Navegando por Assunto "Educação - Processamento de dados"
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- DissertaçãoA formação continuada de professores por meio da utilização de softwares educacionais em um programa de capacitação para o ensino médio, no ano 2002(2007) Rosa, Ana Paula daEste trabalho é resultado de pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Nível Mestrado, da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa “Instituição Escolar: História, Políticas e Práticas”. O trabalho tem em vista dois objetivos: a) verificar e analisar as objetivações e apropriações das propostas de utilização de equipamentos de informática, por professores da rede pública estadual de ensino de São Paulo, em um curso oferecido pela Secretaria do Estado de São Paulo, na modalidade de formação continuada, no decorrer do ano 2002, curso esse estruturado de acordo com as perspectivas delineadas pela reforma educacional da Educação de Nível Médio; b) verificar e analisar quais apropriações e objetivações dessas propostas foram levadas a termo em suas práticas docentes, posto que a formação continuada oferecida visava a produzir mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, ao utilizarem as salas ambientes de informática implantadas nas escolas, a partir do ano de 1998. O estudo foi desenvolvido com base na proposta do curso de formação continuada, nos softwares educacionais utilizados para desenvolvê-la e nas entrevistas concedidas tanto por professores multiplicadores que atuaram nas oficinas pedagógicas, quanto por professores participantes destas. Todos os professores pertencem a uma mesma área Curricular, qual seja, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A escolha dessa área para fins de investigação deveu-se à grande variedade de tipos de softwares educacionais, se comparada com as outras áreas Curriculares. Para fins de análise, foram empregados os estudos de Newton Duarte (2003) quanto aos processos de apropriação e objetivação como mediações para a prática social humana, bem como os de Marise Ramos (2002a, 2002b) para a discussão do modelo de competências que, além de se fazer presente nas reformas educacionais brasileiras, orientou o enfoque do curso estudado.
- DissertaçãoA trajetória da aprendizagem da matemática e a influência da revolução da informática: um diálogo com alunos do ensino médio da escola pública(2003) Duarte, José Luiz CorreiaNa busca de uma trajetória da aprendizagem da matemática, parto de épocas distantes. Percorro caminhos diversos que, ao final, me levam a observar o computador, uma das conquistas recentes da humanidade e sua influência no ensinar e no aprender, dos dias de agora. Pelos caminhos que percorri, das épocas distantes ou recentes, procuro descobrir o homem pensante. Não contemplo apenas as conquistas e os conhecimentos adquiridos em tempos remotos, mas também os atuais e mesmo os inseridos no próprio ser humano, mas distantes, pela falta de aproximação e contato pessoal, que só o conhecimento pode dar. No percurso imaginário que realizei, corri em busca de capacitação que me permitisse avançar na construção de novos saberes ligados e relacionados com a minha própria prática. A viagem começa admirando o pensamento matemático dos povos antigos, suas construções e elaboradas técnicas de cálculo. Penetra no labirinto da mente, observando os procedimentos necessários para que se realize a aprendizagem, detendo-se na observação da aprendizagem significativa e construtiva. Contempla a sociedade atual, repleta de esperanças e desencantos e que exige novos questionamentos. É nesta sociedade que estão inseridos nossos alunos e nela se preparam para o exercício da cidadania Por fim, entra dentro de uma escola e convive com alunos ávidos de esperança, repletos de ilusões, todos esperando um dia ocupar o melhor lugar na sociedade de onde vêm. Aqui eles trocam suas experiências, realizam seus encontros e também manifestam as suas diferenças, pessoais e sociais, de uma sociedade injusta e cheia de contrastes. Encontra uma escola ainda em busca de um novo caminho. Os alunos consideram importante o estudo, mas não sentem uma verdadeira sintonia entre o ensinar e o aprender da escola, com os conhecimentos e a maneira de viver de uma sociedade, que se comporta e apresenta valores muito distintos dos que nela são praticados. Os alunos ficam divididos entre acreditar e não acreditar que a utilização do computador ajudaria na sua aprendizagem, até porque são poucas as suas experiências nesse sentido. A escola pública com sua crônica falta de recursos e seus poucos computadores, pouco tem a oferecer. Apesar de a maioria dos alunos dizer que sabe utilizar um computador, são poucos os alunos que têm computador em sua casa e a experiência de cada um, na maioria dos casos, se resume a utilizar o computador como passatempo, curiosidade e diversão. São poucos os que utilizam o computador como fonte de pesquisa que auxilie sua aprendizagem e enriqueça o seu conhecimento. Verifica-se, facilmente, que os alunos gostam da realidade virtual pelo imediatismo, pela sua atualização e pela grande variedade de informações e curiosidades que apresenta, mas sendo a realidade virtual uma realidade solitária e fria, a escola atual requer dos educadores uma transformação da linha da humanização. A mudança da busca do ensino aprendizagem, pelo aprender a aprender, é imperativo, e os educadores precisarão mudar nesse sentido.
