Repositório Institucional da UNISO
 

As questões da condição pós-moderna e a formação do terapeuta ocupacional: o caso da Universidade de Sorocaba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho reflete sobre a formação do terapeuta ocupacional na condição pós- moderna. Segundo a Resolução CNE/CEs no.6/2002 das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional é necessário garantir ao aluno aspectos direcionados a crítica, a reflexão e a consciência do papel do terapeuta ocupacional enquanto agente facilitador, transformador e integrador junto à comunidades e agrupamentos sociais. Assim, esta pesquisa, com abordagem qualitativa, visa verificar se o curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba contribui para a formação de profissionais cientes da realidade humana na condição pós-moderna. Em diversas disciplinas do curso ocorreram vivências com alunos. Estas serviram de instrumento para analisar como os alunos percebem os temas tratados, além de mobiliza-los para reflexão e crítica, assim escavando nas relações escolares a construção do conhecimento. Os resultados indicam: vantagens quanto ao uso de vivências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem; tensão entre a formação do aluno com base na racionalidade cognitivo instrumental caracterizada pela informação da técnica e a formação com ênfase nas racionalidades estético-expressiva e moral-prática; ênfase dos alunos na importância da crítica, do uso da ética e da necessidade em dar continuidade ao processo de formação profissional na condição pós-moderna.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item