Formação na descontinuidade: um estudo sobre a formação continuada de professores em Araçoiaba da Serra/SP
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Resumo / Abstract
Em tempos modernos líquidos, de excessivas informações e descontinuidades no modo de vida humana, a fabricação de uma incessante “continuidade” na formação do professor tem sido um mote das políticas públicas na Educação das últimas décadas. Diante desse contexto, essa dissertação tem como tema a formação continuada de professores nas escolas públicas. O objetivo principal foi entender como o professor percebe e configura a sua formação continuada. Para tanto, este estudo utilizou o referencial teórico de autores como Zigmunt Bauman, em sua trajetória intelectual sobre o contemporâneo e mundo líquido, Michel Foucault e Gilles Deleuze, para entender os dispositivos da biopolítica instalados no discurso da formação continuada, assumidos pelo professor como um discurso ideológico. Realizou-se uma pesquisa com cinquenta e seis professores da Rede Municipal de Araçoiaba da Serra, os quais responderam a um questionário sobre sua trajetória formativa bem como de suas concepções sobre formação continuada. As análises das respostas coletadas apontam para concepções semelhantes sobre formação continuada, as palavras conhecimento e aperfeiçoamento foram as mais citadas como forma de identificar tal formação, contraditoriamente também ocorreram respostas que identificaram como ilusão, desinteresse, ou falta de conteúdo, percebe-se uma introjeção do discurso liberal das políticas de formação por parte do professor, que ora desafia e questiona essa formação, e ora assume como algo inerente e importante para suas práticas docentes.