Navegando por Assunto "Jornalismo"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA contribuição do Twitter na transformação do jornalista em celebridade(2018) Lima, Theillyson de RoccoEsta pesquisa tem como tema o estudo de jornalistas de grandes veículos de comunicação na rede social Twitter. O modelo de comunicação horizontal tem transformado o jornalismo e o papel do jornalista, que se tornou mobilizador de audiência na web. Diante disso, partimos do seguinte problema: o Twitter é uma ferramenta que contribui na transformação do jornalista numa celebridade? É cada vez mais comum o jornalista enquanto figura pública usar as redes sociais para retratar seu cotidiano, como acordar, dormir, almoçar. Os jornalistas conseguem alcançar níveis altos de interação com seus seguidores por meio de seus perfis em redes sociais, atraindo fãs, que não se preocupam exclusivamente com o que é produzido jornalisticamente, mas também com quem é a pessoa fora do trabalho e com o que ocorre nos bastidores da produção jornalística. O objetivo geral desta pesquisa é analisar se há uma transformação do jornalista em uma celebridade midiática. Os objetivos específicos são: discutir o jornalismo e as suas relações com redes sociais, especificamente o Twitter; delinear o contexto sociocultural no qual o jornalista se torna uma celebridade e o jornalismo um produto de entretenimento e consumo midiático; discutir o papel do jornalista nas redes sociais e no jornalismo de maneira geral diante das transformações tecnológicas. Como referencial teórico utilizou-se os conceitos trabalhados por Raquel Recuero sobre redes sociais, Twitter e jornalismo online, para tratar sobre as mudanças na sociedade e no jornalismo utilizaremos Ciro Marcondes Filho. Trabalhamos com os conceitos de vida privada e vida pública, de Sennet e de espetáculo e celebridade, com Guy Debord e Paula Sibilia. Como metodologia foi realizada uma análise de conteúdo e observação sistemática de tweets dos 10 jornalistas brasileiros com mais seguidores no Twitter, no período de tempo de três meses, compreendido entre agosto e outubro de 2017.
- DissertaçãoA fala de professores da Uniso na construção social do conhecimento da realidade através da mídia impressa sorocabana, 1995 a 1999(2004) Silva, Dirce Bernadete MarquesA criação da Universidade de Sorocaba, em 1994, seguida do início do funcionamento do Curso de Jornalismo, em 1995, foi marcada, na mídia impressa sorocabana, por uma profusão de matérias que deram voz e rosto aos até então silenciosos professores e professoras de vários cursos e disciplinas. Durante o meu trabalho de clipagem dos jornais enquanto assessora de imprensa da Universidade de Sorocaba no período em que lá trabalhei (1994 a 2000), observei que parecia não haver assunto do momento retratado pelos jornais sobre o qual o professor e professora não estivessem aptos e prontos a opinar, refletir, comentar. A presente pesquisa analisa o papel da fala de professores e professoras na construção social do conhecimento da realidade levando em conta o momento histórico e o contexto da notícia em que a fala se insere. Tomei por base matérias publicadas pelos jornais Cruzeiro do Sul e Diário de Sorocaba, selecionadas em duas subcategorias que registraram o maior índice de falas produtoras de sentido: Economia e Educação, período entre 1995 a 1999. Pude concluir que os professores e professoras, através das suas falas, contribuem para trazer novos enfoques à narrativa jornalística do cotidiano, desprendendo-se do aqui e agora do fato noticioso. Suas falas, não raro, desconstroem noções cristalizadas no senso comum ou versões oficiais da realidade. Produtoras de sentido outros, novos, oxigenantes, trazem diferen- tes repertórios à interpretação da realidade, situando a Universidade de Sorocaba no centro do debate de assuntos repercutidos pela mídia e o seu quadro docente como fonte de informação privilegiada.
