Navegando por Assunto "Ideologia"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA representação do malandro em "A grande família": das relações ideológicas e culturais à comunicação de massa(2008) Silva, Silvio CésarEsse trabalho teve por objetivo analisar a representação da malandragem na personagem Agostinho de “A grande família. Buscando fundamento teórico interdisciplinar – que passou pela sociologia, antropologia, teoria da literatura – com a finalidade de resolver uma questão de interesse da comunicação e estudos da cultura, examinamos as principais características que compõem a personagem bem como o que há de ideológico na maneira pela qual essa é representada. O corpus consistiu em episódios da série transmitidos pela televisão, além de textos e fotografias disponíveis no site oficial do programa. A análise foi realizada em duas fases distintas. A primeira consistiu em uma pré-análise em que buscamos as principais características da personagem no material disponível no site do seriado bem como em diversos episódios da série. Utilizando os resultados da pré-análise como pano de fundo, examinamos o conteúdo de dois episódios da temporada de 2007 a fim de verificar o modo pelo qual a personagem era representada e o que havia de ideológico nessa representação. Alicerçada no aporte teórico que compôs o trabalho, a análise revelou que, ao ser retratada como possuidora de uma malandragem ineficiente e burlesca, a personagem mostra-se, na verdade, como uma caricatura de malandro, o que a leva a perder a criticidade que esse tipo de personagem pode conter, coadunando-se, assim, com a ideologia do capitalismo-tardio.
- DissertaçãoComunicação, cultura e ideologia impressas nas cédulas e moedas da era Vargas: (1930-1945)(2013) Santos, Roger dosEsta dissertação apresenta o dinheiro, cédulas e moedas do Estado varguista, entendidos, dentro das teorias da Comunicação, como mídia. O objetivo pretendido foi apresentar como um regime autoritário e populista usou do dinheiro circulante como mídia legitimadora de sua ideologia. Entender o dinheiro como veículo não é algo que criamos na pesquisa, mas uma leitura feita a partir de um período determinante na construção da modernidade brasileira em que, nem o dinheiro da época, tanto o mil-réis quanto o Cruzeiro, ficou de fora da propaganda ideológica. Paralelamente aos estudos da imagética estampada na moeda, nos valemos de elementos da cultura como música e cinema para compreender o contexto político-cultural da Era Vargas. O Cruzeiro, moeda brasileira instalada no início dos anos 1940 recebeu especial atenção. A partir do conceito de mídia secundária de Harry Pross, entendida como as que lançam mão da técnica e do suporte para comunicar via impresso e que vêem o ato da leitura facilitado, uma vez que não é intermediado pela técnica, foram lidos os símbolos estampados na moeda brasileira o que possibilitou depreender como os mecanismos usados pelo regime batizado de Estado Novo trabalharam para legitimar seu operar naquela mídia, significante real de valor. Mostramos aqui que para legitimar suas ações o governo interveio em todos os veículos disponíveis com ação direta da censura. As cédulas e moedas do Cruzeiro foram usadas como suporte imagético do discurso políticoideológicas getulista que primou pela exaltação do presidente e do Estado.
- DissertaçãoComunicação, cultura e música: análise do potencial ideológico de canções de hardcore(2018) Martins, Samanta SoaresO cenário musical brasileiro é mundialmente conhecido e reconhecido, tendo sido tema de filmes, livros, documentários e produções acadêmicas. No entanto, a despeito de já existir uma produção significativa de estudos sobre os movimentos musicais ligados ao rock, há poucas produções que tratam do gênero hardcore. Diante disso, neste trabalho, estabelecendo um diálogo crítico com questões que dizem respeito ao campo de estudos sobre comunicação, cultura e música, abordo os discursos enunciados nas letras das canções de uma banda brasileira associada ao referido gênero, o Dead Fish. Mais especificamente, busco responder à seguinte questão: em que medida e como esses discursos contribuem para estabelecer, sustentar ou, inversamente, transformar as relações de dominação? Para responder a essa questão, apoio-me na teoria social crítica de John B. Thompson – especialmente nos seus conceitos de ideologia e dominação – e na sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Esta é dividida em três fases: análise socio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação e reinterpretação. Ao analisar e reinterpretar os discursos em questão, argumento que há potencial crítico-ideológico no que refere-se ao modo com que as canções são estruturadas, porém esse mesmo discurso torna-se potencialmente ideológico quando contextualizado no cenário da música underground.
