Navegando por Assunto "Educação permanente"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA formação continuada de professores de educação física na Diretoria de Ensino de Sorocaba: um estudo de caso(2008) Murat, Edna AlcantaraEste trabalho tem como objetivo analisar os efeitos causados pelas políticas formação continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) como proposta de trabalho no contexto escolar, por meio dos programas estabelecidos para os professores que trabalharam com o componente curricular de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, na Diretoria de Ensino de Sorocaba no período de 2002 a 2005. Num primeiro momento, são desenvolvidos os conceitos teóricos que dão embasamento às propostas de políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos governamentais no campo educacional. Em seguida, serão elucidadas questões terminológicas relativas ao campo da formação continuada à luz do olhar crítico, baseado nos referenciais bibliográficos e experiências vivenciadas pelos educadores responsáveis pela implementação dos programas aqui estudados. O estudo é composto por pesquisa de campo do tipo qualitativa, com entrevistas de cinco professores de Educação Física participantes do processo de implementação das políticas educacionais desenvolvidas no período citado. Além disso, é feito o exame de documentos legais utilizados pela SEE/SP. Na seqüência, é feita análise das respostas dadas pelos professores. Conclui-se que a política educacional de formação continuada não se coaduna com a realidade vivida pelos professores da área e que se faz necessária uma reavaliação permanente das políticas públicas do setor.
- DissertaçãoA formação continuada de professores por meio da utilização de softwares educacionais em um programa de capacitação para o ensino médio, no ano 2002(2007) Rosa, Ana Paula daEste trabalho é resultado de pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Nível Mestrado, da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa “Instituição Escolar: História, Políticas e Práticas”. O trabalho tem em vista dois objetivos: a) verificar e analisar as objetivações e apropriações das propostas de utilização de equipamentos de informática, por professores da rede pública estadual de ensino de São Paulo, em um curso oferecido pela Secretaria do Estado de São Paulo, na modalidade de formação continuada, no decorrer do ano 2002, curso esse estruturado de acordo com as perspectivas delineadas pela reforma educacional da Educação de Nível Médio; b) verificar e analisar quais apropriações e objetivações dessas propostas foram levadas a termo em suas práticas docentes, posto que a formação continuada oferecida visava a produzir mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, ao utilizarem as salas ambientes de informática implantadas nas escolas, a partir do ano de 1998. O estudo foi desenvolvido com base na proposta do curso de formação continuada, nos softwares educacionais utilizados para desenvolvê-la e nas entrevistas concedidas tanto por professores multiplicadores que atuaram nas oficinas pedagógicas, quanto por professores participantes destas. Todos os professores pertencem a uma mesma área Curricular, qual seja, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A escolha dessa área para fins de investigação deveu-se à grande variedade de tipos de softwares educacionais, se comparada com as outras áreas Curriculares. Para fins de análise, foram empregados os estudos de Newton Duarte (2003) quanto aos processos de apropriação e objetivação como mediações para a prática social humana, bem como os de Marise Ramos (2002a, 2002b) para a discussão do modelo de competências que, além de se fazer presente nas reformas educacionais brasileiras, orientou o enfoque do curso estudado.
- TeseA teoria das inteligências múltiplas na educação física: uma proposta de formação continuada para o cotidiano escolar(2021) Silva, Yara Machado daO presente trabalho teve a intenção de repensar as práticas pedagógicas do professor de Educação Física com base nos resultados obtidos na dissertação de mestrado: “Um olhar sobre a Inteligência Humana manifestada no cotidiano escolar”, que investigou as concepções de agentes escolares e educandos acerca da Inteligência Humana e as possíveis estimulações dos potenciais dos estudantes, oferecidas nas práticas docentes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo exploratório, envolvendo professores, em sua maioria de Educação Física, atuantes na Educação Básica, baseado em uma proposta de um curso de formação continuada, pautado na Teoria das Inteligências Múltiplas, com o objetivo de compreender as concepções e oferecer aos seus participantes subsídios, por meio de estratégias a serem incorporadas em suas práticas, para quebrar seus paradigmas e voltar seus olhares para os potenciais revelados pelos estudantes. Após o contato com os professores de Educação Física sobre a possibilidade e o interesse em participar do curso e uma palestra de apresentação on-line, divulgada e vinculada em redes sociais abertas a todos os interessados, o curso foi efetivado em sete encontros online, com estudos temáticos e sistematizados sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, quando foram fornecidas estratégias e propostas práticas e realizados debates e reflexões sobre a atuação docente e diferentes possibilidades de rotas de acesso ao conhecimento. Essas manifestações foram registradas e transcritas, com as devidas precauções de confidencialidade e conservação para análise. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial, investigando aspectos importantes de sua formação e concepções sobre a temática, os registros dos encontros e um questionário final, para verificar possíveis mudanças conceituais. Essas informações foram analisadas em três momentos: indicadores, redução em sinais e interpretação dos indícios, ancorados no método de análise Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). O curso proposto se mostrou eficiente em seus propósitos preestabelecidos, contribuindo com novas concepções acerca da inteligência humana e da ampliação do olhar dos participantes sobre os estudantes. Além disso, deflagrou-se avanços nas práticas pedagógicas descritos pelos professores e uma mudança de paradigma de identidade docente. Os princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas mostraram-se condizentes com os anseios dos agentes escolares em alcançar uma educação com mais equidade e sensibilidade. Recomenda-se que movimentos destinados às reflexões em contexto escolar possam ser aproveitados para cursos como o proposto pela tese.
- DissertaçãoBuscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP(1998) Mebius, Sonia Maria Castricini BiscacioCompreendendo a complexidade do ato pedagógico, a autora procurou argumentar em favor de um processo de educação/formação continuada/permanente para professores. Como o educador de jovens e adultos não é preparado para essa atividade nem no Magistério (Ensino Médio) e nem na Graduação, é que esse processo torna-se enfaticamente indispensável. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a ação de professores/ educadores de jovens e adultos que atuam e/ou atuaram num Curso Supletivo da Rede Municipal de Sorocaba/SP, para buscar compreender o processo de educação/formação continuada/permanente de que participam e/ou participaram e a forma pela qual tal processo contribui e/ou contribuiu para a construção da trajetória desses profissionais. Das observações e conclusões que emergiram ao longo desta pesquisa a autora buscou também explicitar características desse processo de formação para que efetivamente, possa contribuir para profissionalização de educadores de jovens e adultos. A análise dos dados revelou que os professores pesquisados valorizam os espaços de construção coletiva da profissão docente desde que esse processo tenha como tônica principal, a troca de experiência e seja conduzido de forma a propiciar-lhes uma ação pedagógica diferenciada.
- DissertaçãoEstudo sobre a percepção dos gestores das escolas estaduais de Piedade sobre o curso de gestão educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP (2005/2007)(2010) Rodrigues, Cecília Lopes GodinhoEste estudo desvela a percepção das gestoras das escolas estaduais de Piedade, por meio de reflexão sobre o conteúdo, os exercícios e a práxis de apropriação dos mesmos, no decorrer do “Curso de Pós-Graduação com Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional” em que participaram, entre novembro de 2005 a março de 2007, quando da sua oferta pelo Governo do Estado e a referida Secretaria, ambos em parceria com a FE-UNICAMP que o desenvolveu. Para tanto, descreveu-se o curso em todas as suas etapas, analisou-se os principais pontos focados e discutidos no mesmo, bem como, revelou-se a ótica dessas profissionais que dele participaram, evidenciado em pesquisa de campo, pela categorização de dois instrumentos de pesquisa, um escrito e outro por entrevista direta e pessoal entre as envolvidas nesse percurso. Este período denotou as inquietações das alunas gestoras participantes no sentido de apreenderem as novas propostas e visões da práxis gestora, despertando-as a se preocuparem com a própria formação continuada, destacando a importância da Gestão Democrática na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico e o envolvimento e a aplicação da educação comunitária na comunidade local. Percorreu-se com elas o caminho da transposição didática em suas escolas, até o ponto de chegada das suas conclusões, sobre o referido curso e a interferência do mesmo e seus fazeres em suas próprias práticas gestoras e respectivas Unidades Escolares. Após reflexões e análises sobre alguns paralelos entre as respostas recolhidas, percebeu-se uma preocupação geral entre as gestoras de atualização profissional, bem como, da consciência da necessidade de formar em serviço seus docentes.
