Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 20 de 38
- Artigo / TCCUso de beclometasona para tratamento de asma: uma revisão literária(2025) Paula, Dayanne Esteves deA asma é uma doença respiratória inflamatória crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente crianças. Seu controle efetivo depende de intervenções terapêuticas, sendo os corticosteroides inalatórios, como a beclometasona, amplamente utilizados para reduzir a inflamação brônquica e prevenir crises. Este estudo visa realizar uma revisão bibliográfica com o objetivo de avaliar a eficácia clínica, segurança e adesão ao uso da beclometasona. Foram analisados artigos das bases MEDLINE, PubMed e SciELO, com foco em estudos clínicos que abordaram a função pulmonar, o controle dos sintomas e os efeitos adversos do medicamento em diferentes contextos clínicos e populações. Os resultados apontam que a beclometasona apresenta boa eficácia clínica, com melhora significativa na função pulmonar e redução dos sintomas da asma. Seu uso contínuo promove a modulação da resposta inflamatória e exige acompanhamento devido ao risco de supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Conclui-se que a beclometasona é eficaz no controle da asma, principalmente quando associada a broncodilatadores, desde que observadas boas práticas de administração para minimizar efeitos colaterais.
- Artigo / TCCA transdisciplinaridade no tratamento da ansiedade e a proposta de uma nova abordagem terapêutica no ocidente: uma revisão narrativa(2025) Vizu, Yolanda Maria WanderleiO presente trabalho, de caráter narrativo, examina o transtorno de ansiedade sob a perspectiva da Abordagem Transdisciplinar, integrando conhecimentos provenientes da Medicina Tradicional Chinesa e da Psicossomática, visando propor um complemento a abordagem terapêutica ocidental. A metodologia adotada foi de caráter exploratório e não sistemático, fundamentada na relevância e disponibilidade dos materiais, incluindo livros, artigos e dissertações em português e inglês. Diante da escassez de publicações diretamente relacionadas ao tema, a seleção das fontes seguiu critérios flexíveis. O estudo ressalta a necessidade de complementar as abordagens convencionais para o transtorno de ansiedade com uma perspectiva integrativa, considerando os aspectos biopsicossociais e subjetivos do indivíduo. Propõe-se um modelo transdisciplinar que integra a Medicina Tradicional Chinesa e a Psicossomática como estratégia complementar aos tratamentos convencionais, visando reduzir riscos de efeitos adversos. Ao analisar distintas perspectivas médicas sobre a ansiedade, conclui-se que apesar da abordagem transdisciplinar demonstrar eficiência terapêutica, a escassez de estudos tornam-se necessários estudos mais aprofundados para validar, na prática, os benefícios da abordagem transdisciplinar e da integração de múltiplos saberes no manejo da ansiedade.
- Artigo / TCCO uso do ultrassom na aplicação de preenchedores faciais: uma ferramenta para maior precisão e abordagem segura de intercorrências: uma revisão literária(2025) Lima, Yorrana PereiraA aplicação de preenchedores faciais representa um dos procedimentos minimamente invasivos mais procurados na atualidade, porém há riscos associados a serem observados, tais como a necrose tecidual e a embolização vascular. Nesse contexto, o uso do ultrassom surge como uma alternativa eficaz para aumentar a segurança e precisão desses procedimentos. Sob esse prisma, esta revisão narrativa abordou sobre a literatura tangente ao uso da ultrassonografia para a aplicação de preenchedores, destacando a sua importância no que concerne à prevenção e manejo de complicações. Foram analisados oito artigos científicos selecionados por meio da busca realizada nas bases de dados PubMed e SciELO, utilizando descritores relacionados à ultrassonografia e preenchimento facial. Os resultados indicam que o ultrassom permite identificar claramente as estruturas anatômicas, bem como guiar aplicações seguras e realizar intervenções rápidas em complicações. Portanto, ao final, demonstra-se que a utilização do ultrassom otimiza resultados estéticos e reduz riscos.
