Repositório Institucional da UNISO
 

O desenvolvimento e a aprendizagem da língua inglesa por meio do brincar: uma perspectiva sócio-histórico-cultural no ensino fundamental II

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Tipo de documento

Artigo / TCC

Curso

Letras: Português/Inglês

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este artigo científico explora a compreensão da teoria sócio-histórico-cultural de Lev Vygotsky (1934) no desenvolvimento e na aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental II, com foco no brincar e suas regras. O objetivo geral é entender como as atividades do brincar e suas regras podem promover o desenvolvimento e a aprendizagem (Vygotsky, 1934), além de potencializar o processo criativo, compartilhando emoções e produzindo sentidos (Moran & John Steiner, 2003 apud Vendramini Zanella 2013, p. 39). Nesse processo, os alunos podem vir a desenvolver habilidades sociais, como a construção de sentidos com o outro. Com base em Vygotsky (1934), em Liberali (2009), e em VendraminiZanella e Delboni (2019, 2020, 2022), este trabalho estuda o brincar inserido em práticas educacionais. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o brincar, quando mediado por regras, contribuem para a aprendizagem da Língua Inglesa ao promover a interação social e o uso criativo da linguagem em um ambiente colaborativo.


Citação