- DissertaçãoFormação continuada de professores de ensino fundamental I da rede municipal de Sorocaba para uma educação escolar de qualidade (1996-2016)(2024) Camargo, Daniela Fernanda de AlmeidaPartindo do pressuposto que a formação continuada de professores interfere direta ou indiretamente na prática educativa do professor em sala de aula e, consequentemente, na qualidade da educação escolar, surgiu o interesse de pesquisar sobre a implementação de política educacional para a formação continuada de professores de Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP de 1996 a 2016, período em que a cidade foi governada pela mesma legenda partidária (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) e que foram oferecidos diversos projetos e programas de formação continuada aos professores da rede municipal de Sorocaba/SP. A pergunta norteadora deste trabalho foi: quais as contribuições da política de formação continuada para uma educação escolar de qualidade na perspectiva dos policymakers e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP, no período entre 1996 e 2016? E como objetivo geral a pesquisa procurou analisar a perspectiva de policymakers que fizeram a política de formação continuada na rede municipal de Sorocaba e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal, entre 1996 e 2016, quanto as suas suficiências e necessidades para uma educação de qualidade e efetivação do direito à educação. Para tanto, a coleta de dados desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica e documental, culminando na pesquisa empírica por meio de entrevista com seis policymakers e de questionário semiestruturado com cinquenta e quatro professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de Sorocaba/SP. A categorização dos dados favoreceu a análise dos dados qualitativos. A fundamentação teórica teve a sua base nos autores Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2010), Libâneo (2001), Gadotti (2010) e Tardif (1991). O estudo como um todo possibilitou inferir que neste período a Secretaria da Educação ofereceu projetos e programas de formação continuada aos professores de Ensino Fundamental I da rede municipal, promovendo a profissionalidade dos professores, porém, notou-se a necessidade da participação de policymakers e professores na formulação destes projetos e programas com as demandas da sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com outros estudos referentes a formação continuada de professores e a partir das reflexões disponibilizadas neste trabalho, espera-se também, contribuir para a defesa do investimento em políticas públicas de formação continuada de professores que priorizem as superações dos desafios educacionais, visando a profissionalização docente e a oferta de uma educação escolar de qualidade.
- DissertaçãoFormação continuada docente da rede pública estadual de São Paulo: o uso das ferramentas digitais durante o ensino remoto(2024) Pinto, Cláudia ReginaO presente estudo integra a linha de pesquisa "Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores" da Universidade de Sorocaba (UNISO). O objetivo da pesquisa foi compreender em que medida os cursos de formação continuada oferecidos pela EFAPE para o uso de tecnologias digitais contribuíram para o desenvolvimento docente em suas práticas pedagógicas durante a pandemia de Covid-19. O objetivo secundário buscou mapear a percepção dos professores em relação à formação continuada e à fluência no uso de tecnologias digitais aplicadas às suas práticas no ensino-aprendizagem durante o ensino remoto. A pesquisa foi feita com docentes que atuaram na cidade de Sorocaba/SP durante o fechamento temporário das escolas, durante o ensino remoto (2020-2021). Como metodologia, foi feita uma pesquisa de métodos mistos, valendo-se tanto do método de abordagem quantitativa quanto qualitativa descritiva, exploratória com análise de conteúdo, usando como principal instrumento de coleta de dados: o questionário. Nas perguntas fechadas foram elaboradas respostas de acordo com a escala de Likert, para compreender a percepção do participante quanto ao uso das tecnologias digitais e a sua própria aprendizagem na formação continuada. Nas perguntas abertas, foram aplicados a análise de conteúdo. Foi realizado, também, a análise dos cursos, voltados para o uso das tecnologias, disponibilizados aos docentes pela EFAPE, e o quanto eles foram relevantes. O aporte teórico trouxe Gatti (2003), Tardif (2011), Bates (2016), Sampaio e Leite (1999), Kenski (2012; 2013), Bardin (2021) além de outros que serviram de suporte no decorrer desta dissertação. Por meio deste estudo, pode-se pontuar a necessidades de uma formação continuada dos professores para o uso das ferramentas tecnológicas com a finalidade de alcançar e/ou ampliar uma fluência digital, além de apontamentos referentes às políticas públicas nessa área e sugerir melhorias para a formação docente e suas práticas pedagógicas.
- DissertaçãoFormação na descontinuidade: um estudo sobre a formação continuada de professores em Araçoiaba da Serra/SP(2013) Tonin, Elane CristinaEm tempos modernos líquidos, de excessivas informações e descontinuidades no modo de vida humana, a fabricação de uma incessante “continuidade” na formação do professor tem sido um mote das políticas públicas na Educação das últimas décadas. Diante desse contexto, essa dissertação tem como tema a formação continuada de professores nas escolas públicas. O objetivo principal foi entender como o professor percebe e configura a sua formação continuada. Para tanto, este estudo utilizou o referencial teórico de autores como Zigmunt Bauman, em sua trajetória intelectual sobre o contemporâneo e mundo líquido, Michel Foucault e Gilles Deleuze, para entender os dispositivos da biopolítica instalados no discurso da formação continuada, assumidos pelo professor como um discurso ideológico. Realizou-se uma pesquisa com cinquenta e seis professores da Rede Municipal de Araçoiaba da Serra, os quais responderam a um questionário sobre sua trajetória formativa bem como de suas concepções sobre formação continuada. As análises das respostas coletadas apontam para concepções semelhantes sobre formação continuada, as palavras conhecimento e aperfeiçoamento foram as mais citadas como forma de identificar tal formação, contraditoriamente também ocorreram respostas que identificaram como ilusão, desinteresse, ou falta de conteúdo, percebe-se uma introjeção do discurso liberal das políticas de formação por parte do professor, que ora desafia e questiona essa formação, e ora assume como algo inerente e importante para suas práticas docentes.
