Navegando por Assunto "Engenharia Civil - TCC"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCÁnalise da resistência a compressão do concreto com resíduo de construção civil, visando sua aplicação como piso intertravado(2023) Silva, Jeniffer Natieli da; Fernandes, Maria EduardaNa construção civil utiliza-se uma diversidade de recursos naturais e com a demanda das construções aumentando no decorrer dos anos, logo pode-se chegar em uma situação de escassez destes materiais, desiquilibrando o ecossistema e desta forma causando grandes impactos a vida humana e animal. Este trabalho apresenta uma análise do reaproveitamento do RCC, resíduos de construção civil, incorporando-os gradativamente no concreto em forma de agregado graúdo para se obter e verificar sua aplicação como lajotas de concreto não estrutural. Para isso, foram realizados ensaios de granulometria da areia, brita e do resíduo utilizado com intuito de conhecer suas propriedades, empregando como base as normas NBR 7211: 2022 e a NM 248: 2001, além disso foi executado o ensaio de compressão conforme as especificações da norma NBR 5739: 2018, a fim de avaliar sua resistência mecânica e comparar com os resultados obtidos do mesmo ensaio utilizando o concreto convencional e assim verificar o comparativo de resistência entre os dois métodos. Os resultados obtidos nos ensaios de caracterização da areia e brita foram satisfatórios atendendo os parâmetros exigidos pela norma, porém o RCC não atendeu o resultado mínimo determinado, os ensaios de resistência a compressão também não atingiram o resultado almejado, assim, não atendendo o objetivo principal do trabalho de resistência mínima de 35 MPa, inviabilizando o seu uso em pisos de lajotas intertravadas segundo a norma.
- Monografia / TCCCaracterísticas e manifestações patológicas em concreto armado, com estudo de caso em viaduto(2023) Novaes, Agnaldo; Santos, André Ricardo dosEste trabalho tem como objetivo realizar uma análise abrangente das patologias encontradas em estruturas de concreto armado, buscando entender as causas raiz desses problemas e apresentar possíveis soluções para sua prevenção e reparo. O concreto armado é um dos materiais mais utilizados na construção civil. Ele é composto por uma mistura de cimento, água, agregados (areia e pedra) e armaduras de aço. As armaduras são responsáveis por resistir aos esforços de tração, enquanto o concreto resiste aos esforços de compressão. Essa combinação de materiais resulta em uma estrutura resistente e durável, capaz de suportar grandes cargas. As estruturas de concreto armado são utilizadas em diversas construções, desde pequenas casas até grandes edifícios e pontes. Elas apresentam algumas características importantes, como alta resistência à compressão, durabilidade, facilidade de moldagem e adaptação a diferentes formas e tamanhos. No entanto, mesmo com todas essas vantagens, as estruturas de concreto armado podem apresentar manifestações patológicas ao longo do tempo. Essas manifestações são defeitos que comprometem a resistência, a estabilidade e a durabilidade da estrutura, podendo causar riscos à segurança dos usuários e ao patrimônio. Para isso, foi realizado um estudo de caso em um viaduto local. O trabalho incluiu uma revisão bibliográfica sobre patologia no concreto armado, com foco em viadutos, com a inspeção visual de um viaduto na cidade de Sorocaba -SP, onde foi constatado e apontado algumas patologias pertinentes à estrutura de concreto armado e as possíveis correções.
