Comunicação e imagem: as multifaces de Madonna enquanto manifestação do contemporâneo
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Resumo / Abstract
Esta dissertação tem como objeto as imagens produzidas pela popstar Madonna. A artista pode ser considerada uma imagem em processo contínuo de construção, altamente ambígua, polissêmica, volátil, efêmera, transitória e em sintonia com os valores contemporâneos, sobretudo no que diz respeito às metamorfoses da sua aparência e às características que reforçam o ideário do sujeito pós-moderno. Nosso propósito é investigar quais valores da contemporaneidade contribuem para a construção da imagem do fenômeno midiático Madonna. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre a sociologia e os conceitos de comunicação e cultura para contextualizar o impacto dessas imagens. A vitalidade do palpável que Madonna reflete na aparência, nos jogos do corpo, na ambiguidade e na intertextualidade de sua expressão como artista, evoca sinais de uma sociedade como a preconizada por Michel Maffesoli, mesclada por contornos arcaicos e novos, delineados por valores latentes que anunciam as relações que envolvem o sujeito contemporâneo, dentre elas o tribalismo, a magia e a ecologia. A partir de análises das imagens de Madonna, buscamos verificar a presença desses valores que tecem a condição pós-moderna. Lançamos mão do instrumental semiótico peirciano para tentar resgatar o potencial significativo das imagens selecionadas. A abordagem percorrerá o caminho por três olhares que balizam essa análise: o contemplativo, que captura qualidades; o observacional, que apreende aspectos existenciais e o generalizante, que abarca o simbólico.