Navegando por Assunto "Educação inclusiva - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAs representações sociais sobre os portadores de deficiência na escola(2003) Bovo, Sheila KatzerA dissertação é o resultado de pesquisas sobre as representações sociais em relação aos portadores de deficiência: na história; na legislação educacional atual; nas diversas artes e dos atores sociais que perpassam o ambiente escolar. Tem como pressupostos teóricos, a Teoria das Representações Sociais e as Narrativas Ficcionais, utilizando a metodologia de Pesquisa Qualitativa. O objetivo é provocar reflexões à respeito e colaborar para um trabalho de desconstrução/reconstrução das representações sociais negativas encontradas, sugerindo as escolas algumas ações.
- DissertaçãoAs salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Sorocaba: a ótica das famílias dos alunos com deficiência(2020) Tomé, Lucimeire Prestes de OliveiraNesta dissertação a autora analisa a percepção das famílias dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação sobre as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e a Política de Educação Inclusiva da Prefeitura Municipal de Sorocaba, no período entre os anos 2010 – 2020. Os objetivos específicos se pautaram em: a) compreender os conceitos que sustentam a inclusão escolar; b) conhecer as diferentes concepções de deficiência e suas especificidades; c) reconhecer as normas e práticas que embasam o funcionamento das SRM; d) identificar a percepção e significação, sob a ótica dos familiares, da prática do Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas SRM da rede municipal de ensino de Sorocaba. Como procedimentos foram utilizados: pesquisa bibliográfica de autores reconhecidos na área, análise de dispositivos legais que regem os princípios da educação especial inclusiva, além da pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo foi realizada a análise qualitativa do questionário aplicado aos familiares dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação que frequentam as SRM nas escolas da rede municipal de ensino. A análise da pesquisa revelou que as famílias demonstram satisfação com os serviços realizados e o perfil do professor das SRM é algo notado e valorizado pelos familiares. Concluiu-se através dos dados mencionados pelas famílias, que faltam ao município de Sorocaba políticas educacionais a respeito da educação especial inclusiva, em específico ao AEE e SRM, a fim de estabelecer consonância e alinhamento das ações públicas educacionais e disseminação e fortalecimento das práticas educativas inclusivas no contexto escolar.
- DissertaçãoEducação inclusiva: o que dizem os professores : um estudo sobre a concepção de educação inclusiva por professores da rede municipal de Sorocaba(2004) Martini, Lúcio Roberto BardosA educação inclusiva tem sido tema de grandes debates que envolvem termos e conceitos nem sempre utilizados com os significados adequados às práticas educacionais. Neste trabalho de pesquisa o autor procurou conhecer a dinâmica da educação inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Sorocaba sob a perspectiva do professor, como forma de compreender o processo no seu Interior, onde de fato acontece. O autor busca também analisar os diferentes pontos de vista teóricos assim como os diversos conceitos que norteiam a proposta de educação inclusiva como forma de compreender e problematizar as implicações sociais, políticas e ideologicas que permeiam o tema. Sustentado numa abordagem qualitativa de pesquisa foram utilizadas, neste estudo, entrevistas semi-estruturadas com professores da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, neste estudo. A análise das entrevistas permitiu perceber que muitos ainda são os questionamentos, dúvidas e críticas a respeito da implantação do modelo de educação inclusiva, principalmente no que se refere à inserção de alunos deficientes nas salas de aula regulares e orientação e capacitação dos professores.
- DissertaçãoPosso entrar?: um estudo sobre a inclusão de alunos com deficiências físicas em instituições de ensino regular na cidade de Sorocaba(2000) Bernal, Cíntia de Menezes FernandesNeste trabalho de pesquisa a autora procurou analisar os processos envolvidos na inclusão da criança com deficiência física na escolaridade regular. A inclusão social é compreendida como um processo em que a sociedade se adapta para poder incluir pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. Levando em conta que este processo deva ser bilateral, foram realizados três estudos de caso. Sustentados numa abordagem qualitativa de pesquisa, estes estudos tiveram, como cenário, três estabelecimentos regulares de ensino, um deles de caráter particular, os demais de caráter público municipal e estadual, visando ao esclarecimento de suas especificidades. Para tanto, utilizaram-se, para a coleta de dados, instruments como entrevistas semi-estruturadas e observações diretas da dinâmica escolar. A população estudada tem as seguintes similaridades: freqüenta a terceira série do ensino fundamental da rede regular de ensino e possui deficiência física que limita a locomoção independente. Na análise procurou-se compreender o processo de inserção dessas crianças sob o ponto de vista da escola, da criança com deficiência física o daqueles que convivem com ela. As conclusões apontam para um movimento ainda unilateral, em que principalmente as crianças e suas famílias são responsáveis pelas suas necessidades especiais, num contexto político cujo discurso modernizador reconhece a legitimidade da inclusão, mas, na prática, evidencia o desprezo pelos direitos reconhecidos.