- Artigo / TCCO uso de biorreatores na produção de terapias avançadas: cultura de células-tronco para aplicação em medicina regenerativa: uma revisão literária(2025) Mola, Giovani GranadoA medicina regenerativa utiliza células-tronco para restaurar tecidos danificados, com biorreatores sendo essenciais para a produção em larga escala, superando limitações de culturas convencionais em escalabilidade e padronização. Por meio de revisão bibliográfica, avaliaram-se biorreatores de perfusão, dinâmicos, rotatórios e de microfluídica, focando em diferenciação celular, escalabilidade e integração com biomateriais. Resultados mostram que biorreatores de perfusão promovem diferenciação osteogênica, aumentando a matriz óssea, enquanto os dinâmicos, como os de fluxo pulsátil, favorecem a maturação de cardiomiócitos derivados de iPSCs, simulando condições fisiológicas. Biorreatores rotatórios expandem condrócitos em scaffolds 3D, preservando colágeno e proteoglicanos para reparo de cartilagem, e sistemas automatizados otimizam hepatócitos. A integração com hidrogéis direciona a diferenciação neural, e os de microfluídica aceleram a regeneração óssea. Contudo, desafios como homogeneidade em construtos maiores, zonas de hipóxia, custos de automação e ajustes de forças mecânicas persistem. A simulação de microambientes tumorais reforça seu potencial em terapias personalizadas. Conclui-se que os biorreatores revolucionam a engenharia de tecidos, oferecendo controle preciso e escalabilidade, mas a vascularização eficiente e a superação de barreiras técnicas são cruciais para aplicações clínicas. Este estudo tem como objetivo destacar o impacto dos biorreatores na medicina regenerativa e a necessidade de avanços para enfrentar os desafios remanescentes.
- Artigo / TCCNanopartículas como entrega de terapias anticancerígenas: uma revisão sistematizada(2025) Paris, Beatriz Almeida; Lopes, Emily Sanchetta; Silva, Maysa Fernandes daDiante do crescente desenvolvimento de resistência tumoral aos tratamentos convencionais, as nanopartículas emergem como alternativas promissoras, por oferecerem maior eficácia terapêutica e menor toxicidade sistêmica. O objetivo desta pesquisa é analisar os principais tipos de nanopartículas empregados nesse contexto, com ênfase em sua eficácia, funcionalidades e limitações. Para isso, foi realizada uma revisão sistematizada na base de dados PubMed, abrangendo estudos dos últimos 10 anos. Foram selecionados artigos experimentais (in vitro e in vivo) sobre o uso de nanopartículas na terapia do câncer. Foram aboradadas diversas nanoparticulas, como lipossomas, polimericas e de albumina, e sua capacidade de encapsular agentes quimioterápicos, incluindo o paclitaxel. A análise dos estudos evidenciou que tais sistemas podem apresentar alta eficiência de encapsulamento e controle da liberação dos fármacos. Conclui-se que as nanopartículas representam uma estratégia inovadora e com grande potencial na oncologia, contribuindo para a melhoria da penetração, retenção e ação citotóxica dos quimioterápicos, com resultados promissores para futuras aplicações clínicas.
- Artigo / TCCEvolução da resistência bacteriana a antibióticos: revisão narrativa sobre o mecanismo de ação da Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC)(2025) Moraes, AnandaOs antibióticos fizeram uma grande evolução na medicina, porém, a disseminação do uso muitas vezes inadequado, ocasionaram o surgimento da resistência de algumas bactérias a diversos tipos de fármacos. A longa permanência em ambientes hospitalares aumenta a vulnerabilidade de pacientes em contrair uma infecção grave. Um dos micro-organismos de maior incidência nesse tipo de infecção, principalmente em UTI’s e em pacientes que são submetidos a procedimentos invasivos, é a Klebsiella pneumoniae, essa bactéria é um bacilo Gram-negativo fermentador de lactose, integrante da família Enterobacteriaceae. A K. pneumoniae é uma bactéria capaz de produzir enzimas que hidrolisam os antibióticos, essa enzima β-lactamase é nomeada como K. pneumoniae cabapenemase, a resistência aos antimicrobianos tem sido compreendida como um grande problema para saúde pública. O objetivo do presente estudo foi apresentar por meio de uma revisão de literatura tradicional as considerações levantadas a respeito da evolução da resistência bacteriana aos antibióticos e o mecanismo de ação da Klebsiella pneumoniae cabapenemase (KPC), este trabalho irá mostrar como os antibióticos agem nas bactérias, a incidência de KPC em infecções hospitalares e os métodos microbiológicos para sua identificação. Foram utilizados para essa revisão 4 livros e 25 artigos científicos no período de 2009 a 2019, foi citado algumas pesquisas realizadas pelos autores dos artigos utilizados sobre epidemiologia e incidência da KPC em hospitais. Portanto, esta revisão, irá possibilitar uma melhor compreensão da resistência bacteriana, fazendo com que a gravidade desta seja entendida e tratada como algo de extrema importância na sociedade.