- DissertaçãoAlcances e limites comunicativos e cognitivos do infográfico: estudo com o jornal Folha de S.Paulo(2019) Haddad, Aparecida MatildeEsta pesquisa tem como tema o infográfico na mídia impressa e é guiada pela questão: qual é o potencial comunicativo/cognitivo do infográfico? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão do potencial comunicativo e cognitivo dessa modalidade de representação visual e os objetivos específicos são os seguintes: identificar as características do infográfico no contexto do jornalismo visual; explorar as classificações de infográficos presentes na literatura específica; classificar os infográficos selecionados de acordo com as taxonomias estudadas; classificar o infográfico enquanto signo, na perspectiva peirceana; explicitar os alcances e limites do infográfico, em relação aos aspectos comunicativos e cognitivos; bem como propor uma nova taxonomia, a partir da classificação dos signos de Peirce. As estratégias metodológicas envolvem a coleta e categorização de infográficos, do ano de 2017, do jornal impresso Folha de S.Paulo e análise de uma amostra desses infográficos, aplicando estratégias de análise advindas da semiótica peirceana. A fundamentação teórica envolve também aspectos do jornalismo visual e de infográfico. Entre os resultados, destacamos que os infográficos exibidos pela Folha de S.Paulo, no ano de 2017, em sua maior parte, têm alto poder comunicativo e cognitivo, ou seja, são infográficos de terceiro nível, de acordo com a nova taxonomia proposta. Nela, o infográfico de primeiro nível é o que requer uma analogia vinculada à aparência externa do objeto. O infográfico de segundo nível prioriza relações entre partes internas do objeto contribuindo para a sua presentificação e o de terceiro nível faz o objeto emergir mediante a decodificação de regras, normas, convenções estabelecidas por um cultura ou por uma linguagem, em meio à compreensão de conceitos. Esta pesquisa é importante para a comunicação porque estuda uma modalidade de representação visual, com potencial para compor novos formatos para produtos midiáticos que propiciam à cognição. Sendo assim, é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, da área de concentração Mídias.
- DissertaçãoBios midiático e o cavalo doméstico: estudo com representações visuais no jornal O Estado de S. Paulo(2018) Leschonski, Cláudia SophiaEsta pesquisa trata de representações visuais do cavalo doméstico e é guiada pela seguinte pergunta: em que medida os sentidos gerados pelas representações visuais de cavalos domésticos, veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, de 2016, contribuem para que as pessoas se sensibilizem quanto ao bem-estar desses animais? Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreensão do potencial de sentidos do bios midiático do cavalo doméstico, postos em circulação pelo jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016. Os objetivos específicos são os seguintes: compreender a função da interpretação nos processos comunicacionais; explicitar o potencial de sentidos gerados por representações visuais de cavalos domésticos e, por fim, inventariar em que medida, os sentidos gerados pelas representações visuais levam os intérpretes à ressignificação de suas crenças sobre cavalos a ponto de se sensibilizarem com o bem-estar de tais animais. Entre as mídias retratando cavalos, selecionamos, para compor o corpus, representações visuais veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016, que foram classificadas em cinco categorias: Cotidianidade, Produtos midiáticos, publicidade, Olímpiadas Rio2016 e Turismo, sendo que serão analisadas, na perspectiva da semiótica peirceana, representações visuais selecionadas dessa amostra, para cada uma das categorias. Da fundamentação teórica destacamos o conceito de bios midiático, proposto por Sodré, bem como a relação comunicação/representação, conforme Sfez. Entre os resultados, enfatizamos que os sentidos culturais atrelados ao cavalo doméstico são reavivados no bios midiático, desde os mitológicos até os gerados pelo uso cotidiano do animal; no entanto, a possibilidade dessas representações visuais incitarem a reflexão sobre o bemestar do animal não é evidente. A importância desta pesquisa está na reflexão sobre a sensibilização das pessoas para o bem-estar do cavalo doméstico e, de modo específico, para a área de comunicação pela ênfase dada aos processos de interpretação de representações visuais, que estão presentes em produtos midiáticos os mais diversos. Sendo assim, a pesquisa contempla uma mídia, o jornal impresso, bem como estuda um processo comunicacional guiado por representações visuais, o que a faz pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos.
