Repositório Institucional da UNISO
 

A representação étnico-racial do segmento social negro: livros didáticos de história

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Enquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa "cotidiano escolar". O presente trabalho tem como tema de estudo a representação étnicoracial do segmento social negro nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, adotados pela rede pública de ensino do Paraná, Brasil. O objetivo da pesquisa foi perceber a relevância dos textos e imagens dos livros disponíveis e em uso na escola escolhida para o estudo de caso. As teorias apresentadas mostram que as imagens presentes em livros didáticos de História são fundamentais para explicar e reforçar a nossa relação com o mundo visual e conseqüentemente para o desenvolvimento intelectual das crianças em situação de aprendizagem. Pretende-se situar as políticas de ações afirmativas de contexto educativo como a lei 10639/003, como um importante elemento de estudo, discussão e reflexão que, por sua vez, corrobora com as tentativas de rompimento dos processos de exclusão no interior da escola, através da hierarquização dos saberes escolares e da valorização de determinadas culturas em detrimento de outras. Buscou-se refletir sobre o papel da escola e a função social da escolarização dos sujeitos, objetivando a reflexão acerca da proposição política e quais princípios a fundamentam. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo de textos e imagens das coleções escolhidas pela SEED do Paraná e professores da unidade escolar no ano de 2007. Com esta pesquisa, pode-se perceber que os livros didáticos não devem ser vistos como referência única ao professor de História no seu trabalho: deve ser objeto de crítica e reflexão, de professores e alunos que são seus principais consumidores. Para análise dos dados foram aplicados questionários a estudantes e professores da instituição.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item