- DissertaçãoO Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: sentidos da alfabetização no Brasil(2017) Gutierrez, Aparecida Ferreira da SilvaA presente dissertação tem como objetivo realizar, por meio da história da educação, uma retrospectiva dos papéis da alfabetização, relacionando a alfabetização com o cenário político e social de cada período histórico e com os diferentes sentidos que o domínio da leitura e da escrita receberam na história do Brasil. Contextualiza as dificuldades enfrentadas pelo país para alfabetizar todos das novas gerações e relaciona este desafio à formação docente. Realiza também uma explanação da política pública denominada Pacto da Alfabetização da Idade Certa - PNAIC, programa de formação docente do governo federal, discutindo suas possiblidades e limites para atingir a meta estabelecida de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. Por meio do estudo dos referenciais teóricos e da leitura crítica dos documentos, cadernos, portarias de orientação desse programa e das análises de dados disponíveis, verifica que as políticas implantadas no país para alfabetização de todos não surtiram os efeitos almejados, o país ainda conta com milhares de adultos, jovens e crianças analfabetas.
- DissertaçãoPercepções de competências didático-pedagógicas em disciplinas em EAD na Universidade de Sorocaba(2022) Fernandes, Otavio Henrique Rossi PintoNos últimos anos, pode-se verificar um aumento no número de estudantes na Educação Superior no Brasil, principalmente, mas não exclusivamente, resultante de ações governamentais para o incentivo ao crescimento econômico e de iniciativas públicas e privadas relacionadas a cursos superiores de graduação, inclusive na modalidade à distância. A Educação à Distância - EaD vem ganhando espaço na Educação Superior brasileira, merecendo um olhar especial pela comunidade acadêmica. Com o avanço da EaD, as funções dos professores estão se modificando, passando a exigir novas formas de se desenvolver o trabalho didático-pedagógico e um conjunto de novas competências para o exercício da docência. Este estudo, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, analisa as competências dos docentes em disciplinas ministradas via Educação à Distância (EaD) da Universidade de Sorocaba. Tem como objetivo principal conhecer as percepções de competências didático-pedagógicas nos docentes que ministraram disciplinas em EaD nos cursos presenciais da Instituição entre 2016 e 2021. A metodologia constitui de levantamento bibliográfico e pesquisa com abordagem qualiquantitativa. Foi aplicado questionário on-line direcionado ao corpo docente da Universidade de Sorocaba, intimamente ligado ao objeto de estudo, por meio da pesquisa de campo, o que permitiu analisar e categorizar o conteúdo das respostas abertas. O resultado da pesquisa identificou alguns pontos positivos e outros pontos a melhorar referentes à competência do docente, com foco no aperfeiçoamento e na busca constante de conhecimentos, habilidades e atitudes (valores) em EaD para o próprio crescimento profissional. A função desafiadora do docente nesta modalidade precisa ser congruente com a evolução da sociedade e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, somado a isso, o uso correto das metodologias ativas de ensino a fim de obter melhor engajamento e motivação dos estudantes.
- DissertaçãoPrograma de educação continuada: formação universitária da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo : estudo do pólo PUC-SP - Sorocaba : julho de 2001 a dezembro de 2002(2004) Furukawa, Marilda MarconiA presente dissertação de mestrado em educação busca mostrar a influência do PEC na vida profissional e pessoal das professoras da Rede Estadual do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Inicia trazendo considerações dos momentos históricos sobre formação docente e educação básica mais relevantes a partir de 1970. Após delinear o cenário nacional que dá ensejo à criação do PEC, que utiliza novas tecnologias, apoiado em mídias interativas, detalha a abrangência, objetivos e os ambientes de trabalho; apresenta, então, o PEC/PUC- SP de Sorocaba, contexto da pesquisa. Utilizando como metodologia a narrativa, mostra a trajetória dos dezoito meses de convivência da turma A, evidenciando os principais anseios, expectativas e outras colocações importantes das professoras- alunas, tendo como ponto de partida os módulos estudados e as atividades desenvolvidas. Da narrativa desenvolve ensaios de interpretação sobre as falas das professoras-alunas, das mudanças percebidas por elas próprias e a professora-tutora a partir dos conhecimentos adquiridos, das reflexões, das trocas no grupo. Encerra considerando que os cursos de formação docente devem conter a pesquisa, imprescindível para reflexões sobre a prática e formulação de teoria; serem colegiados, possibilitando que essas reflexões e formulações se dêem no grupo; permitam ao educador apropriar-se de toda forma de conhecimento e abrir- se para uma nova didática.
