Repositório Institucional da UNISO
 

Linguaguem corporal: formas negociadas contra agressões do meio

Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Estudo sobre o corpo que interfere nas instituições escolares. A pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares analisando a linguagem corporal como estratégia de negociação com a violência em escolas das redes municipal e estadual de educação de Sorocaba. Os pressupostos foram construídos durante minha prática docente em Educação Física e buscam aliar o equilíbrio do trabalho corpóreo com a melhoria da qualidade de vida. Yoga, a prática desportiva, o esporte, a caminhada e os exercícios físicos mostraram-se alternativas concretas que permitem decifrar, interpretar e construir ações negociadas com as agressões escolares. A abordagem interdisciplinar permitiu romper com o saber-fazer, inaugurando o saber-ser como pesquisadora. O uso da quadra esportiva continua sendo examinado. Reúne concentração importante de pessoas e deve ser ocupada com atividades da linguagem corporal. O recorte teórico metodológico invade o cerco epistemológico sobre disciplina, indisciplina, interdisciplina e poderes centrados na produção de saberes a partir de Foucault, Bourdieu, Fazenda, Guimarães e outros. Medina, Weil, Feuerstein foram importantes no entendimento, respectivamente, na visão una do homem, a comunicação por intermédio da linguagem do corpo e as questões sobre Yoga. Resultados preliminares apontam para a contextualidade do “corpo” interferindo no aparecimento das violências nas instituições escolares sorocabana. No conjunto das ações de produção de conhecimento e da intervenção concreta, a yoga está em destaque. Representa uma atividade física que provoca a adaptação do organismo às necessidades da vida, um movimento de dentro para fora da pessoa que a pratica. Constrói equilíbrios entre Razão e Emoção dos agressores contra o corpus da escola.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item