- Monografia / TCCEstudo comparativo entre drywall com gesso acartonado e alvenaria cerâmica convencional como sistema de vedação de paredes internas(2023) Macedo, João Gabriel Oliveira; Almeida, Mateus Aparecido Plens de; Mello, Rafael dos SantosCom avanços tecnológicos e o crescimento do setor da engenharia civil, houve também a inovação no segmento de obras. Essas inovações são projetadas a fim de aprimorar a produtividade, ganho de versatilidade, tempo e a diminuição de custos. Como inovação para elementos de vedação, uma etapa importante nas obras, destaca-se o drywall, constituído por chapas de gesso acartonado e componentes metálicos, que surgiu no final do século XIX no Reino Unido e foi aprimorado nos Estados Unidos, chegando ao Brasil por volta de 1970. Mesmo sendo um método construtivo muito difundido em boa parte do mundo, esse sistema ainda vem se firmando no Brasil. Tendo em vista que o sistema drywall e a alvenaria cerâmica convencional são alguns dos métodos mais comuns para vedação vertical, cada um com suas vantagens e desvantagens, e que a escolha do sistema de vedação na construção é uma decisão de suma importância por afetar não apenas o desempenho da edificação em termos de isolamento acústico e térmico, mas também por possuir um impacto significativo no custo e no tempo de execução, o presente trabalho teve como objetivo apresentar esses sistemas e compará-los entre si, com base em critérios técnicos, econômicos e de produtividade, com o intuito de aprofundar a análise na escolha do melhor método para determinado projeto. De acordo com literatura e normas, foram apresentados resultados para os principais critérios na hora de escolher um sistema de vedação, além de destacar a relevância da comparação entre os sistemas construtivos na engenharia. Dentro dos seis critérios de comparação escolhidos (desempenho térmico, acústico, resistência ao fogo, custo, produtividade, carregamento na estrutura), o drywall apresentou larga superioridade em quatro. Estes fatores demonstram que o sistema é um forte concorrente no mercado, quando se trata de sistemas de vedação para paredes internas.
- Monografia / TCCEstudo de comparativo entre concreto convencional e o concreto auto adensável aplicados em paredes de concreto armado(2023) Carvalho, Vinicius Viveiros deEm busca de rapidez, menor desperdício de material e um serviço de qualidade a parede de concreto é uma ótima opção quando se está atrás desses requisitos. Um sistema de formas, com repetições em series, proporcionam muita produtividade da obra e muita economia. Mas qual concreto ideal para se utilizar nesse sistema? Na construção civil uma das tecnologias com maior aplicação é o concreto, e por ser uma tecnologia muito utilizada ela também passa a ser bastante estudada. Durante todos esses estudos em buscas de inovações e melhorias foram encontradas diversas maneiras de se manusear o concreto, adquirindo benefícios e características diferentes. Uma dessas descobertas foi o concreto auto adensável (CAA), que tem por sua característica moldar-se em formas por conta propria e preencher todos os vazios sem nenhuma necessidade de vibração ou compactação externa, diferente do concreto convencional (CC), concreto comumente utilizado no dia-a-dia da construção civil. O CAA é uma tecnologia que se aplica muito bem nesse método construtivo, por ter como uma de suas propriedades a auto compactação. No presente trabalho foram realizados testes em laboratórios com o intuito de descobrir qual propõem mais benefícios e vantagens para esse tipo de aplicação. Com os testes realizados, foi constatado que o CAA apresenta mais benefícios, como sua trabalhabilidade, fluidez, alta resistência. Apesar de ter um custo elevado, por todos os benefícios citados ele acaba sendo mais viável, por conta da sua rapidez para concretagem, redução de mão de obra e equipamentos os custos acabam se equivalendo.