- DissertaçãoGospel e secular no jornalismo: a antropofagia da popstora Baby do Brasil(2017) Scaranello, Isabella Reis PichiguelliEste trabalho tem como tema a antropofagia promovida pela cantora Baby do Brasil ao mesclar características de duas culturas distintas – gospel e secular (não cristã) – e suas repercussões no jornalismo, em imprensas de ambos os segmentos. O objetivo geral é apreender de que maneira os veículos de comunicação jornalísticos percebem o trânsito entre cultura gospel e cultura secular, em particular em matérias sobre Baby do Brasil, a fim de, quanto a construções simbólicas predominantes na sociedade brasileira, investigar possíveis pistas nas narrativas jornalísticas, compreendidas como mediações dos fenômenos sociais. Metodologicamente, inicia-se pela análise das narrativas tecidas por Baby do Brasil nas mídias e em conjunto com as próprias mídias, desdobrando seus aspectos culturais e comunicacionais, e chega-se à análise de conteúdo das narrativas veiculadas sobre a artista nas imprensas gospel e secular. Para tanto, tem como principais referências teóricas Iuri Lotman, Mikhail Bakhtin, Oswald de Andrade, Míriam Cristina Carlos Silva, Magali Cunha, Jorge Miklos, Muniz Sodré e Laurence Bardin. Aponta-se, finalmente, para a predominância, nas representações jornalísticas, da oposição entre gospel e secular, como indício de um pensamento hegemônico no Brasil.
- DissertaçãoJornalismo literário: mais uma forma de narrar fatos e alternativa para a mídia impressa(2012) Lara, Maria Beatriz SalvettiO objetivo da minha pesquisa é levantar a questões de convergência entre Jornalismo Literário e Literatura. A presente pesquisa pretende mostrar as relações entre jornalismo e a literatura, uma situação que se desenvolveu a partir do New Journalism, corrente desenvolvida a partir da insatisfação de alguns jornalistas americanos, diante da forma padronizada dos textos jornalísticos. A minha pesquisa, dividida em três capítulos, relata o trato do Jornalismo Literário com a mídia impressa, por meio de análise de publicações e autores que tenham abordado tal assunto, traçando uma linha de raciocínio que permita uma discussão sobre a influência do Jornalismo Literário nos textos jornalísticos. Esse parece ser um cenário em que mais uma vez jornalismo e literatura acertam seus passos. E as convergências se renovam. O objetivo final é lançar novas luzes sobre esse gênero do jornalismo literário que inspira um talento de raciocínio e a observação dos fatos com técnicas narrativas que ampliam os horizontes do público da mídia impressa.
- DissertaçãoJornalismo longform: uma análise das narrativas do site BBC Brasil sobre o BRICS(2018) Fidelis, Kelly DecaniniEssa pesquisa tem como objeto a produção jornalística do site BBC Brasil, da rede de comunicação British Broadcasting Corporation (BBC), sobre o BRICS - referência ao grupo político-econômico Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As reportagens analisadas foram aquelas publicadas em jornalismo longform, termo utilizado para as reportagens em formato longo, em geral associadas a recursos multimídia, com mínimo de 1.200 palavras, Longhi (2015). O objetivo é examinar se há elementos de jornalismo literário nessa produção. Do ponto de vista metodológico, após a revisão de literatura – que evidenciou que o primeiro artigo científico internacional sobre o tema é de 2008 – delimitou-se o corpus no período entre 2009 e 2017, optando-se por uma reportagem de cada ano (a que continha o maior número de palavras). A análise de conteúdo realizada parte da abordagem de Bardin (2011), buscando elementos dos dez pilares do jornalismo literário na perspectiva de Lima (2009). Os resultados sugerem que o site BBC Brasil, ao retratar o BRICS, não têm a intenção de realizar o jornalismo longform, se considerarmos que este jornalismo teria um texto mais aprofundado, dado o tamanho mais generoso, com recursos multimídia como apontado por Longhi (2015), nem jornalismo literário nos moldes dos dez pilares apontados por Lima (2009). É importante considerar que os jornalistas responsáveis por algumas das reportagens aqui selecionadas, de maneira aleatória, assinaram textos no estilo de jornalismo literário em publicações como a revista piauí!, o que evidencia o conhecimento e o talento para realizar produção mais elaborada. É possível igualmente observar que as pesquisas em jornalismo literário parecem florescer com mais intensidade no Brasil e no exterior (BAK; REYNOLDS, 2011; MARTINEZ, 2016), diferente do que acontece com o jornalismo longform, cujas pesquisas caminham a passos mais lentos.
