Opacidade e transparência: uma análise do discurso de manuais de roteiro de cinema
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Resumo / Abstract
Este artigo analisa o discurso presente em manuais de roteiro de cinema sobre a estética cinematográfica. Seguindo a teoria de Xavier (2005), dois paradigmas do cinema são contrapostos: o da transparência, definido pela identificação imediata do espectador com a narrativa, e o da opacidade, definido pela compreensão do filme como um discurso sobre a imagem. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa (AD), que busca compreender os mecanismos de produção de sentido a partir do contexto e das ideologias (Freire, 2021), este trabalho analisa trechos de dois manuais de roteiro de cinema, na tentativa de compreender como o discurso dos textos se articula com os conceitos de opacidade e transparência. Conclui-se que há uma afinidade entre o ensino da escrita de roteiros e o discurso da transparência, privilegiando uma relação imediata entre o espectador e o filme, em detrimento de uma formação que reflita criticamente sobre a opacidade da imagem