- Monografia / TCCEstudo de dosagem e preparo de concreto em obras de pequeno porte(2023) Bertola, Bianca Zanuto; Sisterna, Eliézer do Prado SisternaNeste trabalho realizou-se o estudo de dosagem de concreto em conjunto com a confecção de uma cartilha instrutiva para dosagem e utilização do mesmo em obras de pequeno porte. Foram abordados diversos temas que geram problemáticas no cotidiano de uma obra e influenciam o objetivo principal desta, como desperdício de materiais, má execução de componentes estruturais, patologias por vícios construtivos e principalmente a desinformação e/ou falta de treinamento dos trabalhadores do ramo referente as etapas e processos utilizados na construção civil, visto que este trabalho visa ajudá-los a obter este conhecimento para dosagem e utilização do concreto de forma manual e dessa maneira prevenir diversas complicações ocasionadas pelos fatores citados acima. Com um embasamento técnico e teórico em diversas pesquisas bibliográficas, calculou-se traços de concreto através do método ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), o qual faz parte do conteúdo da cartilha, onde os traços calculados foram comprovados com ensaios de compressão axial regulamentados pela NBR 5739:2018 (NORMA BRASILEIRA), e slump test NBR 16889:2020. A cartilha também possui explicações sucintas sobre a forma correta de armazenagem, de acordo com a NBR 12655:2022, execução e utilização dos materiais para a confecção do concreto. Para as definições dos parâmetros utilizados no cálculo do traço, realizou-se pesquisas em campo com profissionais e estudantes da área da construção civil, pesquisas bibliográficas e com fornecedores locais. Portanto, conclui-se que a utilização da resistência de dosagem sem a aplicação do desvio padrão para o cálculo dos traços apresenta, no ensaio de compressão axial, resultados com valores inferiores aos desejados, dessa forma, para a elaboração da cartilha fornecida por este trabalho e aplicação da mesma em obras de pequeno porte, adotou-se os traços para resistências inferiores a estes, apresentando também informações pertinentes aos materiais e confecção do concreto, visto que esta, com base nas pesquisas de campo realizadas, servirá de auxílio aos trabalhadores da construção civil como um meio acessível de consulta.
- Monografia / TCCEstudo de viabilidade da economia circular na construção civil abrangendo os materiais descartados(2023) Mitsuru, Leonardo Fernandes; Cressio, Paulo ViniciusA Construção Civil, por meio da tecnologia, vem tendo avanços nos últimos tempos. O modelo de produção utilizado a décadas, com a ideologia de extrair recursos, consumi-los e descarta-los, vem sendo substituído por um sistema onde a sustentabilidade, equilíbrio, conservação ambiental e econômica são relevantes para um bom processo de qualidade do sistema. O descarte de resíduos da construção civil em aterros é uma prática comum, mas pode ser dispendiosa e pouco sustentável. A disposição final em aterros requer espaço físico, mão de obra e equipamentos especializados, além de gerar custos de transporte, operação e manutenção. Já a reciclagem de materiais da construção civil, por outro lado, pode ser economicamente vantajosa. Alguns materiais, como concreto, tijolos, cerâmicas, vidros e metais, podem ser reciclados e reutilizados na própria obra, em outras obras e para beneficiamento em outras atividades, assim como reutilizar os recursos financeiros oriundos da venda das matérias recicladas. Isso pode reduzir os custos de produção, diminuir o volume de resíduos a serem dispostos em aterros, e ainda gerar receita com a venda dos materiais reciclados. Além disso, a reciclagem de materiais da construção civil pode trazer benefícios ambientais e sociais, como a redução da extração de recursos naturais, a economia de energia e a geração de empregos na cadeia de reciclagem. Porém, é importante ressaltar que a viabilidade econômica da reciclagem de materiais da Construção Civil depende de fatores como a quantidade e qualidade dos resíduos gerados, para um resultado satisfatório, porém o simples fato de reciclar o material que seria descartado gera retornos positivos. Portanto, é necessário que haja um planejamento adequado para a gestão dos resíduos da construção civil, com a adoção de práticas sustentáveis que levem em conta não apenas o aspecto econômico, mas também o ambiental e social gerando benefícios para os geradores dos resíduos. Tendo como resultados neste trabalho, a comprovação da viabilidade da economia circular, gerando saldo positivo para o gerador, assim como uma gestão ecologicamente correta.
