Repositório Institucional da UNISO
 

Viagem ao fundo da terra à procura da escola pública

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa “História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, aborda as relações entre Educação Escolar e Movimentos Sociais e foca o movimento organizado por moradores do Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” na década de 1990, em torno da reconstrução da quadra esportiva da Escola Estadual “Antônio Vieira Campos”. O campo investigativo deste tema circunscreve-se ao contexto de crescimento das políticas neoliberais, cujo ideário se estabelece por volta de 1990, norteando o processo de normalização e regulação das políticas públicas do Brasil e, por extensão, das diretrizes pertinentes à educação escolar. O problema pesquisado nesta dissertação visa investigar se o movimento social conduzido por pais, alunos, professores, funcionários e sindicalistas, a partir do ano de 1995, em prol das reformas do prédio escolar, da Escola Estadual “Antônio Vieira Campos” teria relação com a defesa da escola pública, universal e gratuita. Objetiva-se discernir as relações entre movimento social e escola pública resgatando a trajetória histórica da referida unidade escolar. Tratase de apreender a historicidade de um contexto “micro” e local em suas múltiplas mediações por meio: (1) da análise do campo teórico que examina os movimentos sociais e sua categorização; (2) do desenvolvimento econômico do município de Sorocaba na década de 90 do século passado com ênfase na criação do espaço urbano que contextualiza esta pesquisa; (3) da imprensa concebida como fonte documental de pesquisa historiográfica e (4) da entrevista de moradores e participantes do movimento organizado na perspectiva de construção da escola Estadual “Antônio Vieira Campos”, até chegar à queda da quadra esportiva. Constatou-se que os esforços e a organização daqueles que usufruíam da escola localizada no Conjunto Habitacional foram fundamentais para a materialização de um espaço adequado à prática da educação escolar. Sendo assim concluo que no interior das classes populares a escola pública é valorizada e defendida.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item