Navegando por Assunto "Ensino técnico"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA educação tecnológica: sua história, seus professores e a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas(2016) Lechugo, Carla PinedaEsta tese vincula-se a linha de pesquisa “Educação Superior” e tem por finalidade analisar as diretrizes do Centro Paula Souza (CEETEPS), a formação acadêmica e a qualidade de vida dos professores de uma Faculdade de Tecnologia do interior paulista e a percepção dos alunos sobre suas práticas pedagógicas. As perguntas que orientaram essa pesquisa são: a) quais práticas pedagógicas os professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista incorporam no exercício da docência? b) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente às expectativas dos alunos? c) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso? e d) como os alunos avaliam a competência dos professores como profissionais da Educação? E os problemas apontados acima, originaram as seguintes hipóteses: a) as práticas pedagógicas incorporadas se constituem em aulas expositivas, centradas no professor e pouco participativas. b) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as expectativas dos alunos. c) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso e d) os alunos avaliam os professores capacitados nas suas áreas técnicas, porém, não qualificados para ensinar. A busca de possíveis respostas aos problemas propostos demandou: a) entendimento do processo de industrialização, das transformações no mundo do trabalho e os reflexos na Educação Superior profissionalizante, b) conhecer o Centro Paula Souza e suas Diretrizes Curriculares, c) analisar a formação dos professores, d) entrevistá-los para compreender a qualidade de vida e seu cotidiano, e) compreender a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas através de pesquisa qualitativa. As conclusões deste trabalho apontam um descompasso entre a Missão, Visão, Valores e as Diretrizes Pedagógicas dos cursos com as práticas exercitadas em sala de aula, pois, tanto nas declarações da Identidade e Imagem Institucionais, como nas diretrizes pedagógicas dos cursos, não se reconheceu nas falas dos alunos e dos professores uma Educação que promova plenamente a criatividade, as competências humanas, o estímulo a discussão e a compreensão dos problemas da sociedade, a formação do ser humano pleno e do cidadão responsável. Os resultados desta pesquisa revelaram uma heterogeneidade nas práticas pedagógicas dos professores e nas expectativas dos alunos. Porém, pode-se perceber que os alunos avaliaram os professores com base nos itens “fale bem” e “reclame” pelos mesmos critérios: conhecimento do professor sobre a matéria a ser lecionada, relacionamento professor-aluno, capacidade de ensinar e motivação do professor. Dos itens mencionados, pode-se concluir que a maior deficiência dos professores está relacionada a capacidade de ensinar, pois os alunos reconhecem que os professores são qualificados em suas áreas, porém, não qualificados para “dar” aula como apontado na hipótese. Esse resultado é consequência da pouca formação dos professores pesquisados nas áreas da Educação, pois a maioria deles têm formação nas áreas técnicas. Também se constatou uma qualidade de vida que prejudica o trabalho docente, pois os professores entrevistados acumulam dois ou três empregos e não tem tempo para aperfeiçoarem o seu trabalho. Ao final desta pesquisa, são elencadas as características do “bom professor” e do “mau professor” e sugere-se uma avaliação de competências a ser utilizada pelo CEETEPS para futuros investimentos na formação dos professores.
- DissertaçãoAs reformas educacionais, a apropriação da noção de competências e sua efetiva aplicação pelos professores de uma escola técnica(2007) Pinto, Neucy Donizeti XavierA discussão apresentada nesta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, História, Políticas e Práticas, relacionada com a pesquisa intitulada “Competências e prática social: o trabalho como organizador e estruturador das reformas educacionais brasileiras no Ensino Médio na Educação Profissional de Nível Técnico e sua concretização nas instituições escolares nos primeiros anos do século XXI” sob a responsabilidade de João dos Reis Silva Junior e Celso João Ferretti. Visa identificar e discutir a apropriação e a objetivação da noção de competências pelos professores de uma escola técnica pública de nível médio no Estado de São Paulo. A discussão está ancorada nas modificações ocorridas na produção capitalista ao final do século passado e as novas demandas por formação de trabalhadores, as quais resultaram nas reformas capitaneadas pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) e pelo DL 2208/97, hoje revogado pelo DL 5154/04. Num primeiro momento são apresentadas as modificações ocorridas na produção e o novo perfil requerido do trabalhador. Em seguida são discutidas as reformas na educação decorrentes destas novas demandas requeridas e os meios encontrados para solucionar o problema de formação do novo trabalhador. No momento seguinte são apresentadas as análises das entrevistas feitas com os professores, no intuito de determinar as apropriações que estes realizam da noção de competência, e como as objetivam, em seu planejamento de curso e em sala de aula. As categorias para análise das apropriações e objetivações foram desenvolvidas a partir de estudos realizados por Newton Duarte e Agnes Heller sobre o tema. A conclusão das análises sugere que a instituição escolar pesquisada exerce pouca ou nenhuma influência na apropriação da noção de competência mesmo entre os professores do ensino médio que recebem uma carga maior de capacitações. Pretende-se com este trabalho contribuir para a compreensão da influência das propostas da reforma entre os professores do ensino técnico, vários dos quais, além da atividade docente, exercem funções profissionais em empresas privadas, serviço público ou serviços.
