A força do lugar: a geografia escolar no fortalecimento da resistência e da esperança dos homens lentos na cidade contemporânea
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Resumo / Abstract
Esta dissertação de mestrado, realizada na linha de pesquisa cotidiano escolar, estuda a contribuição da geografia escolar no fortalecimento da resistência e da esperança de homens lentos na cidade contemporânea. Toma como universo de pesquisa o bairro Ana Paula Eleotério, conhecido como Habiteto, localizado na zona norte da cidade de Sorocaba/SP, tendo como objetivos centrais pensar a força do lugar, o espaço como construção e condição do existir humano e o papel da geografia escolar no desvendamento da produção e apropriação do espaço sob a égide do capitalismo hodierno. A base das referências teóricas são os geógrafos Milton Santos; David Harvey; e Rafael Straforini, enriquecidas pelo pensar de Istevan Mézaros; Newton Duarte e Maria Lucia de Amorim Soares que aparecem embasando as questões educacionais. Feito o levantamento teórico para o entendimento do contexto do capitalismo globalizado e suas novas tramas espaciais, a dissertação apresenta questões relativas às ações do poder local na cidade de Sorocaba e a reprodução da lógica perversa da globalização. Utilizando o mapa turístico (2004), elaborado pelo governo municipal, que tem como chamada "Sorocaba: para sentir-se em casa siga o mapa", verifica com os alunos da E.E. Wanda Daher, localizada no Habiteto, que o bairro não consta no mapa, logo o bairro, a escola, os alunos, as famílias, etc... não existem para poder local, lembrando, entretanto, o dizer da poetisa Adélia Prado que o mapa é a certeza que o lugar existe. Conclui que a geografia escolar, enquanto um seguimento específico da educação, pode contribuir a partir do desvendamento do lugar de existência, para o fortalecimento da resistência e esperança dos homens lentos na cidade contemporânea. E a partir do concreto pensando que se pode inferir que os bairros periféricos são quase lugares, mas de repente tão bonitos.