Revalidação de conteúdo de instrumento de tempo de tela na infância
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Resumo / Abstract
Introdução: O uso de mídias digitais na infância tem se tornado cada vez mais comum, levantando preocupações sobre os impactos no desenvolvimento infantil, especialmente em áreas de comunicação e habilidades sociais, sendo o fonoaudiólogo um profissional essencial no acompanhamento destas demandas. Objetivo: Realizar a revalidação de conteúdo do instrumento “Tempo de Uso de Tela na Infância” (TUT). Métodos: Foi realizado um processo de revalidação de conteúdo do instrumento TUT que continha 24 questões (nove na primeira parte e 15 na segunda parte), a partir da avaliação de cinco juízes com experiência em desenvolvimento infantil e elaboração de instrumentos estruturados. A partir de um roteiro de avaliação, diferentes quesitos relacionados a clareza, coesão, itens de preenchimento, formas de resposta, adequação ao público-alvo e aspecto estético foram analisados. O cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi utilizado para avaliar a concordância entre os juízes. Os dados foram analisados quantitativamente (frequência absoluta e porcentagem simples) e qualitativamente (análise de conteúdo). A partir da concordância encontrada entre os juízes para cada uma das questões do roteiro de avaliação, foram realizadas adequações no formato e na forma do instrumento. Resultados: Dentre as juízas, a maioria eram fonoaudiólogas (80%), graduadas entre 2003 e 2020, com titulação de mestre (60%) e doutora (40%), sendo que todas (100%) tinham experiência em atendimento clínico infantil. Os resultados indicaram valores de IVC de 1.0 (100%) em todos os quesitos avaliados. Foram propostas inclusões de novas questões (seis ao total) e nas formas de resposta (inclusão da opção “às vezes”), acatadas pelos pesquisadores. Após a validação, o instrumento conta com 30 questões (09 na primeira parte e 21 na segunda parte). Conclusão: O TUT apresentou resultados positivos em sua revalidação de conteúdo, indicando ser um instrumento válido para a verificação do tempo de uso de tela na infância, podendo ser utilizado por profissionais que atuam na área do desenvolvimento infantil.