- DissertaçãoAs práticas educativas e a informatização na aprendizagem: resistências, desencontros, divergências(2003) Oliveira, Maria Cecília da RochaEste estudo tem como objetivo investigar as manifestações de resistência e acomodação de professores, diante das novas tenologias aplicadas à educação, especificando, na informática, o uso de computadores nas práticas educativas. A autora justifica a escolha deste tema por ser professora de informática educativa há nove anos, tempo 110 qual tem se deparado com atitudes contraditórias dos profissionais em educação, diante de recursos tecnológicos. Buscando desvelar os reais motivos de tais atitudes, esta pesquisa volta-se para a atuação de professores dos ensinos fundamental e médio das redes estadual e particular de Sorocaba, verificando experiências que justifiquem, ou não, resistência, desencontro de informações e divergências destes para com o uso de computadores nas práticas educativas. Foram escolhidas, como objeto de investigação, duas escolas nas redes de ensino particular « pública. Na particular, a possibilidade de ser investigado c tema proposto, foi possível nas séries iniciais (L" a 4° séries) do ensino fundamental. Na escola pública, a pesquisa foi realizada nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, com uma amostragem caracterizada pelo suposto envolvimento dos professores com a informática, não significando um estudo comparativo. Diante dos objetivos propostos, foram analisadas falas tanto de professores quanto de alunos observando-se "in loco" as práticas realizadas em sala de aula. Concluiu-se, pelas análises dos dados selecionados pelos eixos encontrados dentre as variáveis da pesquisa de campo, que realmente existem "resistências" por parte dos professores com relação a utilização do computador nas práticas educativas, pois eles não sabem como manuseá-lo e, quando sabem, recusam-se, por acomodação. Foi constatado, também, nos "desencontros" de informações que professores têm dificuldades em enxergar a importância do significado das tecnologias que, neste novo século, tornaram-se recursos indispensáveis às práticas educativas. As "divergências" foram surgindo a partir da verificação do perfil dos profissionais que não conseguem disponibilizar naturalmente aos alunos, a importância e a necessidade de se ter acesso a todos os tipos de conhecimentos utilizados em nossos dias e num futuro próximo. Finalizando esta investigação, constatou-se que os professors apresentaram um perfil tímido quanto à utilização dos computadores como ferramenta auxiliar junto às práticas educativas; quando SC mostravam um pouco mais arrojados essa utilização, era por necessidade de preservarem emprego, adequando-se as exigências da instituição. Verificou-se, também, que poucos foram aqueles que se valiam desses recursos com a consciência de que hoje se torna indispensável trilhar caminhos que estejam iluminados pelo desenvolvimento comunicacional presente neste novo milênio. Espera-se que no movimento das transformações teenológicas do momento atual, os profissionais da educação tenham incorporado que no século XXI não serão mais aceitas pela sociedade atitudes que não se encaixem à era cibernética. d Ousar e atrever fazem parte da renovação de práticas educativas. Essas farão, dos alunos, profissionais mais qualificados por compreenderem que no espelhar das ousadias de seus educadores, poderão buscar a utilização adequada dos computadores, agora presente, nas mais diversas áreas profissionais e pessoais.
- DissertaçãoAs representações sociais da informática e suas relações com a educ@ção: ignorar, cancelar, refletir(1999) Carneiro, Raquel; 1964-Dentro do universo das representações sociais, a Informática e o Computador estão entre os assuntos que forçam pronunciamentos do senso comum. A interferência da informática, no cotidiano social, tem se tornado cada vez mais presente nos diversos ambientes, interferindo nas relações políticas, sociais, culturais locais e globais. Esta investigação, procura trazer para a discussão científica, o pensamento vigente das representações sociais da informática e do computador, pela análise de conversas do cotidiano, de imagens das capas de revistas e de depoimentos de alunos em sala de aula. Procura, também, mostrar que a utilização do computador, nos ambientes sociais, requer muito mais do que o domínio dos comandos. Conclui que a representação social da informática e do computador é parte fundamental a ser considerada, não só para que se obtenha uma perfeita utilização dos comandos e recursos computacionais, mas, principalmente, para a construção de conhecimentos, autonomia e habilidades pessoais do sujeito que, conhecendo e refletindo sobre os caminhos cada vez mais entrelaçados da sociedade com a informática, terá facilitada sua inserção na história da sociedade atual.
