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Cálculo e acaso: o Google, a comunicação e a cultura em caleidoscópio

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Data

2011

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Dissertação

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Resumo / Abstract

O caleidoscópio tornou-se conhecido popularmente como um brinquedo. O Google, como um site de pesquisa. Ambos possuem estruturas diferentes, mas foram criados, inicialmente, para fins científicos. Nosso objetivo foi analisá-los, comparativamente, e verificar se existem outras relações possíveis. Através dos conceitos de subjetividade, objetividade, sensibilidade, experiência, questionamo-nos se o Google e o caleidoscópio podem ser percebidos como acontecimentos da comunicação e cultura, bem como se suas produções podem ou não afetar outras mídias, o corpo, o tempo, o espaço ou a percepção de todos esses aspectos. Como ícones de multiplicidade e movimento, acreditamos que ambos se explicam metalinguisticamente; então, perguntamo-nos se o Google pode ser percebido como um grande caleidoscópio digital, cujos produtos e serviços seriam como as peças de um caleidoscópio. Por conta desses inúmeros serviços, produtos e programas que o Google disponibiliza ao público, questionamo-nos também se o indivíduo, ao se utilizar do Google, vivencia uma “experiência caleidoscópica” e isso, como consequência, afeta a nossa cultura. Nossa dissertação apresenta-se em quatro capítulos que pretendem responder aos questionamentos acima, entre outros possíveis, sob o olhar da Comunicação e Cultura, seguindo as bases teóricas de Vilém Flusser (2007) e Iuri Lotman (1978), respectivamente. Nossa metodologia utilizou-se de pesquisas bibliográficas e através da análise metalingüística, utilizamo-nos dos próprios objetos para explicarem a si próprios e também para identificarmos seus aspectos convergentes. Assim como a proposta do caleidoscópio - de ser composto com peças variadas - e do Google - de apresentar várias informações – o texto foi estruturado de forma que o leitor não necessite lê-lo linearmente, escolhendo por quais capítulos deseja iniciar sua leitura.


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