- Artigo / TCCCorrelação entre padrões histológicos de melanoma e prognóstico clínico: uma revisão sistematizada(2025) Mota, Matheus Lucas D’avilaO câncer é uma doença complexa caracterizada pelo crescimento descontrolado de células anormais, podendo afetar diferentes tecidos e órgãos do corpo humano. Há diferentes tipos de câncer de pele, cada um com características e gravidade distintas. Os três principais são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistematizada sobre a correlação entre os padrões histológicos dos diferentes subtipos de melanoma cutâneo e o prognóstico clínico dos pacientes. A pesquisa foi conduzida na base de dados MEDLINE via PubMed, abrangendo artigos publicados entre 2020 e 2025. Os resultados evidenciam que o melanoma extensivo superficial e o lentigo maligno estão associados a melhores taxas de sobrevida, enquanto o melanoma nodular e o lentiginoso-acral apresentam piores desfechos clínicos, especialmente em estágios avançados. Entre os principais fatores prognósticos, destacam-se a espessura tumoral, a ulceração, a taxa mitótica e o status do linfonodo sentinela. Recomenda-se ampliar os estudos com populações diversas e focar em estratégias clínicas para diagnóstico precoce e tratamento individualizado dos diferentes subtipos histológicos do melanoma cutâneo.
- Artigo / TCCUtilização de inteligência artificial como ferramenta para diagnósticos com imagens de esfregaço sanguíneo periférico: uma revisão narrativa(2024) Salgado, João Felipe Almeida; Wijtenko, Igor Daniel; Rosa Neto, Miguel HenriqueApesar de testes imunológicos, citogenéticos e moleculares estarem em constante desenvolvimento, a análise morfológica do sangue periférico através do esfregaço sanguíneo é um elemento essencial para o diagnóstico de patologias. Com este método convencional de diagnóstico, é possível identificar diferentes variações patológicas de hemácias, leucócitos, plaquetas e demais estruturas presentes no sangue, através da microscopia óptica. Tendo em mente os desafios que o biomédico tem em sua rotina, esse estudo tem como objetivo utilizar recursos atualizados e que favoreçam a dinâmica da atividade laboral. Como aliado, a inteligência artificial, mostrouse um facilitador da rotina do biomédico em termos de análise e liberação de exames.
- Artigo / TCCUso do cigarro eletrônico relacionado ao câncer de pulmão: uma revisão narrativa(2024) Gonçalves, Julia Manao; Rosa, Nathalia Cristina BelezeO uso de cigarros eletrônicos tem crescido significativamente, levantando preocupações sobre sua relação com o câncer de pulmão. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre o impacto do uso de cigarros eletrônicos no desenvolvimento dessa neoplasia. A metodologia incluiu a busca por artigos publicados entre 2010 e 2024 nas bases de dados PubMed, Scielo e Embase, utilizando os descritores “Lung cancer” e “Electronic Cigarette”. Foram analisados 25 artigos, dos quais 12 atenderam aos critérios de inclusão, focando na relação entre o uso de cigarros eletrônicos e o câncer de pulmão. Os resultados indicam que o tabagismo, incluindo o uso de cigarros eletrônicos, é um fator de risco significativo para o câncer de pulmão, com uma prevalência de 9,3% entre adultos no Brasil, sendo maior entre homens (10,2%) do que entre mulheres (7,2%). A pesquisa destaca a necessidade de mais estudos para entender os efeitos a longo prazo do uso de cigarros eletrônicos na saúde pulmonar. Conclui-se que, embora o uso de cigarros eletrônicos seja uma alternativa ao tabagismo convencional, sua segurança e impacto na saúde ainda são incertos, exigindo atenção das autoridades de saúde pública e mais pesquisas para esclarecer os riscos associados.