- Monografia / TCCEstudo do processo construtivo em tilt-up: avanço da produção na execução de edificações industriais(2023) Lima, Adenilson Queiroz; Costa, Rafael BertoA engenharia civil é uma área que ao longo dos anos, passa por gradativas mudanças em suas técnicas e formas de execução. O maior déficit está no quesito eficiência, racionalização de materiais e novas alternativas. Diante disso surgiu o estudo para se apresentar as principais etapas de um projeto eficiente e prático, conhecido como tilt-up. Apesar de ser um sistema antigo, este método vem se modernizando com o advento da tecnologia e sabe-se que atualmente este sistema é bastante difundido em países como a Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e no Reino Unido. Esse método de construção industrializada vem para aprimorar e inovar, trazendo rapidez, economia e segurança. As paredes prémoldadas por inclinação (Tilt-Up), com eficiência e ótima produtividade é um método construtivo muito utilizado na construção de galpões. O sistema construtivo tilt-up tem como potencial a alta durabilidade e rapidez, garantindo reaproveitamento de materiais e composição dos elementos todos moldados in loco, desde sua montagem de forma, armação, concretagem e consequentemente o içamento dos painéis. Logo com os dados coletados e valores obtidos no estudo de projeto, o método Tilt-Up, quando verificado somente valores, pode-se dizer que não é barato, porém analisando o aumento de produção que uma obra ganha com toda construção moldada in loco, sendo galpão logístico ou industrial. Se observa uma boa relação custo-benefício, tornando-se competitivo no mercado.
- Monografia / TCCEstudo do sistema de drenagem no bairro: Jurupará no município de Piedade-SP(2023) Ferraz, Gabriel Henrique Pereira; Oliveira, Thays Salvador Moreira deA população mundial se encontra em constante progresso, no qual impacta no meio urbano, com novas construções, vias de acesso e passeio. Com isto provocando um considerado acréscimo de impermeabilização no solo, que faz que reduza a infiltração da água e aumentando o escoamento superficial. Que por sua vez acarreta numa vazão de escoamento pluvial maior, principal causa de inundações quando a capacidade do sistema de drenagem não comporta a mesma. Por este acontecimento nos últimos anos, o estudo sobre a capacidade dos sistemas de drenagem vem sendo estudadas, para garantir um sistema hidrológico mais aproximado do natural. Este trabalho tem como objetivo apresentar, todo o processo para dimensionar o sistema de drenagem do bairro de Jurupará, situado na cidade de Piedade/SP. E para tal, compõem-se de estruturas capazes de reduzir o escoamento superficial, a fim de prevenir inundações e visa demostrar a construção de um Sistema de Drenagem Urbana, focado em medidas estruturais, de uma cidade de pequeno porte.
- Monografia / TCCEstudo dos impactos da integração da atual malha férrea sorocabana e análise de um novo traçado para a implementação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)(2023) Oliveira, Osvaldo Lima de; Silva, Wesley SantosA expansão desordenada das cidades, muitas vezes relacionada ao crescimento populacional e a falta de planejamento, tem aumentado o tráfego urbano de forma exponencial. Devido a isso, o tráfego de grandes cidades tem sido motivo de cuidado especial. A escolha do transporte individual é fator predominante para o congestionamento, grandes emissões de gases poluentes na atmosfera e consequentemente na qualidade de vida da população. A escolha por esse método de transporte pode ser explicada pela ineficiência do modelo público ou da precariedade dos transportes utilizados. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em várias cidades brasileiras, atrelado às linhas que garantam o fluxo e acessibilidade das pessoas, é um dos modos adequado para a mobilidade urbana, uma vez que menor quantidade de gases poluentes é emitida para a atmosfera e número de automóveis individuais reduzidos. Diante das condições, tanto de trânsito quanto da qualidade no transporte coletivo, utilizados hoje em Sorocaba e da rápida expansão industrial, constatou-se a necessidade de meios de transporte mais eficientes para atender as condições e estilo de vida rápido levado pela população e, para tanto, utilizar a já existente malha férrea, bem como a criação de novos traçados para a melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida dos habitantes. Propõe-se, portanto, analisar os possíveis impactos, tanto no viés da mobilidade quanto no ambiental e econômico, comparando condições atuais e futuras de Sorocaba às cidades que implantaram o VLT no seu sistema de tráfego coletivo. Constata-se que um modelo híbrido de mobilidade urbana, integrando o VLT aos modais já existentes na cidade de Sorocaba, trará um melhor escoamento do tráfego urbano, viabilidade econômica e qualidade de vida.