- DissertaçãoProgramas de desenvolvimento profissional docente e competência pedagógica na educação superior: revisão sistemática de escopo(2021) Silva, Patrícia Machado Sampaio daA qualidade da educação formal é influenciada pelo trabalho do docente, e este necessita de formação específica para desenvolver a competência pedagógica. Com base nessa premissa, o programa de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) pode ser eficaz para melhorar prática pedagógica dos professores. Essa pesquisa se justifica por produzir um conhecimento que pode contribuir com a teoria educacional para a formação de professores. Por meio do método da Revisão Sistemática de Escopo, foi realizada a busca dos termos ‘programa de desenvolvimento profissional docente’ e ‘competência’, bem como ‘desenvolvimento profissional docente’ e ‘competência’, em cinco bases de dados: Web of Science, Scopus, Scielo Brasil, Banco Nacional de Teses e Dissertações, e ERIC. O objetivo geral foi compreender a relação entre programas DPD e a competência pedagógica dos docentes da Educação Superior. Para alcançar esse objetivo foi necessário identificar, nos trabalhos selecionados, as características dos participantes nos programas de DPD; descrever os tipos de intervenção, relacionando-as ao aprimoramento da competência pedagógica; e indicar as dimensões da competência, de Masetto (2012), que são afetadas por cada intervenção. Os critérios de elegibilidade foram definidos pela inclusão de artigos que apresentavam fonte primária de evidências de programas DPD de docentes em exercício na Educação Superior, sendo excluídos apenas os de língua estrangeira diferente da inglesa ou espanhola. As etapas de busca e seleção foram realizadas sem a presença do segundo revisor e, consequentemente, não foi possível publicar o protocolo dessa revisão sistemática de escopo. Elencou-se 190 estudos em potencial, dos quais foram excluídos 182, por duplicidades e pela ausência de fontes primárias de evidências (classificados como inelegíveis). Oito artigos foram revisados de modo sistematizado, apresentando três categorias resultantes da análise de conteúdo, e cinco temas emergentes da análise temática, que conferem os sentidos implícitos na relação de aprimoramento da competência pedagógica dos professores que participam dos referidos programas. As contribuições desta pesquisa são: a identificação dos métodos de revisão que provavelmente são mais adequados à área educacional; a baixa produção científica sobre intervenções como método de pesquisa sobre DPD, na Educação Superior; a dinâmica do aprimoramento da competência pedagógica contida nos programas; e, em função, das dificuldades encontradas no processo de classificação dos artigos, o descuido no registro dos procedimentos metodológicos de pesquisas (título, resumo e palavraschave) na área da Educação essenciais para retratar o conteúdo textual das produções científicas.
- DissertaçãoTrabalho docente e inclusão digital: um olhar crítico(2009) Munhoz, Doraci Moron ParraA presente pesquisa pertencente à linha Trabalho Docente pauta-se em examinar possíveis consequências das novas tecnologias na prática docente. Meu pressuposto é o de que as novas tecnologias podem criar boas oportunidades para a prática educativa, entretanto sua simples utilização no espaço escolar não significa inclusão digital. Investigo qual a contribuição das novas tecnologias incorporadas ao trabalho do professor de Ensino Fundamental de Sorocaba para a denominada inclusão digital. Observa-se, com base na pesquisa, que há de se considerar a necessidade da abordagem das novas tecnologias como tema de estudo nos cursos de formação e também o fato de que considerável parcela dos professores que está em serviço não recebeu capacitação para tal. Em ambos os casos, além da necessária formação e capacitação, a utilização de novas tecnologias requer que o instrumento seja pensado e tratado como mediador da prática, como meio para alcançar seus objetivos educativos. A investigação se dá por meio de pesquisa de campo com onze professoras que participaram de um curso de alfabetização e letramento digital, oferecido por uma ONG em um de seus projetos de inclusão digital na cidade de Sorocaba no ano de 2008 em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a Universidade de Sorocaba (UNISO). Os resultados da pesquisa indicam que embora o curso tenha sido bem avaliado, as condições materiais para aplicação dos conhecimentos adquiridos deixam a desejar, e as professoras têm muitos desafios para vencer quanto a sua inclusão digital e também de seus alunos.