Dificuldades de aprendizagem e avaliação neuropsicológica : estratégias pedagógicas baseadas em Reuven Feuerstein
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa1 teve como tema a Avaliação Neuropsicológica (ANP) e sua relação direta com a prática docente no contexto escolar. Sua premissa é que a ANP poderia ser uma ferramenta essencial para a aprendizagem e que seria necessário que ela tivesse como foco os aspectos individuais do estudante e sua vivência escolar (processo de aprendizagem, dificuldades, entre outros). A pesquisa está inserida na linha de Cotidiano Escolar, Práticas Educativas, Formação de Professores; integra o projeto sendo gestada e desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação-GPESTI; e associada ao Projeto sobre desenvolvimento profissional dos professores da Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores RIDEP. Nela foram abordadas: as contribuições esperadas de uma ANP; como as dificuldades de aprendizagem são discutidas e encaminhadas; e as possibilidades de potencializá-la. A pergunta que orientou a condução da pesquisa foi: como é possível aprimorar a ANP no sentido de favorecer a definição de estratégias pedagógicas adequadas às dificuldades dos estudantes? Para responder a essa questão central, o objetivo geral era: desenvolver diretrizes para a elaboração de estratégias pedagógicas baseadas na ANP, com foco nas dificuldades de aprendizagem. Os objetivos específicos foram: identificar as dificuldades de aprendizagem destacadas em ANP; descrever o encaminhamento dado para a equipe pedagógica em relação aos aspectos que contribuem para a aprendizagem; e avaliar o conteúdo das orientações quanto à adequação da prática pedagógica visando dirimir as dificuldades dos estudantes avaliados. Para tanto, a pesquisa envolveu uma análise documental de laudos de ANP realizados por psicólogos especialistas na área, e foi complementada por uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa fundamentou-se em referenciais teóricos da Pedagogia, Neuropsicologia e Psicologia, utilizando autores como Charlot, Luria, Patto, Souza e Paín, entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a análise entre processos de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e práticas pedagógicas. O estudo, com abordagem qualitativa, aborda questões de aprendizagem, desenvolvimento da Neuropsicologia e também explora a proposta de intervenção de Reuven Feuerstein, que enfatiza a importância da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) e do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) no desenvolvimento cognitivo. Entre os resultados finais, destaca-se a necessidade de maior integração entre neuropsicólogos e docentes, visto que a falta de diretrizes claras para a atuação dos professores, dificulta intervenções eficazes no contexto educacional. Além disso, as ANPs, como estão estruturadas, pouco auxiliam os professores na aplicação de estratégias para superar dificuldades de aprendizagem. Para serem mais efetivas, as intervenções pedagógicas precisam considerar aspectos neuropsicológicos, comportamentais e sociais dos estudantes, promovendo uma mediação intencional e reflexiva no ensino. A relevância desta pesquisa está em, por um lado, sinalizar a falta de diretrizes claras e aplicáveis na atuação dos psicólogos escolares, apontando uma lacuna nas orientações emitidas pelos órgãos reguladores da Psicologia. Por outro lado, traz a contribuição dos estudos de Reuven Feuerstein para o contexto educacional em relação as ANP.