- Monografia / TCCInfluência do uso de barras de transferência na capacidade resistente de pavimentos industriais de concreto com fibras(2023) Tózi, Matheus de CamargoA pavimentação industrial é um sistema construtivo empregado em aplicações que demandam elevada capacidade portanto. Neste sistema, o uso de barras de transferência para reduzir a espessura do pavimento é uma prática comum seguida pelos projetistas brasileiros. Contanto, o recente incremento no preço do minério de ferro afetou consideravelmente os custos do aço estrutural, reativado a discussão sobre a viabilidade técnico-econômica de pavimentos sem barras de transferência. O uso de pavimentos com ausência de barras de transferência é mais difundido nos países norte-americanos, que utilizam o concreto com fibras como substituição total à armadura passiva. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é investigar a viabilidade técnica e econômica de pisos industriais com e sem barras de transferência. Como resultado, foi obtido que, com o uso das barras de transferência, se tornou necessária a utilização de menores espessuras das placas de concreto reforçado com fibras para atender às cargas solicitantes nele apresentadas. Relativo à questão econômica, mesmo com o elevado valor do aço atual, os custos obtidos apresentaram melhor viabilidade econômica para esse sistema em seu processo executivo. Dessa forma, o trabalho contribuiu para aprimorar o entendimento sobre a viabilidade técnica e os custos de pavimentos industriais de concreto com fibras.
- Monografia / TCCProjeto de microdrenagem urbana para a Avenida Doutor Afonso Vergueiro localizado na cidade Sorocaba - SP(2023) Aguiar Bisneto, Eurico Bueno de; Silva, Giovanni Samuel Nunes Cordeiro daEste trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta um estudo de caso para o projeto de microdrenagem na Avenida Doutor Afonso Vergueiro, localizada em Sorocaba. A avenida enfrenta problemas recorrentes de alagamentos durante períodos de chuva, afetando o tráfego de veículos e a segurança dos pedestres. O objetivo principal deste estudo é analisar as causas desses problemas de drenagem e propor soluções eficazes para minimizar os alagamentos e melhorar a infraestrutura viária da região. Inicialmente, é realizada uma revisão bibliográfica que aborda conceitos de microdrenagem, sua importância em áreas urbanas e as possíveis soluções para problemas de drenagem. A metodologia adotada compreende a caracterização da área de estudo, coleta de dados e análise das informações obtidas. Através do mapeamento dos pontos críticos de alagamento, são identificadas as principais causas dos problemas de drenagem na Avenida Doutor Afonso Vergueiro. Essas causas podem estar relacionadas à topografia do local, à capacidade de absorção do solo, à existência de obstáculos ao escoamento pluvial e ao sistema de drenagem já existente. Os impactos desses alagamentos na circulação viária, na segurança dos pedestres e no meio ambiente são devidamente avaliados. Ao final do trabalho, são apresentadas considerações finais que sintetizam os resultados obtidos, ressaltando as limitações do estudo e fornecendo sugestões para trabalhos futuros. Espera-se que este estudo de caso contribua para o desenvolvimento de soluções eficientes de microdrenagem na Avenida Doutor Afonso Vergueiro, resultando na redução dos alagamentos e a promoção da qualidade de vida na cidade de Sorocaba.
- Monografia / TCCProposta de fluxograma para análise e pré escolha de fundações(2023) Bertanha, Juliana SacconiEste trabalho propõe a criação de um sistema de fluxograma, destinado a orientar o projetista de fundações ou qualquer especialista na área, na escolha da solução mais ideal e mais adequada para as obras na engenharia civil. O objetivo principal é oferecer uma ferramenta prática, lógica e simples, capaz de guiar o projetista por etapas claras e objetivas e que leve em consideração diversos fatores técnicos acerca da obra analisada, como as características do solo, carga estrutural, viabilidade econômica e outros parâmetros relevantes. O desenvolvimento do fluxograma será embasado em uma extensa pesquisa bibliográfica, abrangendo livros, artigos científicos e normas técnicas relacionadas à engenharia de fundações. A revisão da literatura permitirá consolidar as melhores práticas e teorias existentes, garantindo uma base sólida parao desenvolvimento do fluxograma. Para validar a eficácia do fluxograma proposto, será realizado um teste prático em uma obra real já iniciada, e com seu projeto já executado. As informações coletadas acerca da obra serão aplicadas ao fluxograma, permitindo avaliar sua viabilidade, precisão e capacidade de desenvolvimento em um contexto prático e real. Esperase que este trabalho contribua significativamente para o aprimoramento do processo de escolha de fundações na engenharia civil, fornecendo uma ferramenta prática e eficiente para os profissionais do setor, e que apresentem, ao longo da pesquisa, indicativos importantes de sua viabilidade e relevância para a aplicação no campo profissional.
