Educação financeira como política pública no brasil: do processo histórico ao levantamento das ações práticas na educação superior
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Resumo / Abstract
A educação financeira, na maioria das vezes, vincula-se a investimentos, poupança e reservas financeiras, chamando atenção apenas daqueles que possuem dinheiro sobrando, quando na realidade o tema associa-se a problemas graves da sociedade, incide na vida cotidiana, no planejamento familiar e no exercício pleno da cidadania, sendo capaz de transformar a qualidade de vida através da mobilidade social e do bem-estar da população. A urgência de educar-se financeiramente emerge em meio a digitalização do cotidiano e a facilidade de acesso a produtos e serviços financeiros cada vez mais complexos. Com esse foco, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e governos no mundo todo têm concentrado esforços nesse tema, com o propósito de formar cidadãos conscientes do impacto de suas ações como agente financeiro individual na sociedade global, por meio da educação. Nesse contexto, o objetivo geral desta dissertação é compreender como a Educação Financeira se tornou política pública no Brasil, até chegar às ações práticas com foco no ensino superior. Para alcançar esse objetivo, perfaz-se os conceitos de educação, política pública e educação financeira, além do contexto histórico, desde o momento da implantação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), bem como os resultados após dez anos de trabalho sobre o tema. Por fim, quanto à metodologia, é feito um levantamento bibliográfico dos trabalhos científicos publicados e disponibilizados nas plataformas Portal de Periódicos da Capes, Scielo e Google Acadêmico, no período compreendido entre 2011 e 2021, que abordam a educação financeira como política pública no contexto da educação superior. Como resultado, percebe-se que os estudantes da educação superior têm ficado à margem das políticas públicas sobre o tema e as Universidades têm atuado de forma tímida como disseminadoras do letramento financeiro e produção de conhecimento científico, por meio de publicações acadêmicas que podem contribuir para o aprimoramento e expansão do alcance da ENEF.