- Artigo / TCCUso de nanopartículas para o tratamento de placas de ateroma: uma revisão integrativa(2024) Nunes, Ana Bárbara; Lomovtov, Gabriela CuffariEste trabalho apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o uso de nanopartículas no tratamento de placas de ateroma, com foco na aterosclerose, uma condição inflamatória crônica que afeta as artérias e é uma das principais causas de morbidade e mortalidade global. A pesquisa foi realizada entre março e agosto de 2024, utilizando bancos de dados públicos e descritores como "Nanoparticles", "Atheroma plaques", "Atherosclerosis" e "High-Density Lipoprotein". O objetivo principal foi investigar a viabilidade do tratamento da aterosclerose por meio da nanotecnologia. A análise incluiu a seleção de artigos publicados nos últimos dez anos, priorizando aqueles que abordavam diretamente a relação entre nanopartículas e placas de ateroma, excluindo publicações não revisadas por pares e com metodologias inadequadas. Os resultados indicam que as nanopartículas, especialmente as funcionalizadas, apresentam potencial promissor para o tratamento da aterosclerose, com estudos demonstrando eficácia e segurança em modelos experimentais. No entanto, as variações metodológicas entre os estudos limitam a comparação direta dos tratamentos, evidenciando a necessidade de mais pesquisas para padronizar abordagens e avaliar os efeitos a longo prazo. Este projeto contribui para a compreensão das intervenções inovadoras no tratamento da aterosclerose, ressaltando a importância da nanotecnologia como uma estratégia terapêutica emergente e eficaz, com implicações significativas para a saúde pública e o desenvolvimento de novas opções de tratamento.
- Artigo / TCCToxina botulínica para fins de rejuvenescimento: uma revisão narrativa(2024) Zachi, Bianca MarquesO uso da toxina botulínica tem se tornado bastante comum e também tem sido alvo de estudos acadêmicos, com o objetivo de desmistificar sua aplicação apenas em procedimentos estéticos. Além disso, investiga-se seu potencial de contribuir para a melhora da autoestima dos pacientes. Este estudo busca explorar o que é a toxina botulínica, como ela atua no organismo, avaliar se seu uso é seguro, compreender como é feita a aplicação e identificar possíveis riscos associados. A pesquisa foi realizada através de uma revisão da literatura, reunindo autores que discutem o uso da toxina botulínica, com intuito de orientar a construção deste trabalho. Por fim, concluiu-se que a aplicação da toxina botulínica é segura, desde que realizada corretamente por um profissional qualificado, em clínicas devidamente certificadas, evitando assim potenciais riscos à saúde e à estética dos pacientes.
- Artigo / TCCToxina botulínica na biomedicina estética proporcionando saúde, beleza e bem-estar: uma revisão narrativa(2024) Lima, Emili Ferreira deA toxina botulínica tipo A, originada da bactéria Clostridium botulinum, é amplamente utilizada na biomedicina estética para tratar rugas e outras condições, promovendo saúde e bem-estar. O objetivo dessa revisão é destacar a toxina botulínica desde o seu conceito até as condições que a mesma promove desde a saúde até a beleza dos pacientes. A revisão narrativa destaca as marcas aprovadas pela ANVISA, incluindo composição, indicações, contraindicações e cuidados necessários para o armazenamento adequado. Por fim, concluímos a revisão narrativa descrevendo que o seu uso é legalmente permitido para biomédicos, trazendo benefícios estéticos e terapêuticos quando aplicado de forma adequada. Esse procedimento assegura resultados eficazes e seguros, destacando a importância de profissionais capacitados para uma aplicação que considere os riscos e benefícios envolvidos.
- Artigo / TCCTécnica da imagem para o combate ao narcotráfico internacional: uma revisão integrativa(2024) Santos, Beatriz Pavanato dos; Jones, KarineO artigo investiga o uso de técnicas de imagem para o combate ao tráfico de drogas por body packing. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura em bases como PubMed e SciELO, com foco em publicações dos últimos 10 anos sobre o tema. Foram selecionados cinco estudos, indicando que a tomografia computadorizada de baixa dose é o método mais eficaz para detectar drogas no corpo. O estudo destaca os desafios impostos pelas novas técnicas de ocultação e a importância de radiologistas especializados na interpretação dos exames. Conclui-se que as técnicas de imagenologia são fundamentais para a detecção eficiente de drogas no corpo, especialmente diante das estratégias sofisticadas de ocultação. A colaboração entre radiologistas experientes e médicos é crucial para garantir diagnósticos rápidos e precisos, contribuindo para o combate ao tráfico internacional de drogas e para a preservação da saúde dos envolvidos.
