Viagem ao fundo da terra à procura da escola pública
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Resumo / Abstract
Este trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa “História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, aborda as relações entre Educação Escolar e Movimentos Sociais e foca o movimento organizado por moradores do Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” na década de 1990, em torno da reconstrução da quadra esportiva da Escola Estadual “Antônio Vieira Campos”. O campo investigativo deste tema circunscreve-se ao contexto de crescimento das políticas neoliberais, cujo ideário se estabelece por volta de 1990, norteando o processo de normalização e regulação das políticas públicas do Brasil e, por extensão, das diretrizes pertinentes à educação escolar. O problema pesquisado nesta dissertação visa investigar se o movimento social conduzido por pais, alunos, professores, funcionários e sindicalistas, a partir do ano de 1995, em prol das reformas do prédio escolar, da Escola Estadual “Antônio Vieira Campos” teria relação com a defesa da escola pública, universal e gratuita. Objetiva-se discernir as relações entre movimento social e escola pública resgatando a trajetória histórica da referida unidade escolar. Tratase de apreender a historicidade de um contexto “micro” e local em suas múltiplas mediações por meio: (1) da análise do campo teórico que examina os movimentos sociais e sua categorização; (2) do desenvolvimento econômico do município de Sorocaba na década de 90 do século passado com ênfase na criação do espaço urbano que contextualiza esta pesquisa; (3) da imprensa concebida como fonte documental de pesquisa historiográfica e (4) da entrevista de moradores e participantes do movimento organizado na perspectiva de construção da escola Estadual “Antônio Vieira Campos”, até chegar à queda da quadra esportiva. Constatou-se que os esforços e a organização daqueles que usufruíam da escola localizada no Conjunto Habitacional foram fundamentais para a materialização de um espaço adequado à prática da educação escolar. Sendo assim concluo que no interior das classes populares a escola pública é valorizada e defendida.