- DissertaçãoO resgate da criatividade como processo de ensino(2005) Silva, Maria Ancilla De BiaggiEsta pesquisa busca enfatizar que ao se resgatar a criatividade dos alunos um novo processo de ensino se delineia. O objetivo deste estudo é destacar o papel de novos referenciais teóricos para o delineamento deste novo processo de ensino que toma como importante a utilização do computador. Para atingirmos tal objetivo a investigação se fez em várias etapas: estudos sobre as tendências do processo de ensino, explicitação do nosso atual contexto - sociedade da informática ou espaço do saber - a luz das idéias de Schaff e P. Lévy, respectivamente; coleta e análise de dados sobre a influência do computador nos a hábitos de estudo de alunos de uma escola particular de Sorocaba e sobre a prática dos docentes envolvidos e, por fim, elaboração de um rol de concepções na esteira de Morin para nortear as ações dos educadores do futuro. Trata-se, portanto, de uma investigação que se vale de documentação direta (pesquisa de campo - realizada para buscar informações ou conhecimentos sobre a utilização do computador no processo de ensino 5, e que envolveu uma pesquisa bibliográfica como uma das suas etapas), cuja relevância está no fato de que ela a traz à tona reflexões envolvendo a criatividade - o atrator da educação do futuro. e a ressalta a importância da busca de referenciais teóricos, para 0 educador, no (re) pensar na e sobre a sua prática nas salas de aula.
- TeseProtocolo para gestão de práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação superior(2021) Slavov, RicardoAs tecnologias digitais adentraram as Instituições de Educação Superior (IES). Assim, os professores são desafiados a mudarem e implementarem um processo ensino-aprendizagem diverso daquele em que se formaram e estão habituados. Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI) e teve como tema a gestão da prática pedagógica em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A pergunta que orientou a pesquisa foi: quais são os procedimentos necessários para aprimorar a gestão da prática pedagógica, no AVA? Sua relevância está em oferecer subsídios para fundamentar novas propostas de gestão de práticas pedagógicas em AVA, na educação superior, a partir das percepções de professores e estudantes em relação a seu uso, no processo de ensino-aprendizagem. Teve como objetivo final desenvolver um protocolo de gestão de práticas pedagógicas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Educação Superior. Essa é uma pesquisa de Intervenção com uma abordagem qualitativa, que teve como procedimentos a revisão bibliográfica e um estudo de campo, com intervenção e aplicação de questionário. Foi realizada em três fases, em uma IES privada da cidade de Sorocaba/SP. Na primeira fase, professores e estudantes responderam a questionário, antes de usarem o AVA. Na segunda, os professores refizeram seus planejamentos contendo: cronograma e plano de ensino com ementa, conteúdo programático, objetivos, estratégias, critérios de avaliação, bibliografia básica e complementar, e os disponibilizaram, no AVA. No final do semestre, na terceira fase, estudantes e professores responderam ao segundo questionário para conhecer suas percepções sobre a contribuição do AVA para gestão da prática pedagógica. Em relação à avaliação, a proposta foi realizá-la em sua função Formativa, com a definição dos critérios orientados pela Taxonomia Bloom. Os resultados mostraram que, segundo a perspectiva dos envolvidos (estudantes, professor e instituição), o AVA é um recurso que pode auxiliar na gestão pedagógica por facilitar a organização e a avaliação, permitindo elevar o interesse dos estudantes em acompanhar a sua aprendizagem.
- DissertaçãoTrabalho docente e inclusão digital: um olhar crítico(2009) Munhoz, Doraci Moron ParraA presente pesquisa pertencente à linha Trabalho Docente pauta-se em examinar possíveis consequências das novas tecnologias na prática docente. Meu pressuposto é o de que as novas tecnologias podem criar boas oportunidades para a prática educativa, entretanto sua simples utilização no espaço escolar não significa inclusão digital. Investigo qual a contribuição das novas tecnologias incorporadas ao trabalho do professor de Ensino Fundamental de Sorocaba para a denominada inclusão digital. Observa-se, com base na pesquisa, que há de se considerar a necessidade da abordagem das novas tecnologias como tema de estudo nos cursos de formação e também o fato de que considerável parcela dos professores que está em serviço não recebeu capacitação para tal. Em ambos os casos, além da necessária formação e capacitação, a utilização de novas tecnologias requer que o instrumento seja pensado e tratado como mediador da prática, como meio para alcançar seus objetivos educativos. A investigação se dá por meio de pesquisa de campo com onze professoras que participaram de um curso de alfabetização e letramento digital, oferecido por uma ONG em um de seus projetos de inclusão digital na cidade de Sorocaba no ano de 2008 em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a Universidade de Sorocaba (UNISO). Os resultados da pesquisa indicam que embora o curso tenha sido bem avaliado, as condições materiais para aplicação dos conhecimentos adquiridos deixam a desejar, e as professoras têm muitos desafios para vencer quanto a sua inclusão digital e também de seus alunos.