- Artigo / TCCSubstâncias tóxicas presentes nos dispositivos eletrônicos de fumar utilizados no Brasil: uma revisão narrativa(2024) Vedovelli, Nicolli; Lara, StellaOs Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), ou Cigarros Eletrônicos (CE), são dispositivos que funcionam por vaporização em vez de combustão. Criados em 2003 por um farmacêutico chinês e lançados nos EUA em 2007 como uma alternativa para ajudar a parar de fumar, foram inicialmente considerados menos prejudiciais à saúde. Contudo, em 2009, a ANVISA proibiu sua comercialização e publicidade devido à falta de evidências sobre sua segurança e eficácia na redução do tabagismo. Os cigarros eletrônicos contêm propilenoglicol (PG) e glicerina vegetal (VG) e gerando aldeídos, como formaldeído e acetaldeído, em quantidades variáveis, influenciadas por fatores como a mistura dos componentes e a potência do dispositivo. Diante das incertezas sobre os impactos à saúde, o Brasil regulamentou, em 2009, a proibição da venda e importação desses produtos até que sua segurança e eficácia sejam comprovadas. Este estudo sobre a toxicidade dos CE inclui a identificação de substâncias químicas e tóxicas presentes neles, comparando sua toxicidade com a dos cigarros convencionais e analisando a nicotina. Apesar das regulamentações, não é possível afirmar com certeza se os cigarros eletrônicos são mais seguros do que os tradicionais, devido à falta de transparência dos fabricantes sobre a composição química e os subprodutos gerados durante o uso.
- Artigo / TCCRevolução genética: explorando os avanços da terapia gênica com destaque para a tecnologia CRISPR: uma revisão narrativa(2024) Navarro, Izabella Marchioni; Minitti, Julia PaesA terapia gênica é um campo promissor da medicina que busca corrigir ou substituir genes defeituosos para tratar doenças graves e hereditárias. O objetivo do presente trabalho é abordar e discutir a terapia gênica, com ênfase em seus desafios éticos, além de explorar os avanços técnicos e metodológicos dessa área, que oferece novas alternativas para condições complexas e muitas vezes incuráveis, como certos tipos de câncer, doenças hepáticas e problemas cardiovasculares. Nos últimos anos, a tecnologia CRISPR-Cas9 destacou-se como uma ferramenta essencial na edição do genoma, devido à sua precisão e eficiência superiores em comparação com métodos anteriores, como meganucleases, ZFNs e TALENs. O uso de CRISPR-Cas9 tem possibilitado avanços importantes na pesquisa e no desenvolvimento de terapias gênicas, mostrando resultados promissores em modelos pré-clínicos e até em alguns ensaios clínicos iniciais. No entanto, há desafios técnicos, como a entrega segura e precisa dos genes corrigidos, além de questões éticas, como o impacto das modificações genéticas a longo prazo, que ainda precisam ser resolvidos. Em resumo, a terapia gênica, especialmente com o uso do CRISPR-Cas9, representa uma esperança real para a medicina moderna, com o potencial de transformar o tratamento de diversas doenças e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, embora exija cautela e avanços adicionais.
- Artigo / TCCRevisão sobre o impacto da droga Krokodil no organismo: mecanismo de ação e consequências para a saúde física e mental(2024) Martins, Ana Paula; Moura, Kamille Victoria RodriguesA Krokodil é uma droga sintética derivada da desomorfina, que se destaca pelo seu elevado potencial viciante e pelos efeitos devastadores que provoca no organismo humano. Sua fabricação clandestina resulta em graves consequências para a saúde, incluindo necrose tecidual, trombose e falência múltipla de órgãos, além de transtornos mentais, como psicose, alucinações e delírios. A revisão apresentada neste trabalho reforça a urgência de intervenções por parte das autoridades de saúde pública, com foco em programas de prevenção, tratamento especializado e políticas que abordem a vulnerabilidade das populações mais afetadas.