- DissertaçãoMediações poéticas em cena: o jornalismo cultural na revista Bravo!(2012) Barelli, Kátia PensaEsta pesquisa busca abordar o jornalismo cultural praticado pela Revista Bravo!, publicação da Editora Abril especializada no gênero, a fim de estabelecer alguns pontos de reflexão sobre a relação que se dá entre o texto artístico em si, o texto do jornalismo cultural e o leitor e/ou espectador. Para tanto, pretende-se compreender o jornalismo cultural praticado pela revista a partir de um contexto da comunicação e da cultura, em que a publicação integra um universo simbólico e uma semiosfera, em diálogo com ambientes comunicacionais diversos que se interrelacionam, tendo como base as teorias de autores como Ivan Bystrina, Iuri Lotman, Norval Baitello Júnior e Edgar Morin, entre outros. Inicialmente, com o objetivo de compreender o lugar do jornalismo cultural nos dias atuais, desenvolve-se um histórico desde o seu surgimento, bem como uma revisão de literatura que abarca o tema. Em seguida, são realizadas análises da sessão que trata de Artes Cênicas a partir de seis edições da revista Bravo!, cujo objetivo é sistematizar algumas reflexões sobre o assunto a partir de uma produção atual, que passa por reportagens, crônicas e críticas. Finalmente, com base nas avaliações realizadas e nos autores estudados, destacam-se alguns modelos e características de textos que se aproximam do leitor e/ou espectador a fim de desenvolver uma mediação poética entre a peça de teatro e a plateia, no sentido de propor ao leitor olhares e sentidos diversos, porém sempre em diálogo com os questionamentos e sensações que a obra de arte promove naqueles que a contemplam. Ressalta-se, como resultado, a importância de jornalistas capacitados e sensíveis para o mundo poético, pois a comunicação proposta passa pelos corpos dos atores / bailarinos dos espetáculos, dos espectadores, do mediador representado aqui por um jornalista, até chegar aos corpos dos leitores, por meio do suporte da revista impressa. Por fim, considera-se que a revista produz um jornalismo cultural ousado e que alguns textos primam pelo poético e pela humanização de seus personagens, fatores que contribuem na formação de um público crítico e sensível às complexidades do mundo da cultura e das artes.