- DissertaçãoDesenho animado: entretenimento, ideologia e comunicação de massa(2012) Lamas, Cristiane GiglioO sucesso do desenho animado deve-se muito não apenas à técnica de reprodução do movimento ou à sua primorosa produção, mas, principalmente, às características peculiares que a narrativa possui em captar a atenção do receptor e levá-lo a um estado de distração. Falar de desenho animado é levar em consideração que o desenho foi a primeira linguagem do homem e deu origem às relações sociais. A animação, por estar atrelada à publicidade, uma vez que grande parte dos personagens dos desenhos animados teve sua imagem licenciada, tornou-se uma grande disseminadora de ideologia, por meio do medo e da violência presente em suas narrativas. A proposta a seguir apresenta o desenho animado como responsável também pela construção de valores na sociedade e a disseminação de ideologia por meio do entretenimento.
- DissertaçãoHistória, comunicação e ideologia: a propaganda do ticket conservador-liberal(2019) Carvalho, Roldão PiresApós as mobilizações de junho de 2013 (as chamadas Jornadas de Junho), o espectro da direita autodenominado como conservadores-liberais iniciou uma forte campanha para vender seus ideários como solução para uma população notadamente insatisfeita. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a série Brasil – A Última Cruzada produzida e veiculada pelo Brasil Paralelo, um dos canais utilizados para se vender este bloco de ideias prontas. A denominação escolhida para estas ideias previamente prontas, ticket conservador-liberal, é retirado do conceito de ticket think de Adorno e Horkheimer. O objetivo primário da pesquisa é o de contribuir com o entendimento do ticket conservador-liberal e como objetivo secundário verificar se os sentidos empregados nas representações do passado na série possuem potencial ideológico. O conceito de ideologia empregado neste trabalho é o de John B. Thompson. Para o sociólogo, estudar ideologia é observar se os sentidos simbólicos empregados servem para estabelecer ou sustentam relações de dominação. Escolhemos alguns excertos que abordam de forma direta ou indireta algumas das ideias que compõem o ticket, como o ódio pela esquerda, fim das cotas raciais, desregulamentação trabalhista, Fascismo de esquerda, facilitar a venda e o porte de armas, e pensamentos análogos ao projeto “Escola sem Partido”. Utilizamos parcialmente a metodologia de John B. Thompson, realizando apenas a análise sócio-histórica e a análise discursiva. Para verificar se os sentidos empregados possuem potencial ideológico, realizamos a análise do discurso baseada em Patrick Charaudeau.
- DissertaçãoIdeologia, políticas públicas e drogas: análise e interpretação do caderno do projeto Fortalecendo nós(2017) Aguiar, Rachel Alves deEsta dissertação insere-se no campo da Comunicação e Cultura e aborda o processo social de construção das políticas públicas de prevenção e combate às drogas, enfocando o contexto sorocabano. Seu objetivo é analisar e interpretar o caráter potencialmente ideológico de uma mídia secundária: o caderno de Aprimoramento à rede de atenção aos usuários de drogas, produzido pelo Projeto Fortalecendo Nós. Para alcançá-lo, apoiamo-nos nas contribuições teórico-metodológicas tanto da perspectiva construcionista quanto da teoria social crítica de John B. Thompson. Tal estudo se justifica, empiricamente, pois aborda um relevante documento para as referidas políticas. Documento até o momento praticamente ignorado pela literatura científica. Ademais, circunscreve essas políticas num quadro teórico-metodológico alternativo às abordagens ditas objetivistas, articulando as concepções construcionistas de produção de sentido e construção de problemas sociais com a noção de ideologia de Thompson. Esse estudo também possui uma possível “aplicação social”, podendo servir de base para a reformulação do documento em questão e para o desenvolvimento de novos projetos e programas de prevenção e combate às drogas. Entre outras coisas, concluímos que os discursos produzidos nesse documento são potencialmente ideológicos na medida em que contribuem para manter os usuários de drogas, em particular as pessoas em situação de rua, em uma situação de subordinação às autoridades responsáveis pela saúde no Brasil, que fazem uso do atual aparato político-público para controlar seu comportamento e exclui-los do processo decisório acerca da gestão de seus próprios corpos
- DissertaçãoJiu-jitsu na mídia: análise do potencial ideológico dos discursos veiculados na revista Veja(2017) Marcello, Murilo Aranha GuimarãesEsta pesquisa tem como objetivo verificar o potencial ideológico dos discursos sobre o Jiu-Jitsu veiculados pela revista Veja, buscando averiguar se eles estabelecem e sustentam relações de dominação. Para tanto, adotou-se a concepção ideológica de John B. Thompson e sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Seguindo a estrutural tradicional dessa metodologia, a pesquisa foi estruturada em três partes: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/ reinterpretação. Na primeira, buscou-se (re)construir as condições sociais e históricas de emergência e consolidação do jiu-jitsu no Brasil, enfocando o papel da mídia nesse processo. Na segunda, foram catalogadas e analisadas todas as matérias publicadas na revista Veja sobre esse esporte, durante o período de 1990 a 2016. Ao fazer isso, foram examinadas, entre outras estratégias discursivas, as formas de designação e as características e ações atribuídas aos praticantes de jiu-jitsu. Na terceira e última, realizouse uma síntese, por construção criativa, dos resultados das análises das etapas anteriores. Ao realizar essa síntese, foi possível concluir, entre outras coisas, que as matérias examinadas possuem um caráter ideológico potencial, na medida em que expurgam, com frequência, os praticantes de jiu-jitsu, construindo-os como pessoas más, perigosas e ameaçadoras. A relevância dessa pesquisa está em contribuir para se compreender a construção social da categoria praticantes de jiu-jitsu.
