O ensino de literatura em perspectiva dialógica
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Resumo / Abstract
A abordagem utilizada no ensino de literatura nas escolas públicas brasileiras se mantém a mesma desde meados do século XIX. Sendo ensinada a partir de uma perspectiva conteudista e enciclopédica. As aulas de literatura, muitas vezes, utilizam de textos literários não como objeto básico de análise, mas como exemplificação da teoria didática desenvolvida frequentemente por livros/manuais didáticos e exames. Muitas vezes, os atuais métodos de ensino de literatura têm dificultado a formação de bons leitores nas instituições públicas de ensino médio brasileiro que se demonstram despreparados ao realizar, principalmente, o ENEM. William Cereja, o autor mais utilizado no ensino de Língua Portuguesa no ensino médio pelas escolas públicas no Estado de São Paulo, traz uma nova proposta para um ensino de literatura mais eficaz e proveitoso para a formação de leitores capacitados a partir da perspectiva dialógica. Este trabalho tem como objetivo compreender como o ensino de literatura sob uma perspectiva dialógica pode colaborar para a formação de bons leitores. Embasa-se, teórico-metodologicamente, nos estudos de Bakhtin para se compreender o que está envolvido na leitura de um texto: sua análise e as múltiplas dimensões responsáveis pela construção de sentido. Como resultado, procura-se associar como o ensino de literatura em perspectiva dialógica proposto por William Cereja pode contribuir para a formação de bons leitores.