Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação e imagem: as multifaces de Madonna enquanto manifestação do contemporâneo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta dissertação tem como objeto as imagens produzidas pela popstar Madonna. A artista pode ser considerada uma imagem em processo contínuo de construção, altamente ambígua, polissêmica, volátil, efêmera, transitória e em sintonia com os valores contemporâneos, sobretudo no que diz respeito às metamorfoses da sua aparência e às características que reforçam o ideário do sujeito pós-moderno. Nosso propósito é investigar quais valores da contemporaneidade contribuem para a construção da imagem do fenômeno midiático Madonna. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre a sociologia e os conceitos de comunicação e cultura para contextualizar o impacto dessas imagens. A vitalidade do palpável que Madonna reflete na aparência, nos jogos do corpo, na ambiguidade e na intertextualidade de sua expressão como artista, evoca sinais de uma sociedade como a preconizada por Michel Maffesoli, mesclada por contornos arcaicos e novos, delineados por valores latentes que anunciam as relações que envolvem o sujeito contemporâneo, dentre elas o tribalismo, a magia e a ecologia. A partir de análises das imagens de Madonna, buscamos verificar a presença desses valores que tecem a condição pós-moderna. Lançamos mão do instrumental semiótico peirciano para tentar resgatar o potencial significativo das imagens selecionadas. A abordagem percorrerá o caminho por três olhares que balizam essa análise: o contemplativo, que captura qualidades; o observacional, que apreende aspectos existenciais e o generalizante, que abarca o simbólico.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item