Benefícios da terapia em grupo nos desvios fonológicos em crianças típicas: revisão de literatura
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Resumo / Abstract
Introdução: Os desvios fonológicos são alterações que ocorrem, principalmente em crianças típicas, no período da aquisição de fala com predominância de dificuldades na produção de sons da fala, embora suas estruturas fonoarticulatórias e neurológicas estejam íntegras. Devido a alta procura da comunidade aos serviços de atendimentos fonoaudiológicos e a otimização dos serviços de saúde oferecidos, verifica-se a necessidade da realização da terapia em grupo como estratégia para esta demanda. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico acerca da terapia em grupo com crianças que apresentam desvios fonológicos. Metodologia: Foi realizada a pesquisa em três bancos de dados (Science Direct, Scielo e PubMed). Foram utilizadas como estratégias de pesquisa os artigos disponíveis na íntegra e em língua portuguesa, que tinham como público-alvo crianças de 6 anos a 12 anos com desenvolvimento típico e publicados no intervalo de 10 anos (2013 a 2023). As palavras-chaves utilizadas foram "terapia em grupo"; "troca fonológica", "atraso na fala" e “crianças típicas”. Resultados: Foram encontradas 33 pesquisas sobre o tema e, eliminadas as que não correspondiam aos critérios de inclusão, sendo selecionadas seis publicações que se encaixavam na pesquisa. Conclusão: Houve predominância da abordagem sóciointeracionista como base da terapia em grupo. Além de trazer benefício fonoaudiológico ao paciente e diminuir a demanda da lista de espera, esta abordagem propõe a oportunidade entre as crianças, de interação, relacionamento, troca de experiências, formação de vínculos, formação de laços sociais, aumento de autonomia e aumento do potencial criativo, sendo esta uma alternativa efetiva para a otimização dos serviços em Fonoaudiologia