- DissertaçãoO jornal "O Estado de S. Paulo", no processo de integração do Mercosul(2009) Mieto, MeireclerEsta pesquisa é fruto de um trabalho desenvolvido no Curso de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - UNISO, com o objetivo de investigar a Análise de Conteúdo de textos publicados no jornal “O Estado de S. Paulo”, no ano de 2007; abordando os aspectos comerciais e o processo de integração do Mercosul; com intuito de entender como o jornal demonstra, aos seus leitores, os acontecimentos que se desenrolam dentro do bloco econômico, bem como, a sua ideologia contida na apresentação dos fatos; a freqüência dos assuntos que motivaram a veiculação jornalística; os interesses dos países membros; e, a sua contribuição para a consolidação do bloco como um ator importante no desenvolvimento das economias, que os países membros representam na geopolítica econômica. Os meios jornalísticos têm a função de institucionalizar e levar ao público notícias as quais julguem relevantes e que sejam construídas como forma de levar informação clara e objetiva, excluindo sua característica persuasiva; no entanto, a cultura e a ideologia estão caracterizadas no texto, repercutindo nas diferentes formas de interpretações individuais, motivo pelo qual, foram objetos de estudo deste trabalho. A pesquisa também se prendeu na leitura e interpretação da formação do Mercosul e nas características culturais e ideológicas, como fatores influenciadores dos governantes dos países membros, em suas tomadas de decisões que envolvam o comprometimento do bloco, bem como, nas produções dos textos jornalísticos, dentro da característica da empresa e de seus colaboradores e/ou correspondentes. Foi constatado que o jornal, na maioria das vezes, não deixa claro, ao leitor, a posição atual do bloco, o comprometimento dos países membros com a sua consolidação; e aponta, com certa frequência, a fragilidade de sua integração.
- TeseRacismo, decolonialidade e crítica à ideologia: uma análise de discurso do portal capoeira(2023) Marcello, Murilo Aranha GuimarãesEsta pesquisa insere-se no campo de estudos sobre Comunicação, Cultura e Relações Raciais, focalizando as relações entre discurso e poder no universo da capoeira. Mais exatamente, tem como objetivo responder as seguintes questões: de que maneira a prática da capoeira é discursivamente construída por mestres/mestras e praticantes em artigos publicados no site Portal Capoeira no período de 2018 a 2022? E em que medida e como essas construções discursivas podem ser consideradas críticas à ideologia, desafiando, contestando e/ou transformando relações de dominação étnica ou racialmente fundamentadas? Para alcançar esse objetivo, adotamos a teoria social de John B. Thompson – especialmente, seu conceito de (crítica à) ideologia. Também nos apoiamos nos estudos étnicos-raciais e no pensamento decolonial, a fim de aprofundarmos a discussão sobre o racismo/antirracismo. No que diz respeito à metodologia, fizemos uso da análise crítica do discurso de orientação construcionista. A partir dessa metodologia, organizamos a pesquisa em três etapas. Na primeira, buscamos analisar o contexto sócio-histórico de produção e circulação dos discursos sob investigação, focalizando as relações de dominação que caracterizam esse contexto. Na segunda, buscamos analisar a organização interna desses discursos, suas características estruturais, padrões e relações. E na terceira, buscamos reinterpretar os resultados da análise discursiva à luz dos resultados da análise sócio-histórica. Ao reinterpretar esses resultados, concluímos, entre outras coisas, que as matérias examinadas possuem um caráter crítico à ideologia, na medida em que seus discursos tendem a estimular o debate sobre relações raciais na capoeira e a iluminar conflitos que costumam ficar na penumbra. Ademais, com frequência, fazem oposição a pontos de vista e posições racistas, contribuindo, portanto, para deslegitimar o fenômeno e, consequentemente, colocar em xeque relações de dominação racialmente fundamentadas.