- Artigo / TCCPráticas de cuidados de saúde sexual na comunidade LGBTQIA+: uma revisão literária(2024) Beserra, Ana Beatriz de Oliveira; Oikawa, Juliana TatsumiEste trabalho tem como objetivo realizar uma revisão literária sobre as práticas de cuidados de saúde sexual na comunidade LGBTQIA+, destacando os principais desafios e oportunidades para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento prestado a essa população. A pesquisa foi realizada utilizando a estratégia PICO, abrangendo artigos publicados entre 2019 e 2024, que abordam a saúde sexual da comunidade LGBTQIA+. Os resultados apontam para a necessidade urgente de capacitação contínua dos profissionais de saúde, desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e criação de práticas baseadas em evidências que respeitem a diversidade sexual e de gênero. Embora algumas iniciativas, como a profilaxia pré-exposição (PrEP), tenham demonstrado avanços, a discriminação e o estigma ainda representam grandes barreiras. Para futuros estudos, é crucial que mais pesquisas com amostras representativas e instrumentos validados sejam realizadas, além da implementação de políticas de saúde que garantam equidade no atendimento.
- Artigo / TCCPacientes HIV positivos coinfectados com leishmaniose visceral: resposta imunológica e principais manifestações clínicas: uma revisão bibliográfica(2024) Moreira, Eduarda LuizaO HIV é um vírus sexualmente transmissível que deteriora as células do sistema imunológico, enfraquecendo sua efetividade, abrindo espaço para a infecção de doenças oportunistas e causando a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Já a Leishmaniose é uma doença causada pela presença dos parasitas Leishmania no organismo, transmitida pela fêmea do mosquito Flebotomíneo em áreas rurais ou vegetações, fragilizando o sistema imunológico e causando variações crônicas em vísceras e pele. A coinfecção de HIV e Leishmania resulta em resposta imunológica comprometida, devido à depleção do sistema imune pelo HIV, deixando o corpo vulnerável à multiplicação do parasita. A apoptose de células imunológicas e aumento de citocinas inflamatórias comprometem o controle dos patógenos, causando progressão do HIV para a AIDS e possíveis recidivas mesmo após tratamento. Os homens são os mais afetados pela coinfecção, apresentando sintomas como esplenomegalia, hepatomegalia, febre, fraqueza e perda de peso. A maioria dos afetados são pardos, entre 20 e 49 anos, com evolução clínica positiva, mas com uma taxa de mortalidade de 16,6%, alta em comparação com outras coinfecções com o HIV.
- Artigo / TCCOs desafios no diagnóstico e tratamento de pacientes portadores da síndrome de Behçet(2024) Albuquerque, Isabel Pereira de; Leite, Mariana de AlmeidaA Síndrome de Behçet é uma doença autoimune e crônica caracterizada por vasculite, causando inflamação dos vasos sanguíneos de diversos calibres. Embora considerada rara, suas manifestações mais comuns incluem uveíte, úlceras genitais, e lesões cutâneas, podendo evoluir para complicações graves, como acometimento neurológico, aneurismas, trombose venosa profunda, pericardite e envolvimento pulmonar. A doença afeta predominantemente pessoas entre 20 e 40 anos, mas pode se manifestar em outras faixas etárias. Este estudo tem como objetivo reunir informações atuais e relevantes sobre a síndrome por meio de uma revisão narrativa da literatura, além de apresentar um estudo de caso clínico de um paciente em fase de tratamento e remissão.O diagnóstico precoce pode ser desafiador devido à variabilidade dos sintomas, que são frequentemente confundidos com outras doenças autoimunes. Testes clínicos, como o HLA-B51, auxiliam no diagnóstico, mas ele é confirmado principalmente com base nos sinais clínicos do paciente. Apesar de seu caráter complexo, o manejo adequado da doença, geralmente por meio de anti-inflamatórios e imunossupressores, pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Este estudo também reforça a importância da multiprofissionalidade no tratamento, destacando que o conhecimento adequado sobre a doença e a conscientização da população podem reduzir diagnósticos tardios e complicações graves.
- Artigo / TCCO uso irracional de suplementos vitamínicos influenciado pelas mídias sociais: hipervitaminose D(2024) Sanches, Lívia Maria Marson PerezO artigo aborda os riscos do uso indiscriminado de suplementos alimentares, especialmente vitaminas, influenciada pelo consumo excessivo e pela pressão das mídias sociais, que promovem padrões estéticos inalcançáveis. O foco principal é a hipervitaminose D, que pode causar sérios problemas de saúde, como hipercalcemia e complicações neurológicas, gastrointestinais, cardiovasculares e renais. Essa revisão bibliográfica tem como objetivo o alerta para o uso indiscriminado de suplementos, muitas vezes sem supervisão profissional, e a falta de conscientização sobre seus efeitos adversos, enfatizando a importância de um consumo responsável e orientado por profissionais de saúde qualificados.