possíveis impactos, provocados pelo uso do aplicativo de mensagens, no fazer jornalístico cotidiano no que diz respeito aos critérios de noticiabilidade. Como espaço de análise, optouse pelo telejornal regional Manchetes Noticidade, veiculado pela TV Sorocaba SBT, que possui um contato público de WhatsApp desde 2016. Questiona-se que mensagens recebidas por meio do WhatsApp podem mudar as pautas pré-estabelecidas. Para alcançar esse entendimento, lança-se mão da Análise de Conteúdo (AC), conforme Heloísa Golbspan Herszcovitz e Fonseca Junior. Na etapa quantitativa da AC, foram separadas as mensagens recebidas pela redação via WhatsApp durante duas semanas. O material foi categorizado de acordo com o perfil e o tema apresentados nas mensagens o que permitiu observar a recorrência de referências a um acontecimento específico relativo ao período da análise, a pandemia da Covid-19. A etapa qualitativa da AC permitiu inferir quais temas foram incorporados à pauta do telejornal e de que maneira a equipe responsável pela produção lida com as mensagens recebidas pelo aplicativo. Tendo em vista que a utilização dessas ferramentas tecnológicas é uma prática que se mostra irreversível no mercado jornalístico, compreender como esse processo se dá empiricamente parece relevante. Ao longo do percurso, observa-se que, embora as emissoras televisivas contem com esse recurso e a participação popular aconteça, em alguns momentos, a veiculação do material recebido pelos jornalistas ou a comunicação com a redação não acontece do modo esperado pelos telespectadores ou profissionais. Como suportes teóricos, a pesquisa se vale de Cremilda Medina para a reflexão sobre a prática jornalística, Mauro Wolf e Nelson Traquina para discutir os critérios de noticiabilidade, Raquel Recuero e Henry Jenkins para pensar o contexto das interações sociais mediadas por aparatos tecnológicos.
- DissertaçãoPonto e vínculo: jornalismo literário e reportagens seriadas(2018) Paiva, Leila Piovesan GarciaEste estudo tem como tema observar, no contexto dos estudos de Jornalismo Literário (JL), como está sendo desenvolvida a produção de Reportagens Seriadas (RS) na imprensa escrita brasileira da contemporaneidade. Para isso nos embasamos nas fundamentações teóricas de Lima, (2009; 2016); Martinez (2008; 2016; 2017) e Bak (2011; 2018). A abordagem metodológica é de Análise de Conteúdo, sob o olhar de Bardin (2016), Martinez e Pessoni (2015), empregando como corpus uma reportagem seriada de cada uma das cinco regiões do país, além de uma produção local (Sorocaba, SP) – todas desenvolvidas por profissionais formados em jornalismo, publicadas em jornais registrados na Associação Nacional de Jornais (ANJ) e que, além da versão impressa, tivessem o portal digital atuante. Os resultados apontam a existência de relação entre as amostras com o JL; que os profissionais que o desenvolvem têm idade média de 42 anos, sendo 20 deles de carreira; que são especialistas em diversas áreas, com liberdade de atuação na pauta. Concluiu-se que a média das produções é de 15 textos, distribuídos em 4,8 edições diferentes e sequenciais, e que metade dessas edições conta com artigos autorais de pessoas da comunidade. Observou-se também a precariedade de sintonia e vínculo entre as edições impressas e as digitais das amostras; e que as RS não ocorrem nos grandes veículos de circulação nacional, porém, em empresas de tradição e sobreviventes do mercado impresso jornalístico contemporâneo, que motivam de forma editorial o desenvolvimento de reportagens seriadas, mas que a iniciativa é centralizada no repórter. Os resultados também sinalizam a vastidão de possibilidades de estudos futuros.
- DissertaçãoPráticas culturais urbanas: estudo sobre o blues e o hip hop como cumunicações específicas de grupo(2010) Postali, ThifaniO trabalho investiga a musicalidade desenvolvida a partir do período escravocrata e o que as manifestações Blues e Hip Hop representam ao grupo que as idealizou, o afrodescendente. Desta forma, pretende apontar a semelhança entre as manifestações culturais, bem como defender que a utilização da música é uma forma dinâmica de comunicação entre os grupos observados. Partimos do pressuposto de que por serem proibidos, durante o sistema escravagista, de aprender códigos como a leitura e a escrita e que, após a libertação, de terem dificuldades para desenvolver tais habilidades – já que as sociedades encontravamse segregadas -, os africanos e seus descendentes encontraram na música um meio para praticar a comunicação. Assim, estudamos o Blues e o Hip Hop como manifestações específicas de grupo, cada qual realizada de acordo com as possibilidades oferecidas pelo período social em que foram desenvolvidas. O estudo também analisa os processos de tradução cultural, tendo como foco o Hip Hop brasileiro. Por se tratar de um trabalho que investiga os territórios norte-americano e brasileiro, o conteúdo se apóia nas contribuições da Escola de Chicago e da Folkcomunicação, além da Escola de Frankfurt que fornece considerações essenciais acerca das produções culturais padronizadas. Como base metodológica, optamos pelo referencial da Hermenêutica de Profundidade, propiciada por John B. Thompson, que sugere que a construção simbólica exige interpretação minuciosa, tendo como objetivo a reconstrução das condições sociais e históricas de produção, circulação e recepção das formas simbólicas. Para tanto, a pesquisa se respaldou na busca de referencial teórico, bibliográfico, discográfico, cinematográfico, periódico, pesquisa à internet, documentários televisivos e observações de eventos.