- DissertaçãoPonto e vínculo: jornalismo literário e reportagens seriadas(2018) Paiva, Leila Piovesan GarciaEste estudo tem como tema observar, no contexto dos estudos de Jornalismo Literário (JL), como está sendo desenvolvida a produção de Reportagens Seriadas (RS) na imprensa escrita brasileira da contemporaneidade. Para isso nos embasamos nas fundamentações teóricas de Lima, (2009; 2016); Martinez (2008; 2016; 2017) e Bak (2011; 2018). A abordagem metodológica é de Análise de Conteúdo, sob o olhar de Bardin (2016), Martinez e Pessoni (2015), empregando como corpus uma reportagem seriada de cada uma das cinco regiões do país, além de uma produção local (Sorocaba, SP) – todas desenvolvidas por profissionais formados em jornalismo, publicadas em jornais registrados na Associação Nacional de Jornais (ANJ) e que, além da versão impressa, tivessem o portal digital atuante. Os resultados apontam a existência de relação entre as amostras com o JL; que os profissionais que o desenvolvem têm idade média de 42 anos, sendo 20 deles de carreira; que são especialistas em diversas áreas, com liberdade de atuação na pauta. Concluiu-se que a média das produções é de 15 textos, distribuídos em 4,8 edições diferentes e sequenciais, e que metade dessas edições conta com artigos autorais de pessoas da comunidade. Observou-se também a precariedade de sintonia e vínculo entre as edições impressas e as digitais das amostras; e que as RS não ocorrem nos grandes veículos de circulação nacional, porém, em empresas de tradição e sobreviventes do mercado impresso jornalístico contemporâneo, que motivam de forma editorial o desenvolvimento de reportagens seriadas, mas que a iniciativa é centralizada no repórter. Os resultados também sinalizam a vastidão de possibilidades de estudos futuros.
- DissertaçãoProdução jornalística para redes sociais digitais: a notícia em vídeo da BBC News Brasil para o Facebook(2020) Costa, Jenifer NevesEsta pesquisa tem como tema a produção de notícias para redes sociais digitais, com foco no Facebook. Guiamos nossa trajetória através do questionamento: como se dá o processo de produção da notícia em vídeo da BBC News Brasil para o Facebook? Assim, o objetivo deste estudo é observar e descrever as etapas da construção noticiosa da redação brasileira da BBC News. Os objetivos específicos consistem em observar e identificar quais foram as mudanças nos processos tidos como tradicionais na elaboração de notícias e refletir sobre os fatores que impulsionaram essas alterações. Para alcançar tais metas, adotamos a pesquisa de campo, nos moldes da etnografia, atrelada à observação em campo com entrevistas em profundidade na sucursal BBC News Brasil, em São Paulo. A execução da nossa metodologia foi dividida em duas etapas: incursão em campo e, posteriormente, elaboração de um diário de campo com os registros do que foi observado, bem como do que foi relatado pelos jornalistas entrevistados nos momentos de diálogo. O respaldo teórico dessa abordagem metodológica foi elaborado a partir da ideia de observação em campo de Mara Rovida e entrevista em profundidade ou entrevista-diálogo de Cremilda Medina. Para interpretar os dados levantados no trabalho de campo, discorremos sobre os processos tradicionais da produção da notícia a partir de Cremilda Medina, Nilson Lage, Nelson Traquina e Mauro Wolf. O foco dessa reflexão teórica é o conjunto de etapas que conformam a produção jornalística: pesquisa e elaboração da pauta, apuração do fato, entrevista, edição e distribuição. Quanto ao referencial teórico escolhido para abordar a BBC News Brasil, optamos pelos estudos de Laurindo Lalo Leal. Como objeto de análise, identificado como produto da BBC News Brasil observado na pesquisa, escolhemos a produção de vídeos nomeada de “BBC Curtas” cuja particularidade é sua classificação como produto nativo digital criado especialmente para ser veiculado no Facebook. Como resultado da pesquisa, observamos que o processo produtivo jornalístico (prática sociocultural) da BBC News Brasil, no que diz respeito a esse tipo de material nativo digital, engendra etapas que conflitam com a prática jornalística defendida como potencial a ser perseguido pelos autores estudados. Em outros termos, há cada vez mais um favorecimento dos processos tecnológicos digitais, fomentados por bancos de dados cujas informações são geradas a distância, em detrimento da apuração jornalística tradicionalmente embasada pela presença dos jornalistas nos lugares dos acontecimentos noticiados. Com isso, a relevância deste trabalho é a reflexão acerca do aprofundamento na informação e das mudanças nos processos tidos como tradicionais na elaboração de notícias.