- DissertaçãoDocência e reforma do ensino técnico: o plano de trabalho docente como instrumento de implementação em uma escola técnica estadual paulista no período 2001-2004(2006) Vieira, Ana Maria ContiEste trabalho é resultado de pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Nível de Mestrado da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa “Instituição Escolar: História, Políticas e Práticas”. O trabalho tem por objetivo a verificação de como os professores se apropriaram das propostas de reforma da Educação Profissional de Nível Técnico desencadeada no Brasil na segunda metade da década de 1990 e conseqüentemente como as objetivam em suas práticas. Propusemo-nos investigar como as apropriações e objetivações referidas ocorrem em no curso de Administração de uma determinada escola estadual de Ensino Técnico de Nível Médio, levando em consideração apenas uma das práticas do professor: a elaboração do Plano de Trabalho Docente. Partimos do suposto que esse Plano é uma prática na qual o professor objetiva as variadas apropriações que realizou a respeito da referida reforma. Para este estudo utilizamos vasta bibliografia documental e entrevistas efetuadas com um grupo de professores, do curso investigado. A escola está situada em uma cidade do interior paulista e que apresenta um vasto parque industrial e uma grande oferta de serviços. Essa escola faz parte de uma Rede de escolas técnicas estaduais, com unidades em todo o território do Estado. Utilizamos como base teórica os autores Agnes Heller e Newton Duarte. A escolha desses autores dá-se pelas contribuições que oferecem, tomando a obra de Marx e Lukács como principais bases e tendo como tema as categorias trabalho e formação. Os autores Heller e Duarte trabalham com as categorias apropriação, objetivação e cotidiano que nos ajudam na análise dos dados desta pesquisa. Como resultado da pesquisa efetuada, consideramos que os professores se posicionam contrários ao novo modelo de ensino, embora não tenham conseguido, de fato, apropriar-se das objetivações efetuadas pela reforma educacional, não o implementando em suas práticas.
- DissertaçãoEducação profissional em turismo e hotelaria: um estudo com professores(2010) Oliveira, Juliana TononEm geral, professores para a formação técnica em Hotelaria e Turismo são profissionais de atuação no mercado, sem formação específica para a docência que exercem. Acreditando que atuar como professor exige uma formação, ou qualificação específica para o ato de ensinar, este presente estudo tem como objetivo compreender a possibilidade da identidade profissional, nos cursos de Hotelaria e Turismo, analisando a trajetória e percepções de professores. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, com entrevistas individuais. Foram realizadas dez entrevistas com professores de escolas técnicas de cidades do interior de São Paulo. Os professores entrevistados falam sobre sua trajetória profissional, motivos de suas escolhas, percepção e avaliação sobre sua atuação como professores. De modo geral, os resultados demonstraram uma trajetória com pouca atuação no trabalho específico de Hotelaria e ou Turismo. A maioria foi para o trabalho docente, mesmo assim, se identificam mais como profissionais da área do que como professores. Embora com percepções positivas sobre a docência, sentem-se mais prestigiados como profissionais liberais. Contudo, apresentam traços de crise com o fato de terem mais de uma identidade profissional. A variedade de identidade reflete o contexto contemporâneo líquido, conceito desenvolvido por Bauman, para mostrar a questão difusa com alto grau de variedade e incertezas, contrapondo a identidades mais estáveis.