- Monografia / TCCResíduos sólidos: panorama do gerenciamento de resíduos sólidos(2023) Ribeiro, Hugo Henrique Cordeiro; Rodrigues, Tiago AnaniasO descarte inadequado de resíduos sólidos é um dos principais problemas ambientais e mais críticos na atualidade. Diante deste cenário, o gerenciamento dos resíduos sólidos vem se tornando uma prática comum em função das exigências externas tanto por parte de clientes como por órgãos ambientais. A busca por soluções adequadas para o gerenciamento de resíduos sólidos tem sido um grande desafio para a sociedade atual. A intensificação industrial, tem causado enorme impacto ambiental. Considerando a grande diversidade de resíduos produzidos, o presente trabalho mostra a importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e coleta seletiva, observando medidas de armazenamento, tratamento, transporte e destino final adequado aos resíduos gerados com a finalidade de tentar diminuir a quantidade, dando um destino final de maneira correta e sustentável. O gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil e no estado de São Paulo tem melhorado, mas enfrenta desafios. A PNRS estabeleceu diretrizes para a gestão adequada dos resíduos, porém a destinação inadequada ainda é um problema. São Paulo possui um sistema mais desenvolvido, com coleta seletiva e aterros sanitários adequados. No entanto, é necessário ampliar a coleta seletiva, melhorar a gestão dos resíduos e fortalecer a educação ambiental. Investimentos em infraestrutura, capacitação técnica e conscientização da população são essenciais para um gerenciamento adequado e sustentável dos resíduos sólidos em todo o país.
- Monografia / TCCUtilização de pneu como parte de agregado na elaboração de um protótipo de piso intertravado(2023) Teixeira, Isabella França; Teixeira, Larissa França; Aranda, Rafael Santana deEste estudo aborda a reutilização de pneus como uma solução ambientalmente amigável. A quantidade considerável de resíduos de pneus no Brasil, gerenciada por organizações como a Reciclanip, destaca a importância da sustentabilidade na construção civil. A pesquisa proposta visa avaliar a viabilidade do uso de pneus reciclados na composição de blocos de pavimento intertravado, com foco na resistência mecânica. Os objetivos incluem revisão bibliográfica, fabricação de blocos, ensaios de resistência e classificação dos materiais. A produção dos corpos de prova foi iniciada a partir do ensaio de peneiramento, necessário para definir a granulometria dos materiais de partida. Após este ensaio, foram montados corpos de prova para analisar a resistência mecânica de um piso contendo borracha de pneu em sua composição, seguindo a ABNT NBR 5738:2018. Foram testados inicialmente dois diferentes traços antes da moldagem, sendo o Traço 2 (1:0,25:0,50:0,25:0,47) o escolhido para os testes. Foram moldados dois corpos de prova para cada porcentagem de borracha adicionada (0%, 5%, 10%, 15%), substituindo o pó de pedra. A pesquisa visou analisar a substituição parcial de agregados por borracha de pneu inservível no concreto, comparando desempenhos. Usando o cimento CP V-ARI, além do concreto de referência. Aos 7 dias, 5% e 10% tiveram desempenho próximo ao padrão, enquanto 15% foram inferiores. Aos 14 dias, 5% e 10% atingiram resistência adequada, e aos 28 dias, todas ultrapassaram os 35 MPa, exceto 15%. A resistência diminui com substituições acima de 10%. O uso de borracha de pneu na produção de pisos intertravado mostrou-se viável e traz vantagens ambientais, mas desafios incluem custos elevados, falta de práticas comuns no Brasil e regulamentação.