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A representação étnico-racial do segmento social negro: livros didáticos de história

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Data

2010

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Enquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa ―cotidiano escolar‖. O presente trabalho tem como tema de estudo a representação étnicoracial do segmento social negro nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, adotados pela rede pública de ensino do Paraná, Brasil. O objetivo da pesquisa foi perceber a relevância dos textos e imagens dos livros disponíveis e em uso na escola escolhida para o estudo de caso. As teorias apresentadas mostram que as imagens presentes em livros didáticos de História são fundamentais para explicar e reforçar a nossa relação com o mundo visual e conseqüentemente para o desenvolvimento intelectual das crianças em situação de aprendizagem. Pretende-se situar as políticas de ações afirmativas de contexto educativo como a lei 10639/003, como um importante elemento de estudo, discussão e reflexão que, por sua vez, corrobora com as tentativas de rompimento dos processos de exclusão no interior da escola, através da hierarquização dos saberes escolares e da valorização de determinadas culturas em detrimento de outras. Buscou-se refletir sobre o papel da escola e a função social da escolarização dos sujeitos, objetivando a reflexão acerca da proposição política e quais princípios a fundamentam. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo de textos e imagens das coleções escolhidas pela SEED do Paraná e professores da unidade escolar no ano de 2007. Com esta pesquisa, pode-se perceber que os livros didáticos não devem ser vistos como referência única ao professor de História no seu trabalho: deve ser objeto de crítica e reflexão, de professores e alunos que são seus principais consumidores. Para análise dos dados foram aplicados questionários a estudantes e professores da instituição.


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