- DissertaçãoO processo de implantação do ensino médio integrado ao ensino profissional no Instituto Federal de São Paulo, município de Salto (2007-2014)(2017) Honório, Luis Ricardo OrteiroEsta Dissertação investigou a política de educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, particularmente, o processo de implantação dos cursos de ensino médio integrado no município de Salto, no período de 2007 a 2014. Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa História Historiografia: Políticas e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba (UNISO) e se desenvolveu no âmbito do Grupo de Estudos Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional. O objetivo geral constituiu em investigar o processo de implantação dos cursos de Ensino Médio Integrado ao ensino profissional do IFSP no município de Salto e suas relações com o novo contexto produtivo da região. O método utilizado foi uma análise documental e crítica. Os resultados permitem afirmar que no período de 2007 a 2014 deu-se continuidade ao processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a implantação do ensino médio integrado, antes inexistente. Os cursos de ensino médio integrado em Informática e Automação Industrial do IFSP de Salto obedeceram às determinações do sistema produtivo local tendo como princípios norteadores essas demandas para a elaboração do currículo desses cursos, nas bases emanadas da década de 1990. Assim, o ensino médio integrado no IFSP e no Brasil de forma geral, constitui-se em um grande desafio, por se tratar de uma política recente e necessária que tem, em suas bases teóricas legais, os elementos da educação politécnica e unitária, que é o seu horizonte. A formação humana e integral no ensino médio, que considera as dimensões da vida e da práxis social, o trabalho, a ciência e a cultura, tem hoje bases legais para que se torne uma realidade concreta neste país.
- DissertaçãoPráticas docentes no ensino por competência em um curso de turismo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(2006) Serpa, Esmeralda MacedoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas por professores do Curso de Turismo de uma Escola Técnica Estadual localizada em um dos municípios do interior de São Paulo, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, doravante citado como CEETEPS, supondo-se que tais práticas derivam das apropriações/objetivações que fazem da reforma do ensino técnico, mediadas pelas apropriações/objetivações que o CEETEPS realizou com relação a essas reformas. Procurou-se investigar se as práticas docentes privilegiaram ou não o ensino por competência, conforme consta nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação profissional, bem como as razões que os levaram a orientá-las para uma ou outra direção. Os procedimentos de pesquisa adotados consistiram no levantamento e leitura de documentos, observação de aulas, na realização de entrevistas, bem como na análise dos dados obtidos, cobrindo temas relacionados à implementação da reforma do ensino técnico. Os dados foram discutidos considerando os debates sobre a formação por competências e sua inspiração pelo CEETEPS. Os resultados levaram a constatação de que os professores trabalham inseridos em um cotidiano criado por eles mesmos como alternativa, sem aplicar a legislação no que tange a pedagogia do ensino por competências, talvez por desconhecê-la. Para os professores que necessitam atuar desta forma, os planos de trabalho docente são documentos burocráticos, elaborado apenas para cumprir as normas de instituição. Palavras-chave: ensino técnico, competências, plano de trabalho, educação profissional, prática docente.
- DissertaçãoQualidade total da empresa à escola: a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelo aluno estagiário do curso de desenho de projetos de mecânica da Escola Técnica Estadual "Fernando Prestes"(1999) Koritiake, Luiz AntonioEste estudo busca identificar a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelos alunos estagiários do curso de Desenho de Projetos de Mecânica da ETE "Fernando Prestes" - Sorocaba SP., sob os efeitos do movimento da Qualidade Total. O autor busca dar uma visão da Qualidade Total quanto à conceituação, o contexto histórico-evolutivo, as abordagens mais significativas e as características de um modelo de gerenciamento, com base nos trabalhos de alguns pioneiros da qualidade. São abordados alguns fatores que estão interferindo na reorganização das empresas e, como conseqûência, provocando transformações no mundo contemporâneo, onde a Qualidade Total passa a ser uma vantagem competitiva e uma forma de exclusão. Neste contexto, a educação passa a ser vista como um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico, político e social, sendo assim, o autor desenvolve um breve histórico do ensino profissionalizante no estado de São Paulo e no Brasil, analisando as influências do setor empresarial nos rumos da educação. Tendo como base entrevistas com alunos estagiários e com representantes de empresas é possível identificar um perfil desejado para os técnicos de Desenho de Projetos de Mecânica e é possível perceber a influência da Qualidade Total e suas implicações na formação de um profissional, possibilitando uma avaliação do papel da escola e da empresa neste processo.