Navegando por Assunto "Disciplina escolar"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Dissertação"Da indisciplina ao respeito mútuo e autonomia em situações na escola"1(2005) Pastori, Maria Aparecida BrancoEsta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa sobre o tema indisciplina, com enfoque para o desenvolvimento do respeito mútuo e da autonomia no ambiente da escola. Utilizou como procedimento para a coleta dos dados, conversas informais com educadores, alunos do programa de Mestrado da Uniso, registrando as situações de experiências e vivências no ambiente escolar, principalmente no ensino básico, por eles relatadas. O estudo teve como objetivo específico, identificar nessas situações de indisciplina o contexto de respeito mútuo e autonomia, desenvolvidos pelas relações escolares. A questão da indisciplina perpassa diferentes níveis de ensino, e o desenvolvimento da autonomia, a internalização de princípios morais, que possibilitam o convívio social com respeito mútuo, estão presentes em diferentes contextos na escola, foco deste estudo. As situações transcritas e analisadas apresentaram conflitos em sala de aula e no ambiente da escola, principalmente com participação de professores e alunos, mas também estão envolvidos coordenadores. As relações descritas no ambiente escolar demonstram questões sobre moralidade, ética, relações de poder, crenças sobre punição como melhor maneira de educar, autoridade do professor, identidade do aluno, vínculos frágeis e regras não construídas coletivamente. A análise daquelas situações de indisciplina apontam para o desenvolvimento, em ambiente escolar, da heteronomia, com presença do respeito unilateral, em oposição a um discurso para o desenvolvimento autônomo do aluno. O professor envolvido em compromissos burocráticos, tem dificuldade em aproveitar os conflitos em sala de aula e no ambiente escolar, como momentos de aprendizagem. A análise de situações de indisciplina, sua discussão e reflexão permitem entender o respeito mútuo e autonomia como um processo que se utiliza crises para seu desenvolvimento. As características do ambiente escolar e as concepções de aprendizagem do professor influenciam a elaboração de alternativas pedagógicas que incluam cooperação, reciprocidade e valorização das diferenças.
- DissertaçãoEducação e pós-modernidade: vozes de indisciplina escolar em uma escola da rede pública de Sorocaba/SP(2005) Romero, Patrícia Rosana SalvadorEsta é uma produção acadêmica que apresenta o desassossego do mundo na atual Babel conceitual, denominada Pós-modernidade, no contraponto daqueles que insistem em considerar desmobilizadoras as perspectivas pós-modernas. Ao nos situarmos nesse lugar, não estamos desistindo de nossa identidade de educadores uma vez que o questionamento, a dúvida e a investigação parecem-me características fundamentais dessa identidade. Assim sendo, buscam novas referências que propiciem respostas adequadas ao problema da (in) disciplina escolar, fortemente colocado pela contemporaneidade: A reflexão em torno dessa questão, a partir do estudo da bibliografia existente sobre a pósmodernidade, em geral e a indisciplina escolar, em particular lançou-nos no centro do debate teórico metodológico contemporâneo nas Ciências Sociais que toma conta e se irradia pelos círculos acadêmicos. Freqüentemente sem encontrar a sua plena explicitação, bem como no debate teórico-metodológico no campo da educação sobre o fenômeno da indisciplina escolar enquanto sintoma social. Desta forma fazemos à discussão de concepções teóricas que hoje são veiculadas à exaustão e cuja aceitação à primeira vista, não beira a unanimidade. Nesse sentido, apresentamos inicialmente, os argumentos que sustentam a existência de um desassossego no mundo, a Pós-modernidade, com David Harvey, Boaventura Sousa Santos, Lyotard, Vattimo e Bauman. Em seguida analisamos, a partir das contribuições de Foucault sobre a sociedade disciplinar e de Deleuze sobre a sociedade de controle, determinados conceitos e categorias que confirmam a necessidade de um novo instrumental analítico para entendimento dos complexos fenômenos societáveis do presente. Para tanto, tornou-se indispensável à pesquisa empírica, com eleições da técnica conversas informais efetivadas na Escola Céu Azul, em Sorocaba/SP tendo como objetivo entrar em contato com a materialidade da indisciplina escolar, através de um conjunto de vozes – professores, pais, coordenadora pedagógica, inspetora de alunos e alunas do Ensino Médio. O caráter bifronte disciplina/indisciplina escolar aflora nas normas estabelecidas pelo conselho escolar com expressas proibições para os alunos viverem a escolas, e com um conjunto de fotografias produzidas pelos mesmos na escola em pauta. Com isso, esperamos estar dando uma modesta contribuição para a compreensão do mundo contemporâneo e do papel da educação no estabelecimento de práticas de disciplinamento e controle que hoje estão em curso na escola, enquanto inserida num contexto cultural de flexibilidade, mobilidade e transformação.
- DissertaçãoProdução de corpos dóceis: uma análise das práticas de disciplinamento e vigilância na escola(2009) Rennó, Cláudia Martins RibeiroEssa dissertação de mestrado tem como objetivos analisar os mecanismos disciplinares em seus diferentes componentes (vigilância, distribuição dos espaços; estrutura da sala de aula; controle do tempo; interdição dos espaços e o controle do ir e vir; normas e valores relacionados à conduta dos alunos; atuação dos inspetores de alunos e bedéis), identificar sua inserção na escola, sobretudo, no que diz respeito ao limite de sua atuação e arbitrariedade. Tudo isso ao longo de uma trajetória histórica, confirmada ainda nos tempos atuais. O trabalho tem por hipóteses a ideia de que, em nome da formação e da segurança, se exerce um controle e uma sujeição permanente à população escolar frente aos mecanismos disciplinares e de vigilância. E que, a escola em sua trajetória histórica, utiliza de procedimentos disciplinadores afinados aos conceitos de cada época e aos modelos ideais de disciplina e de comportamento. A partir dessas hipóteses o texto procura refletir sobre a necessidade da escola fazer uso de todo um aparato disciplinador em seu cotidiano, e quais são as manifestações mais freqüentes desse aparato. Tem como referencial teórico os escritos de Foucault, enquanto teoria de “corpos dóceis” e sociedade disciplinar; Bauman, e seus estudos sobre as mudanças de paradigmas sociais da experiência individual humana e sua história; Deleuze, com os conceitos de sociedades de controle; Taborda, e as experiências sobre a educação corporal na escola, e outros, que contribuem significativamente com a pesquisa. Desenvolve como metodologia de pesquisa empírica, as técnicas de entrevista oral e individual realizada com diretores, professores, inspetores, pais e alunos de uma escola particular de Sorocaba; e a técnica de grupo focal, junto a professores de uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa de campo dão suporte à análise das questões levantadas. Pela trajetória da dissertação constata-se que os recursos disciplinares estão evoluindo em técnicas cada vez mais sutis, tomando o corpo social em sua quase totalidade e generalidade. Conclui-se também que diversos mecanismos disciplinares usados pela escola não estão sendo suficientemente eficazes na questão do cumprimento às regras, pois não impedem as ações que burlam o disciplinamento.