A produção de sentidos de representações verbovisuais do futebol em livros para crianças
Ano da Resenha
Tipo de documento
Data
Curso
Título da obra resenhada
Autor(es)
Assunto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Resumo / Abstract
Este trabalho tem como tema o futebol enquanto traço identitário da cultura brasileira, promotor de integração social e disseminador de paixões. A faceta “ídolo-herói” torna este esporte um terreno fértil para a produção de mitos e ritos significativos para asociedade, sobretudo para as crianças. Dado o interesse em verificar a construção dofutebol no universo infantil, tomamos como corpus livros para crianças e a pergunta que se delineia é: como o potencial de sentidos de representações visuais cria um processo comunicacional que traz à tona o futebol? Decorre dessa indagação o objetivo geral de verificar a maneira como esses sentidos são urdidos e, como objetivos específicos, a) contextualizar o futebol nos seus aspectos históricos, culturais e míticos; b) apresentar a imagem, linguagem que compõe a natureza híbrida do livro infantil, sob diferentes pontos de vista: antropológico, comunicacional e c) o aspecto semântico advindo da relação entre texto e imagem nas suas facetas que variam da redundância à informatividade. O método de análise das linguagens visual e verbal presentes no livro infantil está alicerçado na semiótica peirceana, cujo desvelar das camadas de sentido abriga aspectos simbólicos amparados na teoria analítica junguiana. Como resultados, a imagem do jogador de futebol que se depreende das análises da relação palavra e imagem marcada, sobretudo pela complementaridade, revela-se na figura do herói, investido de sentimento de brasilidade, mas eivada de estereótipos, entre os quais o universo machista desponta e se sobrepõe. A relevância deste trabalho está na proposição de reflexões sobre a produção de sentidos de representações visuais/verbais do futebol para a infância, via livros infantis.